Armas e munições são apreendidas com CAC do Rio suspeito de abastecer facção no ES
Homem foi preso em Niterói, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira
Escute essa reportagem

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Ficco-ES) prendeu o homem, que possui registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), suspeito de revender munições para lideranças de uma facção criminosa que atua no Complexo da Penha, em Vitória. A prisão aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (04).
De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão. Durante a operação, batizada de Opportunitas II, foram apreendidas diversas armas entre elas fuzis e munições.
A operação realizada na manhã desta quarta é um desdobramento da ação realizada no dia 23 de agosto deste ano, que cumpriu seis mandados de prisão e outros seis de busca e apreensão no Complexo da Penha.
A primeira fase das investigações constatou que as lideranças da facção criminosa mantinham conexões com esse CAC, que mora no Rio de Janeiro, e seria o responsável por enviar munições ao Espírito Santo.
"O aprofundamento das investigações revelou que esse CAC adquiria munições legalmente, aproveitando-se das facilidades proporcionadas pela legislação então vigente e as revendia para a facção criminosa", informou a Polícia Federal.
Com o apoio de policiais federais do Rio de Janeiro, os integrantes da Ficco-ES cumpriram as ordens judiciais contra o CAC, que também teve a licença suspensa e as armas recolhidas.
Os policiais apreenderam:
- 8 pistolas de calibres 9mm, .380 e .40
- 2 revólveres calibre .38
- 2 fuzis calibre 556
- 31 carregadores de diversos tipos e calibres
- Mais de 1.000 munições também de calibres distintos (556, 9mm, .380 e .40)
- Celulares e outros itens
A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar todos os compradores das mais de 62 mil munições comercializados pelo CAC em um período de dois anos.
A Ficco-ES é composta atualmente pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários