X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

1.900 criminosos presos no ES após denúncias anônimas

Houve aumento de 15,7% nas informações de moradores à polícia. Ligações ajudaram a prender bandidos e a combater crimes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 1.900 criminosos presos no ES após denúncias anônimas
O delegado Paulo Expedicto Amaral diz que o serviço pode combater crimes e também atuar de forma preventiva |  Foto: Divulgação

De um lado da linha telefônica ou da tela do computador está o cidadão, que tem uma informação para o Disque-Denúncia 181. Do outro, as forças de segurança que querem prender bandidos e acabar com a criminalidade. E foi assim, de forma anônima, que a sociedade ajudou as forças de segurança a prender mais de 1.900 bandidos no ano passado.

O Disque-Denúncia 181 registrou aumento de 15,7% no número de denúncias recebidas em 2023, com relação ao ano anterior, subindo de 70.527 para 81.609 denúncias registradas.

As denúncias também ajudaram a polícia a retirar 442 armas de circulação, a apreender 766 quilos de drogas e a recuperar R$ 344 mil em dinheiro. A partir de informações, foram recuperados 138 carros roubados e apreendidos 1.331 animais que estavam em cativeiro.

Segundo o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia, o serviço pode atuar de várias formas, tanto de forma preventiva, quanto combatendo os crimes.

O delegado observa que moradores ajudam a tirar de circulação os traficantes que impõem terror nas ruas. A prática da denúncia também permite avaliar outro indicativo.

“A denúncia indica também que há a necessidade de alguma política pública a fim de impactar positivamente. Tanto pode ser de iluminação pública, pode ser também de você dotar a região de mais serviços”, avalia.

Paulo Expedicto Amaral destaca que muitos crimes são evitados por causa das denúncias anônimas. O delegado conta que quase 90% de todas as denúncias recebidas até 2018, praticamente diziam respeito apenas sobre crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Em 2018, foi lançado o site do Disque-Denúncia e incluídos campos que antes não era possível denunciar como: crimes ambientais, crime de corrupção, crimes de violência contra a mulher, idoso, criança e risco escolar.

“Passamos a receber essas informações que a gente não recebia. E isso agregou muito valor ao trabalho das agências policiais.”

Entre 2018 e 2023, o aumento corresponde a mais de 100% no número de denúncias recebidas.

Garantia do anonimato

O anonimato do Disque-Denúncia 181 e do site disquedenuncia181.es.gov.br é garantido e a sociedade não precisa se preocupar, frisa o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia.

Ele destaca que não há como saber a origem da ligação, nem o número que está chamando. “Isso ocorre porque há um bloqueio no primeiro ponto de terminal de rede”, explica. “Não sabemos nem de onde partiu o número do terminal telefônico ou IP do computador da denúncia”, reforça Paulo Expedicto Amaral.

O delegado garante o anonimato em relação às ligações telefônicas, assim como as denúncias recebidas pelo computador.

Animais

Um dado que chama a atenção é que a apreensão de animais silvestres está em segundo lugar com maior número de denúncias (1.331), atrás apenas de pessoas que cometeram algum crime (1.910).

Segundo o delegado, das chamadas do Disque-Denúncia, muitos casos foram esclarecidos no interior do Estado. No Norte ocorrem mais denúncias de caça ilegal.

Já na região serrana, há mais casos de desmatamento devido à especulação imobiliária. Na Região Sul, há denúncias de captura de animais silvestres.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: