Polícia Militar vai usar farda com câmera que filma as ações
Governo do Estado estuda a implantação do sistema, que grava as ações dos policiais em tempo real, além de poder arquivar imagens
Escute essa reportagem
O governo do Estado estuda a implementação do uso de câmeras portáteis nas fardas dos policiais militares. O comandante da Polícia Militar do Estado, Douglas Caus, disse que a instalação do equipamento já está em estudo.
“Estamos em uma fase de amadurecimento. A aquisição dos equipamentos só será realizada após um estudo positivo para que haja a implementação do equipamento nas fardas da Polícia Militar”, destacou.
Normalmente, as câmeras são acopladas às fardas e gravam as ações dos policiais. As imagens podem ser transmitidas em tempo real para uma central de monitoramento, permitindo acompanhamento das atividades, além de serem armazenadas em nuvem.
“Os policiais militares já foram ao estado de São Paulo, que já tem um sistema de videomonitoramento consolidado nas fardas dos policiais. Minas Gerais está começando agora, e vamos lá também. É uma tecnologia nova, um procedimento novo, em que o Estado não pode errar, pois precisamos adequar a realidade dos policiais militares com os melhores equipamentos. Temos que comprar a melhor câmera e a melhor tecnologia avaliando o custo-benefício”.
O comandante ressalta que o uso das câmeras vai trazer a transparência nas ações da Polícia Militar durante os confrontos.
“Essa nova tecnologia instalada nas fardas dos policiais militares vai trazer mais transparência nas ações, inibindo a ação dos criminosos, pois a câmera vai estar filmando toda ação policial”, salientou o comandante.
Leia mais em:
Mais de 300 ladrões de carro se dão mal após flagra de câmeras no ES
Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas
Projetos semelhantes já existem em São Paulo e vêm sendo discutidos em vários estados brasileiros como uma ferramenta aliada na redução de mortes durante operações policiais.
“Essa nova tecnologia vai trazer mais efetividade, segurança e benefícios para os policiais militares, pois estará promovendo a segurança e a transparência para os militares e os cidadãos”, ressaltou o comandante.
Caus destaca ainda que o uso das câmeras no uniforme vai evitar a morte de policiais militares em serviço.
“A Polícia Militar vai continuar enfrentando os criminosos relacionados a homicídios. Acreditamos que, com o uso de câmeras nas fardas, vai haver redução de confronto direto com a polícia”, aponta o comandante.
SAIBA MAIS
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicado em outubro do ano passado, concluiu que o programa de câmeras nas fardas dos policiais fortalece o combate ao crime.
Houve queda no número de policiais mortos em serviço e de pessoas mortas em decorrência da ação policial.
Houve aumento no volume de notificações de ocorrências de baixo potencial ofensivo, como furtos, discussões, brigas, agressão e ameaça, mas não em ocorrências de roubos, homicídios, drogas e acidentes de trânsito.
Fonte: Fundação Getúlio Vargas e pesquisa A Tribuna.
Comentários