X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas

Escolas investem em tecnologias avançadas para auxiliar no aprendizado, além de ampliarem a oferta de ensino integral


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas
Sacramento diz que haverá integração das câmeras das escolas com a Central de Videomonitoramento da Serra. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Enquanto os alunos aproveitam as férias, nas escolas das  redes pública e particular é hora de se preparar para a volta às aulas. Entre as novidades, há reforços na segurança, novas disciplinas e ampliação da oferta de ensino integral.

Em algumas redes, o investimento tem sido no sistema de videomonitoramento e até mesmo em botão do pânico. 

É o caso da Serra, por exemplo, que está instalando câmeras em 40 escolas da rede.

O coordenador de videomonitoramento Edson Sacramento revelou que cerca de 30% das unidades já tiveram as câmeras instaladas. Até o início do ano letivo, todas as 40 escolas devem ter câmeras  integradas à Central de Videomonitoramento do município.

As câmeras estarão instaladas em pontos estratégicos, principalmente visando a entrada das unidades. “Os equipamentos vão transmitir em tempo real as imagens à Central, que terá um operador observando a movimentação”.

Leia mais em:

Rotativo volta em Vila Velha mês que vem

Vila Velha promete alagamento zero

A subsecretária de Gestão Pedagógica interina da Serra, Giovana Nascimento, destacou que entre as novidades  pedagógicas para este ano está uma plataforma  gameficada para ajudar os alunos a aprenderem por meio de jogos. 

Ela salientou que a plataforma estará disponível para estudantes do 6 ao 9 ano. “A tecnologia traz uma linguagem mais próxima ao que  os estudantes costumam utilizar, auxiliando no aprendizado”.

Na rede estadual, o secretário  da Educação, Vitor de Angelo, anunciou  que será ampliada a oferta de escolas em tempo integral, além de ter a implantação do projeto Escola do Futuro. 

O projeto ainda está sendo formatado, mas prevê  escolas voltadas para uso sistêmico de tecnologia e espaços e infraestrutura diferenciados.  

A subsecretária da Guarda Municipal de Cariacica, Marly Nascimento, destacou a criação da Patrulha Escolar no município, que conta com  duas viaturas para rondas periódicas nas proximidades de escolas, além de visitas tranquilizadoras. A patrulha foi criada em agosto do ano passado, mas deve passar por nova capacitação em parceria com a Polícia Militar.

Leia mais em:

Tribunal de Contas aponta no Estado 248 obras paradas

Mais exames, consultas e novos leitos pelo SUS


NOVIDADES NA REDE PÚBLICA


Estado

Início das aulas: 2 de fevereiro.  

Segurança

O Estado está estruturando ações de reforço na segurança das escolas, de forma integrada com outras secretarias, como a de Segurança Pública. Entre as ações, deve ser discutido  reforço na Patrulha Escolar. 

Tempo integral

A rede estadual terá este ano mais  23 escolas  em tempo integral (totalizando 154  com a carga horária). 

Escola do futuro

Será iniciado este ano,  como piloto, o  projeto  Escola do Futuro. As instituições com esse “selo”  deverão seguir políticas voltadas para inovação, com uso de tecnologia em larga escala e  espaços diferenciados. O projeto está em fase de formatação. 

Aprendizado

O Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, com aulas de reforço no turno ou no contraturno de Português e Matemática, está sendo aprimorado.

Novos cursos

O Projeto iNova TEC está ofertando  cursos técnicos  concomitantes: Empreendedorismo, Mobilidade Urbana, Produção e Tecnologia, Investimentos, Redes Sociais e Ciências de Dados. Há cursos inéditos e as inscrições estão abertas  no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

Vitória

Início das aulas: 6 de fevereiro. 

Botão do Pânico e câmeras

A prefeitura adquiriu dispositivos de segurança preventiva (“botão do pânico”) para as 103 unidades de ensino e cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura.

Além disso,  repassou a  17 centros  de educação infantil e 18 escolas de ensino fundamental  valores para contratação de sistema de videomonitoramento. 

Tempo integral

A modalidade  será ampliada para 17 unidades (em 2022, eram dez), além de  oito em transição, com turmas de tempo integral e parcial.

Serra

Início das aulas:  6 de fevereiro.

Câmeras integradas

Estão sendo instaladas câmeras para o novo sistema de videomonitoramento nas escolas. Inicialmente, 40 unidades terão  equipamentos ligados   à Central de Videomonitoramento. Além disso, 40 botões do pânico  devem ser instalados.

Projetos

Outra novidade são os projetos transdisciplinares que tratam  temáticas de Educação Ambiental, Trânsito, Educação Empreendedora, Estratégia Steam e Valores Humanos. 

Jogos

O 6 ao 9 ano, os alunos terão acesso a uma plataforma gameficada,  com conteúdos que trazem  linguagem mais próxima a eles.

Cariacica

Início das aulas: 6 de fevereiro.

Patrulha e câmeras

A Patrulha Escolar da  Guarda Municipal foi criada com  duas viaturas para rondas periódicas nas  escolas. Além disso, serão destinados recursos para que  escolas possam reforçar o monitoramento eletrônico.

Robótica

Será ampliado o  Projeto de Robótica Educacional para 10 escolas de tempo regular localizadas  em territórios vulneráveis.

Também haverá investimento  em  tecnologia para as escolas de educação infantil, com a aquisição de Mesas Interativas Pedagógicas.

Tempo integral

Haverá Ampliação da oferta de tempo integral, com três novas escolas de ensino fundamental.

Vila Velha

Início das aulas: 6 de fevereiro. No dia 7 de fevereiro iniciam nas escolas de tempo integral.

Câmeras

Foi iniciada a  instalação de câmeras de videomonitoramento nas 110 escolas municipais, já implantadas em 70% das escolas.

Novas unidades

Serão inauguradas mais três unidades de ensino, sendo duas de tempo integral.

Computador

Em parceria com o governo do Estado, foram comprados  2.200 novos computadores para  laboratórios de informática das escolas e para o setor administrativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: