Novas disciplinas e reforço de segurança na volta às aulas
Escolas investem em tecnologias avançadas para auxiliar no aprendizado, além de ampliarem a oferta de ensino integral
Escute essa reportagem
Enquanto os alunos aproveitam as férias, nas escolas das redes pública e particular é hora de se preparar para a volta às aulas. Entre as novidades, há reforços na segurança, novas disciplinas e ampliação da oferta de ensino integral.
Em algumas redes, o investimento tem sido no sistema de videomonitoramento e até mesmo em botão do pânico.
É o caso da Serra, por exemplo, que está instalando câmeras em 40 escolas da rede.
O coordenador de videomonitoramento Edson Sacramento revelou que cerca de 30% das unidades já tiveram as câmeras instaladas. Até o início do ano letivo, todas as 40 escolas devem ter câmeras integradas à Central de Videomonitoramento do município.
As câmeras estarão instaladas em pontos estratégicos, principalmente visando a entrada das unidades. “Os equipamentos vão transmitir em tempo real as imagens à Central, que terá um operador observando a movimentação”.
Leia mais em:
Rotativo volta em Vila Velha mês que vem
Vila Velha promete alagamento zero
A subsecretária de Gestão Pedagógica interina da Serra, Giovana Nascimento, destacou que entre as novidades pedagógicas para este ano está uma plataforma gameficada para ajudar os alunos a aprenderem por meio de jogos.
Ela salientou que a plataforma estará disponível para estudantes do 6 ao 9 ano. “A tecnologia traz uma linguagem mais próxima ao que os estudantes costumam utilizar, auxiliando no aprendizado”.
Na rede estadual, o secretário da Educação, Vitor de Angelo, anunciou que será ampliada a oferta de escolas em tempo integral, além de ter a implantação do projeto Escola do Futuro.
O projeto ainda está sendo formatado, mas prevê escolas voltadas para uso sistêmico de tecnologia e espaços e infraestrutura diferenciados.
A subsecretária da Guarda Municipal de Cariacica, Marly Nascimento, destacou a criação da Patrulha Escolar no município, que conta com duas viaturas para rondas periódicas nas proximidades de escolas, além de visitas tranquilizadoras. A patrulha foi criada em agosto do ano passado, mas deve passar por nova capacitação em parceria com a Polícia Militar.
Leia mais em:
Tribunal de Contas aponta no Estado 248 obras paradas
Mais exames, consultas e novos leitos pelo SUS
NOVIDADES NA REDE PÚBLICA
Estado
Início das aulas: 2 de fevereiro.
Segurança
O Estado está estruturando ações de reforço na segurança das escolas, de forma integrada com outras secretarias, como a de Segurança Pública. Entre as ações, deve ser discutido reforço na Patrulha Escolar.
Tempo integral
A rede estadual terá este ano mais 23 escolas em tempo integral (totalizando 154 com a carga horária).
Escola do futuro
Será iniciado este ano, como piloto, o projeto Escola do Futuro. As instituições com esse “selo” deverão seguir políticas voltadas para inovação, com uso de tecnologia em larga escala e espaços diferenciados. O projeto está em fase de formatação.
Aprendizado
O Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, com aulas de reforço no turno ou no contraturno de Português e Matemática, está sendo aprimorado.
Novos cursos
O Projeto iNova TEC está ofertando cursos técnicos concomitantes: Empreendedorismo, Mobilidade Urbana, Produção e Tecnologia, Investimentos, Redes Sociais e Ciências de Dados. Há cursos inéditos e as inscrições estão abertas no site www.selecaoaluno.es.gov.br.
Vitória
Início das aulas: 6 de fevereiro.
Botão do Pânico e câmeras
A prefeitura adquiriu dispositivos de segurança preventiva (“botão do pânico”) para as 103 unidades de ensino e cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura.
Além disso, repassou a 17 centros de educação infantil e 18 escolas de ensino fundamental valores para contratação de sistema de videomonitoramento.
Tempo integral
A modalidade será ampliada para 17 unidades (em 2022, eram dez), além de oito em transição, com turmas de tempo integral e parcial.
Serra
Início das aulas: 6 de fevereiro.
Câmeras integradas
Estão sendo instaladas câmeras para o novo sistema de videomonitoramento nas escolas. Inicialmente, 40 unidades terão equipamentos ligados à Central de Videomonitoramento. Além disso, 40 botões do pânico devem ser instalados.
Projetos
Outra novidade são os projetos transdisciplinares que tratam temáticas de Educação Ambiental, Trânsito, Educação Empreendedora, Estratégia Steam e Valores Humanos.
Jogos
O 6 ao 9 ano, os alunos terão acesso a uma plataforma gameficada, com conteúdos que trazem linguagem mais próxima a eles.
Cariacica
Início das aulas: 6 de fevereiro.
Patrulha e câmeras
A Patrulha Escolar da Guarda Municipal foi criada com duas viaturas para rondas periódicas nas escolas. Além disso, serão destinados recursos para que escolas possam reforçar o monitoramento eletrônico.
Robótica
Será ampliado o Projeto de Robótica Educacional para 10 escolas de tempo regular localizadas em territórios vulneráveis.
Também haverá investimento em tecnologia para as escolas de educação infantil, com a aquisição de Mesas Interativas Pedagógicas.
Tempo integral
Haverá Ampliação da oferta de tempo integral, com três novas escolas de ensino fundamental.
Vila Velha
Início das aulas: 6 de fevereiro. No dia 7 de fevereiro iniciam nas escolas de tempo integral.
Câmeras
Foi iniciada a instalação de câmeras de videomonitoramento nas 110 escolas municipais, já implantadas em 70% das escolas.
Novas unidades
Serão inauguradas mais três unidades de ensino, sendo duas de tempo integral.
Computador
Em parceria com o governo do Estado, foram comprados 2.200 novos computadores para laboratórios de informática das escolas e para o setor administrativo.
Comentários