Arnaldinho Borgo: "Tratamento de esgoto em toda residência em 3 anos"
Disputando a reeleição, ele frisou projetos para acabar com esgoto a céu aberto. E criticou polarização: “Não faz política pública avançar”
Escute essa reportagem
Universalizar o esgotamento sanitário de Vila Velha e ampliar o número de escolas e unidades de saúde. Essas são algumas das propostas do prefeito de Vila Velha e candidato à reeleição Arnaldinho Borgo (Podemos).
O candidato participou na quarta-feira (28) da sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são realizadas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta-feira, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
Depois de Arnaldinho, nesta quinta-feira (29) será a vez do candidato Coronel Alexandre Ramalho (PL). Será um candidato por dia até 24 de setembro. Confira abaixo trechos da entrevista realizada na quarta-feira com o candidato do Podemos:
A Tribuna - Quais são as duas áreas prioritárias que o senhor pretende focar em um eventual novo mandato?
Arnaldinho Borgo - "A saúde. Quando assumi a prefeitura, a situação estava muito ruim. Tínhamos uma quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS) menor do que Viana, que tem uma população cinco vezes menor do que a nossa.
Hoje, estamos construindo 10 novas UBS, sendo que seis já foram inauguradas e quatro serão até o fim do ano."
O município é um dos primeiros no ranking de vítimas fatais no trânsito. O que pretende fazer para tornar o trânsito da cidade mais seguro?
"A Guarda de Trânsito atua ostensivamente para conscientizar motoristas. Temos uma das maiores frotas do Estado, e estamos licitando radares para fazer com que a população respeite a velocidade máxima."
Dados do Ministério das Cidades apontam que a população sem esgotamento sanitário em Vila Velha é de 41%. Se reeleito, como tentará reduzir isso?
"Já estamos diminuindo. Estamos ampliando duas estações de tratamento de esgoto, com o objetivo de acabar com os esgotos a céu aberto na cidade. Em quatro anos não dá para resolver o que a cidade esperou 20 anos para ser feito.
Em dezembro, essas estações serão inauguradas e, em até três anos, teremos a universalização do esgotamento sanitário, ou seja, todas as residências serão ligadas à rede."
O senhor sancionou um projeto aprovado na Câmara que instituiu o Dia do Homem, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Qual a importância do Dia do Homem? Por que decidiu sancionar o projeto?
"Tem de perguntar ao vereador que fez o projeto. Tem de saber dele, e não do prefeito. Em Vila Velha, assim como em qualquer outra cidade, há dias comemorativos para diversas situações. Esse é só mais um que o vereador achou importante fazer. E, como não há inconstitucionalidade, o município publicou por rito automático. Foi uma fatalidade ter ocorrido no dia 8, o que não era para acontecer."
Vila Velha está em primeiro lugar em homicídios dolosos entre 2021 e julho de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Como reduzir isso?
"A segurança pública é uma questão do Estado, mas o município tem feito investimentos na Guarda Municipal. Fizemos concurso para ter mais 65 guardas.
Só que segurança pública não se faz só com guarda e polícia. Se faz com investimentos e presença da prefeitura nas comunidades. Fizemos e estamos fazendo novos campos de futebol e praças, que permitem que as crianças tenham lazer e esporte, saindo das ruas.
Também ampliamos a rede de ensino, com 16 novas escolas, e damos às crianças todo o suporte necessário para ficarem nas salas."
Para o senhor, o dia 8 de Janeiro de 2023, em Brasília, foi protesto ou ataque?
"A polarização não faz as políticas públicas avançarem. Quando ando pelas ruas, as pessoas querem saber do plano de governo, o que farei para melhorar a cidade e a vida delas. Não bato na porta das pessoas perguntando se é de esquerda ou de direita antes de pavimentar rua. Eu só vou lá e faço, porque é necessário ser feito. Polarização só é importante para quem polariza."
E qual a sua opinião sobre voto impresso e sobre a liberação da maconha?
"Sou a favor do voto, seja digital ou impresso. O importante é que a democracia exista, e que a população possa participar do processo. Sou contra a liberação das drogas."
O senhor tem 36 obras em andamento. Qual a mais destacável?
"A de macrodrenagem. É um investimento em parceria com o governo estadual para minimizar ou acabar com alagamentos. Inauguramos cinco estações que vão levar a água para o mar. Faltam outras quatro. Fizemos galerias, canalização de canais... Só não vê transformação quem não conhece a cidade."
Cronograma de entrevistas
Vila Velha
Segunda-feira (26): João Babá (PT)
Terça-feira (27): Nícolas Trancho (Psol)
Quarta-feira (28): Arnaldinho Borgo (Podemos)
Quinta-feira (29): Coronel Ramalho (PL)
Sexta-feira (30): Maurício Gorza (PSDB)
Segunda-feira (02): Gabriel Ruy (Mobiliza)
Serra
03 de setembro: Roberto Carlos (PT)
04 de setembro: Weverson Meireles (PDT)
05 de setembro: Antônio Bungenstab (PRTB)
06 de setembro: Wylson Zon (Novo)
09 de setembro: Pablo Muribeca (Republicanos)
10 de setembro: Audifax Barcelos (PP)
11 de setembro: Igor Elson (PL)
Cariacica
12 de setembro: Euclério Sampaio (MDB)
13 de Setembro: Ivan Bastos (PL)
14 de Setembro: Célia Tavares (PT).
Vitória
17 de Setembro: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
18 de setembro: João Coser (PT)
19 de setembro: Camila Valadão (Psol)
20 de setembro: Capitão Assumção (PL)
23 de setembro: Lorenzo Pazolini (Republicanos)
24 de setembro: Du (Avante).
Regras
O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador. Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.
As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como saúde, educação, segurança pública e emprego.
As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.
Além de responder às questões propostas pelos entrevistador, o candidato será indagado por jornalistas da Rede Tribuna, que poderão interromper e solicitar novas informações durante a resposta.
Não há ordem específica de temas escolhidos. Os convidados terão liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato, assim como o entrevistador.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários