Câmeras ajudam a prender 144 devedores de pensão
Levantamento aponta que a tecnologia de reconhecimento facial e totens de segurança apresentaram resultados expressivos
O uso da tecnologia como aliada da segurança pública no Espírito Santo tem apresentado resultados expressivos. Um levantamento aponta que câmeras de reconhecimento facial, totens de segurança e sistemas inteligentes ajudaram a identificar e prender 580 pessoas com mandados de prisão em aberto.
Desse total, 144 prisões foram motivadas por dívida de pensão alimentícia, segundo o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) e o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), ambos coordenados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Na sequência, aparecem as prisões por tráfico de drogas e roubo, que somam 228 casos. Quando incluídos os homicídios, o número sobe para mais de 300 detidos por crimes violentos, como destacou o coordenador do NIR, coronel Leandro Menezes.
A maior parte dessas ocorrências está concentrada na Grande Vitória, região que reúne a maior cobertura dessas ferramentas.
Para Leandro Menezes, o número vai além da estatística policial e representa uma resposta direta do Estado.
“No caso das pensões alimentícias, eram 144 famílias esperando uma resposta de alguém que se omitiu da sua responsabilidade enquanto chefe de família e sustento de uma criança. Essa criança foi colocada no mundo e estava desamparada, inclusive exposta à violência e à criminalidade”, pontuou Menezes.
Efetividade
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que todo esse sistema integrado fortalece o Programa Estado Presente, amplia a efetividade das forças de segurança e contribui de forma decisiva para o combate ao crime.
“A utilização das torres de segurança, com alta tecnologia, representou um ganho muito importante para a segurança neste primeiro momento na Grande Vitória. Mas já estamos fazendo o planejamento para ampliar essa estrutura para outras regiões do Estado”, adiantou Ferraço.
Ele lembrou que os totens estão instalados em locais de grande fluxo e funcionam 24 horas por dia. “As câmeras de monitoramento e de reconhecimento facial são muito potentes, com capacidade de realizar até 40 mil reconhecimentos por segundo”, afirmou.
O vice-governador citou ainda outros exemplos da malha tecnológica: “Contamos também com o Cerco Inteligente para o monitoramento de veículos roubados, o Cerco Móvel, com cerca de 300 viaturas da Polícia Militar, além do monitoramento de aproximadamente 500 ônibus e 10 terminais do Transcol”.
Raio X
Totens de segurança ativos
Até o momento, 40 totens foram instalados na Grande Vitória.
Eles são estrategicamente posicionados para monitoramento e comunicação direta com o cidadão.
Há previsão de ampliar a instalação para outras regiões do Espírito Santo.
Até ontem, os equipamentos haviam sido acionados (botão de usuário) mais de 1.350 vezes.
Os equipamentos – com quatro metros de altura – contam com seis câmeras, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, além de outros recursos.
Na parte superior, há câmera que gira 360º, com zoom de um quilômetro, além de um giroflex, como os de viaturas.
Curiosidade
Essas torres são conectadas a um sistema com capacidade de fazer 40 mil reconhecimentos faciais por segundo.
Câmeras do Cerco Inteligente
O Estado conta com 1.468 câmeras do Cerco Inteligente, formando uma ampla rede de monitoramento para veículos e pessoas em pontos estratégicos.
Presos no Estado por meio do reconhecimento facial
Essa tecnologia foi fundamental para identificar e capturar 580 foragidos da Justiça do Espírito Santo, bem como de outros estados.
Exemplos de prisões
Pensão alimentícia: 144
Tráfico: 122
Roubo: 106
Homicídio: 79
Furto: 26
Estupro: 23
Curiosidade
Em 2024, os testes começaram com equipes da Polícia Civil. Entre março e abril de 2025, a PM iniciou a Operação Terminais Seguros, e o número de prisões aumentou consideravelmente, com o apoio das Guardas Municipais da Grande Vitória.
Veículos apreendidos
O Cerco Inteligente com leitura de placas permitiu, até ontem, a identificação e recuperação de 1.799 veículos com restrição de furto/roubo ou outras irregularidades.
Celulares recuperados
Por meio do projeto recupera, cerca de 1.060 celulares foram localizados e recuperados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários