Cachoeiro de Itapemirim completa 34 dias sem homicídios
Além do período de mais de um mês sem mortes, o município já acumula 317 dias sem feminicídios e registra uma redução de 46% nos assassinatos
Escute essa reportagem

Apresentando importantes reduções na criminalidade violenta, o município de Cachoeiro de Itapemirim, o maior da região Sul do Espírito Santo, completou, nessa terça-feira (22), 34 dias seguidos sem homicídios, tendo o último sido registrado em 18 de junho. Os dados estão disponíveis no Mapa da Paz, do Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp).
Além do período de mais de um mês sem mortes, o município já acumula 317 dias sem feminicídios e registra uma redução de 46% nos assassinatos, considerando o período de 1º de janeiro a 22 de julho.
Em 2024, foram registrados 14 homicídios, contra 9 no mesmo período deste ano. O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, destacou os investimentos do Governo do Estado como um dos pilares para os resultados alcançados.
“Conduzimos um trabalho sério, integrado, com muita dedicação nos últimos anos, e os resultados são para todos. Os dados são bons, há uma redução evidente nos índices de criminalidade, e vamos seguir com a mesma energia. O Estado Presente tem ampla frente de atuação, com reflexos diretos na Segurança Pública. Forças de Segurança valorizadas e com ampliação constante de efetivo. Integração, inteligência e investimentos do nosso governo”, afirmou Ferraço.
O vice-governador ainda ressaltou que a segurança é feita no dia a dia com investimentos e ampliação dos efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil.
"No ano passado foram mil novos policiais, este ano serão mais mil, e ano que vem mais 650. Estamos na antessala de publicar o novo concurso público para a Polícia Civil, ampliando a presença da Polícia Militar, da Polícia Civil, das demais forças de segurança. Investindo muito em tecnologia e em inteligência, e os resultados, eles estão aparecendo", disse.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou que esse é mais um importante registro que deve ser feito, tendo em vista as dificuldades no combate aos crimes contra a vida e a dedicação dos servidores das forças policiais.
“O programa Estado Presente é isso. Temos conseguido recordes em diversos municípios. Já tivemos Vitória com mais de 60 dias sem mortes, Aracruz também, Linhares ficou mais de 30 dias sem assassinatos e agora Cachoeiro. Cidades com grandes populações, mas em que temos um trabalho constante e sério das forças policiais para identificar e prender quem tenta tirar a paz social da população. Seguiremos nesse caminho, realizando cada vez mais operações e um trabalho de monitoramento de dados”, frisou Damasceno.
Operação Estado Presente
Na última segunda-feira (21), a Sesp iniciou a operação integrada Estado Presente em municípios da região Sul, tendo a participação das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, além do apoio do Notaer.
Ao todo, seis pessoas já foram presas em cumprimento de mandados de prisão, e um menor de idade foi internado, também por mandado em aberto. Além disso, seis armas de fogo foram apreendidas, assim como drogas, um veículo adulterado recuperado e dinheiro.
A fase de reforço no policiamento ostensivo da operação será realizada, a partir das 17h, em Cachoeiro de Itapemirim.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários