Operação afasta advogado que transmitia recados para grupo criminoso no ES
Líder de facção pagava o profissional para transmitir recados e continuar atuando no tráfico de drogas mesmo preso
Escute essa reportagem
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/ES) deflagrou a "Operação Recado Reverso", na manhã desta quinta-feira (11), com o objetivo de interromper a atuação de um líder de uma facção criminosa, que mesmo preso, seguia atuando no tráfico de drogas na região de Cariacica.
De acordo com os policiais, o criminoso contava com o apoio de familiares e também de um advogado, que havia sido contratado especificamente para transmitir recados para o grupo criminoso, como preço de entorpecentes, responsáveis pelos pontos de venda e a divisão dos lucros.
Durante as investigações, as autoridades descobriram que o único serviço prestado pelo advogado era a transmissão de recados entre os criminosos. Sem a colaboração do profissional, o líder não conseguiria enviar instruções sobre o tráfico de drogas para os comparsas fora da prisão.
Diante das evidências, o Poder Judiciário deferiu quatro mandados de busca e apreensão, além de determinar o "afastamento cautelar do advogado de suas funções profissionais", como forma de impedir que ele continuasse facilitando as atividades criminosas.
Os investigados vão responder por associação ao tráfico de drogas e, caso condenados, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão.
Nome da Operação
O nome da Operação “Recado Reverso" faz alusão ao afastamento do advogado de sua atividade profissional, o que terá como consequência imediata, a interrupção da transmissão de recados entre os membros do grupo criminoso.
Comentários