Candidatura do PT em Cariacica está em risco
Célia Tavares diz ter aval da legenda nacionalmente, mas partidos de sua federação são a favor do apoio à reeleição do prefeito Euclério Sampaio
Escute essa reportagem
A pré-candidatura à prefeitura de Cariacica da professora Célia Tavares (PT) está enfrentando turbulências internas. Isso porque o nome da professora enfrenta resistências do PCdoB e do PV, que integram a Federação Brasil da Esperança com o PT.
A resistência ao nome de Célia já vinha sido manifestada pelos diretórios municipais do PV e do PCdoB. Os presidentes Cesar Lucas e Nelson Baby, respectivamente, chegaram até a assinar, na última semana, um manifesto para manter o nome de Heliomar Novais (PV) como alternativa da federação na disputa à prefeitura.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
O PCdoB também chegou a cogitar lançar o nome do ex-secretário de saúde Nésio Fernandes, mas o mesmo transferiu seu domicílio eleitoral para Vitória e chegou até mesmo a declarar apoio à reeleição do prefeito Euclério Sampaio (MDB), um desejo compartilhado por correntes dos dois partidos.
Tanto Cesar Lucas quanto Nelson Baby foram procurados para repercutir a informação, mas não se manifestaram até o fechamento da matéria.
Questionada pela reportagem sobre a situação, Célia informou que “está firme e forte” em sua pré-campanha e que estava cumprindo agenda nos bairros Santana e Bela Aurora, e optou por não abordar os conflitos internos da federação.
Além disso, a assessoria da ex-secretária municipal de Educação chegou a acrescentar, em nota enviada à reportagem, que a candidatura de Célia à prefeitura de Cariacica teria o aval da Cúpula Nacional do PT.
Nos bastidores, fala-se que esse movimento visa garantir que o PT tenha competição com o PL no município, estratégia que estaria sendo adotada na maior parte dos municípios com maiores colégios eleitorais em cada estado.
Além de Célia e Euclério Sampaio, o único pré-candidato até o momento no município é o pastor Ivan Bastos (PL). O atual prefeito oficializou sua candidatura à reeleição no último domingo (21) em evento na casa de shows Matrix Music Hall, que contou com a presença de pelo menos 6 mil pessoas. Ao todo, o prefeito já têm o apoio oficial de outros 14 partidos para a disputa, inclusive do PSB do governador Renato Casagrande, que chegou a enviar vídeo ao evento do último domingo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários