X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Arnaldinho Borgo: "Tratamento de esgoto em toda residência em 3 anos"

Disputando a reeleição, ele frisou projetos para acabar com esgoto a céu aberto. E criticou polarização: “Não faz política pública avançar”


Imagem ilustrativa da imagem Arnaldinho Borgo: "Tratamento de esgoto em toda residência em 3 anos"
Arnaldinho Borgo declarou que “em 4 anos não dá para resolver o que a cidade esperou 20 para ser feito” |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Universalizar o esgotamento sanitário de Vila Velha e ampliar o número de escolas e unidades de saúde. Essas são algumas das propostas do prefeito de Vila Velha e candidato à reeleição Arnaldinho Borgo (Podemos).

O candidato participou na quarta-feira (28) da sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são realizadas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta-feira, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição.

Leia mais sobre Eleições 2024: ES

Depois de Arnaldinho, nesta quinta-feira (29) será a vez do candidato Coronel Alexandre Ramalho (PL). Será um candidato por dia até 24 de setembro. Confira abaixo trechos da entrevista realizada na quarta-feira com o candidato do Podemos:

A Tribuna - Quais são as duas áreas prioritárias que o senhor pretende focar em um eventual novo mandato?

Arnaldinho Borgo - "A saúde. Quando assumi a prefeitura, a situação estava muito ruim. Tínhamos uma quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS) menor do que Viana, que tem uma população cinco vezes menor do que a nossa.

Hoje, estamos construindo 10 novas UBS, sendo que seis já foram inauguradas e quatro serão até o fim do ano."

O município é um dos primeiros no ranking de vítimas fatais no trânsito. O que pretende fazer para tornar o trânsito da cidade mais seguro?

"A Guarda de Trânsito atua ostensivamente para conscientizar motoristas. Temos uma das maiores frotas do Estado, e estamos licitando radares para fazer com que a população respeite a velocidade máxima."

Dados do Ministério das Cidades apontam que a população sem esgotamento sanitário em Vila Velha é de 41%. Se reeleito, como tentará reduzir isso?

"Já estamos diminuindo. Estamos ampliando duas estações de tratamento de esgoto, com o objetivo de acabar com os esgotos a céu aberto na cidade. Em quatro anos não dá para resolver o que a cidade esperou 20 anos para ser feito.

Em dezembro, essas estações serão inauguradas e, em até três anos, teremos a universalização do esgotamento sanitário, ou seja, todas as residências serão ligadas à rede."

O senhor sancionou um projeto aprovado na Câmara que instituiu o Dia do Homem, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Qual a importância do Dia do Homem? Por que decidiu sancionar o projeto?

"Tem de perguntar ao vereador que fez o projeto. Tem de saber dele, e não do prefeito. Em Vila Velha, assim como em qualquer outra cidade, há dias comemorativos para diversas situações. Esse é só mais um que o vereador achou importante fazer. E, como não há inconstitucionalidade, o município publicou por rito automático. Foi uma fatalidade ter ocorrido no dia 8, o que não era para acontecer."

Vila Velha está em primeiro lugar em homicídios dolosos entre 2021 e julho de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Como reduzir isso?

"A segurança pública é uma questão do Estado, mas o município tem feito investimentos na Guarda Municipal. Fizemos concurso para ter mais 65 guardas.

Só que segurança pública não se faz só com guarda e polícia. Se faz com investimentos e presença da prefeitura nas comunidades. Fizemos e estamos fazendo novos campos de futebol e praças, que permitem que as crianças tenham lazer e esporte, saindo das ruas.

Também ampliamos a rede de ensino, com 16 novas escolas, e damos às crianças todo o suporte necessário para ficarem nas salas."

Para o senhor, o dia 8 de Janeiro de 2023, em Brasília, foi protesto ou ataque?

"A polarização não faz as políticas públicas avançarem. Quando ando pelas ruas, as pessoas querem saber do plano de governo, o que farei para melhorar a cidade e a vida delas. Não bato na porta das pessoas perguntando se é de esquerda ou de direita antes de pavimentar rua. Eu só vou lá e faço, porque é necessário ser feito. Polarização só é importante para quem polariza."

E qual a sua opinião sobre voto impresso e sobre a liberação da maconha?

"Sou a favor do voto, seja digital ou impresso. O importante é que a democracia exista, e que a população possa participar do processo. Sou contra a liberação das drogas."

O senhor tem 36 obras em andamento. Qual a mais destacável?

"A de macrodrenagem. É um investimento em parceria com o governo estadual para minimizar ou acabar com alagamentos. Inauguramos cinco estações que vão levar a água para o mar. Faltam outras quatro. Fizemos galerias, canalização de canais... Só não vê transformação quem não conhece a cidade."


Cronograma de entrevistas 

Vila Velha

Segunda-feira (26): João Babá (PT)

Terça-feira (27): Nícolas Trancho (Psol)

Quarta-feira (28): Arnaldinho Borgo (Podemos)

Quinta-feira (29): Coronel Ramalho (PL)

Sexta-feira (30): Maurício Gorza (PSDB)

Segunda-feira (02): Gabriel Ruy (Mobiliza)

Serra

03 de setembro: Roberto Carlos (PT)

04 de setembro: Weverson Meireles (PDT)

05 de setembro: Antônio Bungenstab (PRTB)

06 de setembro: Wylson Zon (Novo)

09 de setembro: Pablo Muribeca (Republicanos)

10 de setembro: Audifax Barcelos (PP)

11 de setembro: Igor Elson (PL)

Cariacica

12 de setembro: Euclério Sampaio (MDB)

13 de Setembro: Ivan Bastos (PL)

14 de Setembro: Célia Tavares (PT).

Vitória

17 de Setembro: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

18 de setembro: João Coser (PT)

19 de setembro: Camila Valadão (Psol)

20 de setembro: Capitão Assumção (PL)

23 de setembro: Lorenzo Pazolini (Republicanos)

24 de setembro: Du (Avante).

Regras

O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador. Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.

As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como saúde, educação, segurança pública e emprego.

As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.

Além de responder às questões propostas pelos entrevistador, o candidato será indagado por jornalistas da Rede Tribuna, que poderão interromper e solicitar novas informações durante a resposta.

Não há ordem específica de temas escolhidos. Os convidados terão liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato, assim como o entrevistador.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: