PF investiga fraudes em pedidos de aposentadoria especial no ES
Investigados poderão responder pela prática dos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos e estelionato previdenciário
Escute essa reportagem

A Polícia Federal deflagou na manhã desta quinta-feira (31), uma operação para investigar um esquema criminoso de fraudes para obtenção de aposentadorias especiais no Espírito Santo. De acordo com a investigação, foram identificados 57 processos suspeitos, que causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres do INSS.
Segundo a PF, os aproximadamente 200 formulários falsos eram do tipo Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP's), e foram assinados por dois técnicos do trabalho. Todos os processos foram representados, administrativamente ou judicialmente, por um mesmo escritório de advocacia.
A possível fraude foi identificada em 2022, quando o INSS encaminhou notícia-crime de uso dos formulários falsos à Polícia Federal.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido na residência de um dos técnicos do trabalho suspeito da prática do crime.
Se confirmadas as fraudes, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos e estelionato previdenciário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários