Idoso morto na frente da mulher: polícia conclui investigação do crime
Dois funcionários da vítima e um terceiro envolvido no latrocínio estão presos
Escute essa reportagem
A polícia divulgou nesta quarta-feira (1º), detalhes sobre a investigação de um assalto que terminou na morte de um idoso no bairro Cobilândia, em Vila Velha. Na ocasião, Edmilson Rodrigues da Silva e a mulher dele foram amarrados e o comerciante foi atingido por tiros após pedir calma para os assaltantes.
O crime aconteceu na empresa da vítima, no dia 06 de março deste ano. Edmilson, de 64 anos, foi rendido pelos criminosos no momento em que chegava para trabalhar, acompanhado da mulher.
RELEMBRE: Presos suspeitos de matar idoso que pediu calma durante assalto no ES
A esposa dele, de 61 anos, assistiu a morte do marido enquanto estava amarrada. Os criminosos ainda chegaram a tentar extorquir a vítima, exigindo transações financeiras, mas não conseguiram receber nenhuma quantia. Eles fugiram levando o carro do casal.
Segundo investigações, o crime foi planejado por um funcionário da empresa de Edimilson. Ele indicou um segundo envolvido para trabalhar no local e observar a rotina da empresa. Além deles, um terceiro criminoso participou do crime. Todos já estão presos pela Polícia Civil.
Diego Costa Ferreira, 33 anos, foi preso no dia 31 de março, em Aribiri, Vila Velha. Ele trabalhava para a vítima e indicou Marcos Vinícius Xavier, de 42 anos, que participou do assalto. Marcos utilizava o nome falso Tayrone, e foi preso na mesma data em Minas Gerais.
De acordo com a polícia, os dois já respondiam por crimes de latrocínio em Minas Gerais. Além deles, o irmão de Diego, Arlan Rodrigues Ferreira, vulgo Rato, de 46 anos, também participou do crime. Ele foi o último a ser preso, no dia 06 de outubro deste mês, em Belo Horizonte, onde já responde por outros quatro crimes de homicídio.
Os criminosos foram identificados por imagens de câmeras de videomonitoramento e cruzamento de informações, e presos em parceria com a polícia mineira. O carro da vítima também foi localizado por imagens do cerco de segurança, logo após o latrocínio. Nas imagens os envolvidos são vistos dentro do automóvel.
O CRIME
Na ocasião do crime, o casal foi rendido pelos dois criminosos quando chegavam em uma empresa para trabalhar. O homem, de 64 anos, foi baleado com três tiros durante o assalto e acabou morrendo. Já a mulher dele, de 61 anos, foi amarrada em uma cadeira.
Segundo o delegado Marcos Aurélio Oliveira, a vítima foi assassinada porque teria pedido calma ao assaltante. "Um crime covarde", disse o chefe da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). "Ele desferiu três tiros contra a vítima, e posteriormente ainda prendeu a sua esposa com fita adesiva, deixando-a ali vendo o marido sangrar", descreveu.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, contou que Diego, preso em Vila Velha, seria o mandante do crime. Ele trabalhou na empresa da vítima há quatro meses e, quando saiu, indicou Marcos Vinícius como funcionário, para que ele praticasse o assalto.
Segundo a polícia, o objetivo inicialmente era roubar uma carga de bebidas da empresa. Os homens acabaram levando três aparelhos celulares e o veículo das vítimas, que foi abandonado logo após, na BR-262, em Cariacica.
Imagens de cerco eletrônico registraram os dois indivíduos no interior do veículo roubado. Segundo a polícia, ambos têm vastas fichas criminais, com mais de 20 páginas cada, que incluem outros latrocínios, além de roubos e furtos qualificados.
Comentários