X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Casagrande: “Este ano vai ser o ano do reconhecimento facial"

Governador comentou redução no número de homicídios no Estado e falou sobre nova tecnologia que será implementada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande: “Este ano vai ser o ano do reconhecimento facial"
Casagrande realizou coletiva de imprensa com a presença do secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Duboc, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho e dos comandantes das forças policiais do Espírito Santo |  Foto: Rodrigo Zaca

O Espírito Santo encerrou o ano de 2023 registrando o menor número de homicídios dos últimos 27 anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, nesta terça-feira (02), o governador Renato Casagrande comentou o assunto, compartilhando os planos para manter a redução. 

O Estado encerrou o ano de 2023 com 978 homicídios registrados - o menor desde que o dado começou a ser contabilizado em 1996. Com relação a 2022, houve um decréscimo de 2,9% - o que equivale a 29 casos a menos.

A maior redução em termos percentuais foi registrada na região Sul, com uma queda de 15,6%, no comparativo com 2022. A Região Metropolitana acumulou queda de 12,6%, com 67 homicídios a menos que o ano passado, e a região Serrana, teve queda de mais de 1,8%. As regiões Norte e Noroeste apresentaram alta de registros na comparação com o ano passado.

Durante coletiva de imprensa nesta terça, o governador do Estado falou sobre as políticas públicas adotadas desde 2011, quando o Espírito Santo era considerado o segundo mais violento do país. O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, criado na primeira gestão Casagrande e retomado em 2019, foi uma das estratégias utilizadas para redução da criminalidade. 

"Fizemos investimentos muitos fortes na compra de viaturas e de armamento. De 2019 para cá trocamos todas as armas da polícia, por armas mais eficazes para enfrentar os grupos criminosos", lembrou Casagrande.

RECONHECIMENTO FACIAL

Esta ano a aposta do governador será a implementação do reconhecimento facial, que fará parte do sistema Cerco Inteligente. “Nós teremos condições de identificar todo mundo do Estado que passar por uma câmera que capta sua imagem”, afirmou o governador.

A nova tecnologia deve ser contratada ainda este ano e será um novo módulo da tecnologia, que já permite identificar placas de carro captadas pelas imagens. Ele afirmou que a identificação auxilia não só investigações e busca por foragidos, mas também pode ser usada para localizar pessoas desaparecidas.

Para que toda a população tenha seu rosto identificado é preciso um cadastro no sistema. "Todo mundo que tira carteira nova já está compatível com a leitura e estamos cadastrando a população carcerária, que costuma ser reincidente", explicou Casagrande.

FEMINICÍDIO

Ao contrário do número geral de homicídios, o número de Feminicídios não reduziu em 2023, permanecendo empatado com 2022, quando 35 mortes em razão desse crime foram registradas.

Sobre os dados, Casagrande afirmou que irá intensificar a patrulha Maria da Penha, que é feita pela Polícia Militar. Programas como o "Homem que é Homem" e o "Papo Responsa", da Polícia Civil, também continuarão. “Queremos que em todos os municípios a gente tenha algum atendimento especializado para as mulheres", enfatizou o Governador. 

O plano é que os números de homicídios continuem em queda. "Queremos levar o Espírito Santo a estar entre os cinco estados menos violentos do Brasil. Estamos a caminho. Saímos da segunda posição entre os mais violentos para a décima quarta posição, em 2023", finalizou o governador.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: