X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Defensoria solicita urgência na instalação de câmeras em fardas de PMs

Para a Defensoria, o equipamento pode garantir a integridade do cidadão, da pessoa presa e dos profissionais de segurança durante as abordagem


Ouvir

Escute essa reportagem

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo recomendou, na noite desta quarta-feira (1º), urgência ao Governo do Estado para a instalação de câmeras de vídeo monitoramento nos uniformes dos policiais militares do Espírito Santo.

A recomendação foi feita por meio da Coordenação de Direitos Humanos e foi oficiada na Secretaria de Estado de Segurança (Sesp). O pedido acontece após um policial, na manhã desta quarta, matar com um tiro à queima-roupa um adolescente. O caso aconteceu em Pedro Canário, no Norte do Estado. 

A instituição convida ainda a Polícia Militar do ES a uma reunião institucional "a fim de que possam ser traçados parâmetros para fiscalização e controle do uso de câmeras corporais e das respectivas imagens sem prejuízo de outros pontos relevantes sobre a temática", diz trecho do ofício. 

Imagem ilustrativa da imagem Defensoria solicita urgência na instalação de câmeras em fardas de PMs
O pedido na urgência da instalação das câmeras acontece após um policial atar com um tiro à queima-roupa um adolescente. O caso aconteceu em Pedro Canário, no Norte do Estado |  Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

Para a Defensoria, o equipamento pode garantir a integridade do cidadão, da pessoa presa e dos próprios profissionais de segurança, durante as abordagens.

Além disso, a Defensoria exigiu o imediato afastamento dos policiais envolvidos na morte do adolescente de 17 anos.  A instituição também pediu os dados funcionais dos policiais; a instauração de processo administrativo e os dados dos familiares da vítima, para que seja feito o acompanhamento jurídico. A Secretaria de Segurança tem 24 horas para repassar as informações. Caso o prazo não seja cumprido, a Defensoria adotará as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

MPES ESTÁ FISCALIZANDO

Através de nota encaminhada à imprensa, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar Estadual e da Promotoria de Justiça de Pedro Canário, informa que já está fiscalizando e acompanhando com rigor as apurações do caso, para a posterior adoção das medidas cabíveis e previstas em lei, ao final das investigações.

Leia mais

Veja a versão dos policiais de Pedro Canário sobre tiro em suspeito

Pedro Canário: Suspeito estava com pistola, diz comandante da PM

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: