Criminosos atacaram bancos no dia de pagamento de servidores da prefeitura
O prefeito da cidade, Romero Luiz Endringer, acredita que os bandidos podem ter escolhido essa data para o ataque
Escute essa reportagem
A ação da quadrilha do novo cangaço em três agências de Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, aconteceu no dia em que seria feito o pagamento dos servidores da prefeitura. O prefeito da cidade, Romero Luiz Endringer, acredita que os bandidos podem ter escolhido essa data para o ataque.
O gestor do município destaca que essa foi uma noite de terror para os moradores da região do Centro. Ele mesmo relata que acordou com o barulho dos tiros sendo disparados e das explosões provocadas pelos criminosos, durante o ataque.
De acordo com ele, o município busca alternativas para que os servidores possam receber o salário, após as três únicas agências da cidade terem sido destruídas pelo bando.
"Uma das preocupações nossas, hoje, é o pagamento dos servidores também. Eles recebem com o cartão, mas é uma cultura na nossa cidade que receber direto na agência para colocar o dinheiro na conta e cumprir os compromissos. Ainda não temos o contato com as gerências dos bancos para saber qual vai ser a solução para esse pagamento. Estamos, através da administração, trabalhando com os bancos para levantar essa informação", explicou Endringer.
Por nota, a assessoria do Banestes informou que uma equipe técnica está na Agência Santa Leopoldina e trabalha para restabelecer o atendimento o mais rápido possível. Além disso, revelou também que o Banco está colaborando com os trabalhos das equipes de Segurança Pública para investigar a ocorrência.
"Quem precisar de serviços bancários deve priorizar o uso do App Banestes e do Banestes Internet Banking para efetuar pagamentos, transferências entre contas, consultar saldos, contratar empréstimos, além de outros serviços".
O Banestes também ressaltou que os clientes do município podem buscar atendimento alternativo nas agências e caixas eletrônicos localizados nas cidades vizinhas de Cariacica-Sede, Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Função, nos seguintes endereços:
> Cariacica-Sede: Agência de Negócios Banestes Cariacica-Sede (Rua Onofre de Oliveira, 155); Banesfácil WBV Leodoro (Rua Onofre de Oliveira, 93); Terminal eletrônico Banestes Sague Pague do Posto Moxuara (Praça Getúlio Vargas, 11); que permite depósitos, saques, pagamentos e transferências entre contas Banestes; Banco 24 horas, localizado no Supermercado Praça Real (Rua Onofre Oliveira, 9).
> Endereço das demais agências Banestes: Fundão (Rua Everaldino Silva, s/nº); Santa Maria de Jetibá (AV. Fredeerico Grulke, 676); Santa Teresa (AV. Getúlio Vargas, 146); e Serra-Sede (Rua Rômulo Castelo, 48).
Também por nota, o Sicoob informou que a ação dos criminosos foi registradas pelo sistema de monitoramento e que as imagens foram disponibilizadas para as autoridades policiais que investigam o caso.
"Até que sejam finalizados os reparos na unidade, os associados podem realizar transações pelos canais digitais e nas agências mais próximas, de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa".
O Sicoob revelou também que providenciará um espaço de atendimento provisório em Santa Leopoldina.
A reportagem procurou a assessoria do Banco do Brasil. Assim que houver retorno, o texto será atualizado.
Entenda
A ação dos criminosos aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (30). O grupo armado explodiu três agências bancárias para saquear os caixas eletrônicos. Os bandidos ainda atiraram contra o Destacamento de Polícia Militar (DPM), que fica perto do local onde o ataque as agências ocorreu.
Os criminosos furaram pneus das duas viaturas que estavam no DPM e atiraram contra a porta do destacamento para impedir que os policiais saíssem para impedir o saque aos bancos. O grupo ainda fez um caminhoneiro refém e bloqueou acessos à sede do município.
Após o assalto, os bandidos fugiram e nenhum suspeito foi localizado até o momento.
Um dos artefatos explosivos usado pelos criminosos não foi detonado e ficou dentro da agência do Banestes. O esquadrão antibombas foi acionado e removeu o explosivo. O artefato foi levado pelos policiais até a margem de um rio do município e detonado em segurança.
Comentários