Feriadão teve mais de 1.500 infrações e 5 mortos nas BRs
Houve um aumento de 62% na quantidade de multas em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a PRF-ES
Escute essa reportagem
Nos quatro dias de feriado prolongado em razão do Dia da Independência, da última quinta-feira(7) até domingo (10), 1.542 infrações de trânsito foram registradas e cinco pessoas perderam a vida em rodovias federais do Estado.
Os números são do balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) e causam preocupação.
Isso porque houve um aumento de 62% na quantidade de infrações em relação ao mesmo feriado do ano passado, quando foram registradas 949 irregularidades.
Apenas pelos radares portáteis da polícia, 959 condutores foram flagrados excedendo a velocidade permitida na via. Já a infração por ultrapassagem proibida resultou em 162 flagrantes observados pelas viaturas policiais.
“A infração de ultrapassagem é registrada somente pela visualização dos agentes. Se mesmo com a presença da viatura o condutor comete essa infração, passamos a imaginar quantas outras ocorrem onde a viatura não está”, destacou o inspetor Willys Lyra, chefe da Comunicação da PRF-ES.
O inspetor destaca que tanto a ultrapassagem quanto o excesso de velocidade estão presentes diariamente em acidentes, em especial, de alta gravidade.
“Essas infrações são opções por parte do condutor, que causam acidentes perfeitamente evitáveis, mas que, devido à insistência em uma conduta errada, leva insegurança ao trânsito e gera números assustadores como estamos vendo”, ressaltou.
De acordo com a PRF-ES, o total de infrações por excesso de velocidade até agosto deste ano já supera a soma dos três anos anteriores. Em oito meses de 2023, foram 293.884 multas desta natureza, ultrapassando os registros totais de 2020 (59.563), 2021 (88.964) e 2022 (74.870) somados.
MORTES
O total de mortos também foi maior que em 2022. No ano passado, somente uma pessoa morreu e outras 25 ficaram feridas em 21 acidentes nas estradas. Já no último final de semana, foram 23 acidentes, que resultaram em cinco mortes e 23 feridos.
“A polícia busca prevenir acidentes, mas, para alcançar sucesso, toda ação depende da conscientização do condutor”, afirmou Lyra.
Nas ações, foram realizados 774 testes de bafômetro, com 13 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, além de um condutor sob a influência de substância psicoativa.
Comentários