PM recebe 140 fuzis para ajudar no combate ao crime
Armamento israelense será utilizado por atiradores designados. Estado investiu mais de R$ 30 milhões em um total de 1.500 armas
A Polícia Militar entregou, na noite desta quarta-feira (17), o primeiro lote com um total de 140 fuzis israelenses Arad 7.62 a atiradores designados da tropa, em uma cerimônia realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG) da PM. O armamento já está pronto para ser usado em operações para o combate ao crime.
“Nós estamos fornecendo agora para os policiais militares um equipamento de primeira, moderno, que dá um poder de fogo em igualdade com os criminosos, já que a gente começou a apreender fuzil 7.62 aqui no estado do Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado da Segurança (Sesp), Leonardo Damasceno.
O comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus, explicou que o atirador designado fica protegendo a tropa que está progredindo em determinado terreno.
“Ele consegue visualizar se tem algum indivíduo armado no caminho da patrulha, se esse indivíduo está armado até 800 metros de distância, consegue detectar se realmente é uma arma, se é um indivíduo que vai agredir os nossos policiais militares”, afirmou.
O secretário destacou que, no total, há uma aquisição de 1.000 armas pela PM, incluindo recursos do Tesouro de emendas, e haverá mais 490 armas que são adquiridas com recurso do Fundo Estadual de Segurança Pública pela Sesp.
“A gente está adquirindo para a Polícia Militar, também para a Polícia Civil. Então, é uma aquisição muito importante de um armamento muito mais poderoso, muito mais preciso e adequado para as tropas”, disse Damasceno.
Segundo o secretário, o investimento é de mais de R$ 30 milhões. “A gente está fazendo essa aquisição grande, um investimento grande do Programa Estado Presente, porque aqui no Espírito Santo o terreno pertence ao Estado e ao povo capixaba”.
O comandante-geral destacou ainda a valorização das tropas, frisando que até agora foram contratados 2.500 policiais militares; no ano que vem serão mais 650 e, em 2027, mais 1.000.
“É uma política de recomposição de efetivo, mas também de valorização do nosso policial, treinamento, inteligência, integração e os melhores equipamentos. Leva claramente a mensagem para a sociedade e para o bandido que, aqui no Espírito Santo, nenhuma facção vai tomar nenhum milímetro de território”.
Saiba mais
Visualização do alvo a 800m de distância
Aquisição e entrega
140 fuzis Arad calibre 7.62 foram entregues na noite desta quarta-feira (17) à Polícia Militar e já estão sendo usados em operações.
A aquisição total é de 1.000 armas pela Polícia Militar, incluindo recursos do Tesouro de emendas e mais 490 armas que são adquiridas com recurso do Fundo Estadual de Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública.
O armamento também está sendo adquirido para a Polícia Civil, porém, as demais armas serão entregues em novos lotes.
Fuzis Arad 7.62
O armamento de origem israelense é 100% ambidestro: foi desenhado para ser totalmente operado por destros ou canhotos sem necessidade de adaptação.
Permite detectar se o alvo realmente porta uma arma e se vai agredir os policiais militares.
Possui magnificador e a mira holográfica, que permitem alta precisão.
O armamento tem capacidade de acertar um tiro de 100m a 200m de distância, com variação de apenas três cm do alvo.
Atirador designado
É aquele que fica protegendo a tropa que está progredindo em determinado terreno.
Ele consegue visualizar se há algum indivíduo armado no caminho da patrulha, se esse indivíduo está armado até 800 m de distância, consegue detectar se realmente é uma arma e se é um indivíduo que vai agredir os policiais militares.
Atirador de patrulha
Outro lote do armamento irá para o atirador de patrulha, o policial militar que faz o patrulhamento ostensivo.
Distribuição
Serão 1.039 armas deste modelo que serão distribuídas na Grande Vitória e no interior do Estado.
Fonte: Secretaria de Estado da Segurança e Polícia Militar.
Licitação para submetralhadoras
Está previsto para o mês que vem o lançamento de um edital para licitação internacional, visando a aquisição de submetralhadoras 9 milímetros para a Polícia Militar. De acordo com o comandante-geral da PM, Douglas Caus, o edital está na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
“Voltando da PGE, nós vamos preparar o edital e lançaremos ainda no mês de janeiro”, destacou o comandante-geral.
Segundo Douglas Caus, a submetralhadora 9 mm tem uma capacidade de até 30 disparos.
“Ela será utilizada para compor as nossas rondas da madrugada, equipando os nossos policiais militares que estão na parte da madrugada e também no início da manhã com uma arma com grande capacidade de fogo”.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou a importância do trabalho das tropas.
“Seguindo as orientações estratégicas do comando-geral, da Secretaria de Segurança Pública, do governador Renato Casagrande, são as tropas que de fato fazem a diferença e estão na ponta efetivamente enfrentando a criminalidade e ajudando a construir um Estado cada vez mais seguro. São vocês que fazem isso, então a gente sente orgulho de vocês”, disse.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários