Vendedora acusa cliente de racismo em shopping de Vitória
Caso aconteceu na última sexta-feira (19), no momento de fechamento da loja de maquiagens
Uma vendedora afirma ter sofrido racismo de uma cliente durante o fim do expediente no Shopping Vitória. O caso aconteceu na última sexta-feira (19) no momento em que as funcionárias se preparavam para fechar uma loja de maquiagem.
De acordo com a vendedora, ela falou para uma colega de loja agilizar o atendimento a cliente por que precisavam fechar o estabelecimento. Foi nesse momento que a cliente ouviu e uma discussão entre as partes começou.
A vendedora, que estava com uma vassoura na mão, afirmou ter ouvido dessa cliente que ela servia para ser faxineira e não vendedora.
Foi neste momento que ela, uma mulher negra, se viu vítima de racismo e tentou chamar os seguranças mas, de acordo com ela, nada fizeram.
Em entrevista a TV Tribuna, a vendedora relatou o caso. "Ela falou que eu não iria fechar pois era amiga da dona da loja, que ela iria gravar tudo, que iria fazer de tudo para me demitir e que eu só iria fechar a loja na hora que ela quisesse", disse a vendedora.
A Polícia Civil informou que as partes compareceram a Delegacia Regional de Vitória e abriram um boletim de ocorrência cada.
O outro lado
A mulher acusada de racismo é uma administradora de 47 anos que nega as agressões. Ela afirmou que não falou sobre ser faxineira com a vendedora mas que disse ter chamado a colega de trabalho de bonita e que estaria te atendendo "numa boa".
A acusada ainda afirmou ter ouvido ameaças da vendedora.
Leia nota do Shopping Vitória
O Shopping Vitória repudia, de forma veemente, qualquer ato de racismo ou discriminação e reafirma seu compromisso com o respeito, a diversidade e a igualdade, mantendo uma política de tolerância zero a atitudes que violem a dignidade de qualquer pessoa.
Em relação ao episódio ocorrido no encerramento do expediente na noite de sexta-feira, 19 de dezembro, entre a vendedora de uma loja e clientes, informamos que nossa equipe buscou contato direto e pessoal com a colaboradora, na loja e por telefone, para oferecer acolhimento, suporte e garantir sua escuta prioritária.
Foi instaurado procedimento administrativo imediato para investigar as circunstâncias do episódio, incluindo a análise criteriosa das imagens e do funcionamento dos equipamentos de segurança.
O Shopping Vitória reforça o seu compromisso em manter um ambiente seguro, inclusivo e pautado pelo respeito aos direitos humanos. A gestão do empreendimento reafirma sua posição de combate a qualquer atitude discriminatória e continuará agindo com a diligência que a situação exige.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários