Polícia e EDP flagram furto de energia em irrigação de propriedade rural no ES
Em uma das bombas a fraude impedia o registro de cerca de dois terços da energia consumida

A Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, flagaram um furto de energia elétrica em uma propriedade rural no município de Pinheiros, no Norte do Estado. Durante a fiscalização, nesta quinta-feira (18), foram encontradas duas instalações de bombeamento de irrigação com adulterações nos medidores.
Uma das instalações abastecia um pivô de irrigação com bomba de 125 cv. A fraude impedia o registro de cerca de dois terços da energia consumida. A outra estrutura era ligada a uma bomba de 100 cv, na qual também havia manipulação do equipamento de medição, caracterizando o crime de furto de energia.
Os técnicos da EDP realizaram a correção, retirando as conexões ilegais e restabelecendo a medição regular do consumo de energia. Também foi instaurado um inquérito policial para apurar o fato.
A EDP reforça que o furto de energia é crime, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Os responsáveis deverão ainda ressarcir os valores de energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários