Mais de 300 ladrões de carro se dão mal após flagra de câmeras no ES
Além de assaltantes, receptadores também fazem parte dessas estatísticas. Sistema ajudou na recuperação de centenas de veículos
Escute essa reportagem
A tecnologia, aliada ao trabalho das forças de segurança, traz um resultado importante para o enfrentamento à criminalidade: mais de 300 ladrões e receptadores de carros se deram mal após serem flagrados por câmeras de videomonitoramento no Estado.
Somente o Cerco Inteligente do Estado, em pouco mais de quatro meses de operacionalidade da ferramenta, já recuperou 209 veículos com restrição de furto e roubo.
Nessas abordagens, 115 suspeitos foram detidos, segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.
“São dados importantes, que mostram um retorno do investimento feito pelo governo do Estado para melhoria da segurança da população capixaba. Quando falamos da recuperação de um veículo, não estamos falando somente de um bem particular recuperado, mas também de diversos impactos na criminalidade”, disse Ramalho.
O secretário acrescenta que muitos desses carros e motos roubados são usados para cometimento de outros crimes: abastecem mercados de desmonte, homicídios, tráfico de drogas e de armas.
“Aumentando o controle sob a circulação desses veículos, estamos dando uma resposta a quem foi vítima do roubo, mas também prevenindo outras situações”, avisou o secretário.
Um dos flagrantes do Cerco Inteligente do governo foi na última sexta-feira, em Santana, Cariacica.
Por volta das 15 horas, a Polícia Militar recuperou uma motocicleta Honda Pop 100 e o condutor foi encaminhado para a 4ª Delegacia Regional do município.
Na mesma data, por volta das 16h30, a PM abordou um veículo idêntico, Honda Pop 100, também roubado. Dois suspeitos foram conduzidos para a unidade de Polícia Civil.
Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas
Famílias pedem ajuda para encontrar 100 desaparecidos no ES
Por volta das 21h30, policiais militares patrulhavam a região da Grande Jacaraípe, na Serra, quando foram informados sobre um Fiat Argo que havia sido flagrado pela câmera instalada na região.
Após patrulhamento, eles encontraram o carro estacionado na praça de Feu Rosa, no município.
Os municípios, a exemplo de Vitória, Serra e Vila Velha, também contam com sistema de videomonitoramento que já ajudaram a recuperar mais de 560 veículos e a levar mais de 170 suspeitos à delegacia, em períodos distintos.
Ferramenta vai ser ampliada a partir deste ano
Avisando que estão fechando o cerco aos criminosos, o governo e municípios anunciaram que o sistema de videomonitoramento será ampliado a partir deste ano.
“Atualmente temos 658 câmeras já instaladas no Espírito Santo. Estamos em plena expansão do projeto e iremos chegar a cerca de 1.200 câmeras quando as instalações forem finalizadas”, disso o secretário da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho.
Na Serra, o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio, comemora os resultados e anuncia que o cerco eletrônico será ampliado.
Landa Marques, comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, diz que a Muralha Eletrônica tambem será ampliada. Ela falou ainda da integração entre o município e a capital para monitorar as entradas e saídas das duas cidades.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca que, até meados do ano, a capital vai contar com 200 câmeras. Hoje são 145.
“Carro foi recuperado em duas horas”
“Fui vítima da bandidagem no final do ano passado. Meu veículo, um HB20 ano 2014, foi recuperado em duas horas. O trabalho das forças de segurança com o apoio da tecnologia foi extraordinário”.
O relato é da advogada Patrícia Chagas, de 45 anos. Ela foi rendida por dois criminosos que estavam em uma moto. O assalto foi no dia 22 de novembro, às 5h30, em Vila Bethânia, Viana.
À reportagem, a advogada relembrou ontem o drama vivido ao ser rendida pelos dois bandidos.
A Tribuna – Como teve o seu carro roubado?
Patrícia Chagas – Estava indo para a academia e fui rendida por dois criminosos, em uma moto. Soube que eles tinham acabado de cometer um arrastão em um ponto de ônibus, perto do local onde eu fui rendida. Eles me renderam porque queriam um carro para fugir. Como diz o ditado popular: a ocasião faz o ladrão.
O que eles disseram?
Eles estavam bem nervosos e diziam: 'perdeu, perdeu, passa o carro, sai, vaza, vaza'. Só deu tempo de pegar o meu celular e carteira que estavam no banco e sair do carro.
Como descreve este momento?
Foram momentos de desespero. Eu não vi arma, mas mesmo assim o medo é grande. Eu iria renovar o seguro do meu carro naquele dia e não deu tempo.
O veículo foi avaliado em R$ 50 mil e ainda fiquei com um prejuízo de R$ 10 mil, pois o veículo foi recuperado duas horas depois. Eles furaram um cerco policial, foram perseguidos e se envolveram em um acidente em Cariacica-Sede.
O cerco foi importante?
Fundamental. O trabalho das forças de segurança com o apoio da tecnologia foi extraordinário. Na verdade, o cerco começou logo após o assalto. As primeiras imagens foram de uma câmera no ônibus e, as demais, do cerco de monitoramento das rodovias.
Eles foram presos?
Na ocasião não, mas foram monitorados pelo cerco e presos dias depois com outro carro roubado. O cerco, sem dúvida, nos dá mais segurança. Nós, vítimas, não podemos cruzar os braços. Devemos pedir ajuda da polícia mesmo, pois eles fazem um trabalho que merece aplausos.
NÚMEROS
Veículos furtados e roubados
7.656 veículos foram roubados ou furtados no ano passado no Estado. Em 2021, foram 7.832.
Flagrantes
Cerco Inteligente do Estado
Em pouco mais de quatro meses de operacionalidade da ferramenta do governo do Estado, 209 veículos foram recuperados.
115 suspeitos foram detidos.
Vitória
O cerco inteligente recuperou, no ano passado, 141 veículos.
163 suspeitos flagrados nesses veículos foram conduzidos para a delegacia.
Serra
O sistema de videomonitoramento Olho Vivo foi inaugurado em 27 de outubro de 2022 e em três meses de funcionamento apreendeu cerca de 23 veículos.
14 suspeitos foram conduzidos à delegacia de polícia.
Vila Velha
Conta com o sistema batizado de Muralha Eletrônica, que flagrou, somente no ano passado 404 veículos.
Ao todo, 729 suspeitos maiores e 97 menores foram conduzidos à delegacia, número que inclui quem roubou veículos, bem como quem foi flagrado por outros crimes.
Fonte: Estado e prefeituras citadas.
Comentários