“Recife tem 2 mil pessoas em situação rua, comendo pombo”, diz Gilson Machado
Candidato de Bolsonaro à Prefeitura do Recife também falou sobre revitalização do centro e criação de novos empregos
Escute essa reportagem
Gilson Machado, candidato a prefeito do Recife pelo PL, e ex-ministro do Turismo no governo de Jair Bolsonaro, apresentou suas propostas para governar a cidade nesta sexta-feira (23), durante uma entrevista à TV Tribuna PE.
Machado destacou a revitalização do Centro do Recife como uma de suas principais metas, defendendo a redução da carga tributária para os comerciantes e a requalificação de áreas históricas.
“Recife tem mais de 2 mil pessoas em situação de total vulnerabilidade, na rua, comendo pombo”, acrescentou, num dos trechos da sabatina.
Além disso, o candidato reafirmou sua lealdade a Bolsonaro, com quem mantém uma forte aliança, e expôs seus planos para melhorar a infraestrutura turística e abordar questões sociais, como a situação da população de rua e o atendimento a crianças autistas.
A entrevista com o candidato teve duração de 15 minutos e seguiu a ordem de sorteio. O apresentador da 1ª Edição do Jornal da Tribuna, Moab Augusto, e o diretor de jornalismo da Rede Tribuna, Fernando Rêgo Barros, foram responsáveis por conduzir as perguntas sobre as propostas do prefeiturável para o Recife.
Recuperação do Centro do Recife
Durante a entrevista, Gilson Machado enfatizou a importância de revitalizar o Centro do Recife, que ele considera crucial para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
O candidato afirmou que pretende reduzir a carga tributária dos comerciantes que ainda operam na região e criar um calendário de ações em parceria com a iniciativa privada.
“Primeiro vou diminuir a carga tributária dos comerciantes que ali estão. Dos que ainda restam. E fazer, junto com a iniciativa privada, um calendário de ações que seja possível revitalizar o Recife antigo”, afirmou.
Machado também mencionou a necessidade de identificar os proprietários inadimplentes e buscar soluções, incluindo a liberação de pagamentos de impostos.
Ele destacou que a prefeitura deve compartilhar o ônus da recuperação do Centro, investindo no turismo gastronômico e na requalificação de espaços, como a Rua da Imperatriz. “Eu acho que a prefeitura tem que ter o ônus também para poder recuperar o centro”, disse.
Segundo ele, é preciso reduzir "a indústria da multa" no Recife Antigo. "No centro do Recife hoje em dia, uma das grandes reclamações que nós temos é a incidência pesada de multa da CTTU, no que eles chamam de Zona Azul. Então esse é um desafio que nós vamos enfrentar de frente e que será resolvido".
Veja o que os outros candidatos e candidatas disseram
Ludmila Outtes defende gestão pública e critica terceirização
Precisamos abrir a caixa Preta dos transportes do Recife, diz Dani Portela (Psol)
Técio Teles critica 24 anos de governos de esquerda no Recife e propõe mudanças
Desigualdades sociais marcam gestões do PSB, diz Daniel Coelho
Ligação com Jair Bolsonaro
Questionado sobre sua forte ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilson Machado defendeu sua postura, enfatizando a lealdade e gratidão ao ex-presidente.
Apesar de Bolsonaro ter perdido as eleições no Recife, Machado acredita que a associação com ele é positiva, destacando a quantidade expressiva de votos que ambos receberam na capital pernambucana.
“Primeiro, eu sou leal. Segundo, eu sou grato. Eu tive oportunidade que poucas pessoas tiveram no mundo”, comentou o candidato.
Machado também revelou que muitas pessoas ainda não sabem que ele é candidato, mas que a visita de Bolsonaro ao Recife já começou a mudar esse cenário, fortalecendo sua campanha. Ele mencionou que suas pesquisas internas mostram resultados diferentes das atuais pesquisas públicas.
Apoio às mães autistas
Sobre o atendimento a crianças autistas, Gilson Machado criticou os gastos da atual gestão com propaganda e eventos, sugerindo que esses recursos poderiam ser melhor utilizados na saúde pública.
Ele prometeu investir na criação e ampliação de centros terapêuticos e na contratação de profissionais qualificados.
“É muito difícil hoje você até ter um laudo para uma criança. É mais de um ano para esperar um laudo”, relatou Machado, destacando a dificuldade enfrentada pelas famílias.
O candidato também propôs o projeto “Escola Acolhedora” para garantir a inserção das crianças neuro divergentes no calendário escolar, juntamente com profissionais de saúde e educação qualificados.
Na rua, comendo pombo
Outro tema abordado foi a situação da população de rua, que tem crescido em diversas áreas do Recife. “Primeiro, nós identificamos que no Recife tem mais de 2 mil pessoas em situação de total vulnerabilidade, na rua, comendo pombo”
Gilson Machado expressou preocupação com o aumento do número de pessoas vivendo em condições precárias e prometeu implementar medidas para reintegrá-las à sociedade.
Ele ressaltou a importância de parcerias com organizações religiosas e a ampliação dos centros de acolhimento.
“Estamos em contato com a Igreja Católica, com a Igreja Evangélica, para a reinserção desse pessoal, acolhimento desse pessoal”, disse.
Machado também destacou que muitos dos moradores em situação de rua estão em vulnerabilidade devido ao uso de drogas e que é necessário um esforço conjunto para reintegrá-los.
“O morador de rua, ele pode sim um dia chegar a ser presidente da república, porque ali são pessoas que foram desassistidas”, afirmou.
Desenvolvimento do Turismo
Como ex-ministro do Turismo, Gilson Machado destacou sua experiência no setor e apresentou propostas para transformar o Recife na capital nordestina do turismo de eventos.
Ele criticou a atual gestão pela falta de investimentos na área e prometeu melhorar a segurança e a infraestrutura da cidade para atrair mais turistas.
“Recife tem condição de ser a capital nordestina do turismo de eventos, que hoje nós perdemos para Fortaleza e para Maceió”, afirmou.
Machado mencionou a necessidade de requalificar áreas como a bacia do Pina e o Recife Antigo, além de descentralizar as atividades culturais para diferentes regiões da cidade, valorizando artistas locais.
Educação e inclusão de idosos
No campo da educação, Gilson Machado propôs a ampliação das vagas em creches e a implementação de escolas cívico-militares no Recife. Ele criticou a atual situação das creches municipais, que, segundo ele, carecem de estrutura adequada, e prometeu melhorias nesse setor.
“Eu acho fundamental você, quando inaugurar uma creche, inaugurar mesmo, não é faltando estrutura de ar-condicionado, não é fazendo rodízio de criança em creche, que a gente tem visto matérias diretas sobre isso daí, (10:18) nós temos acompanhado a reclamação das mães”
O candidato também sugeriu a criação de um programa para inserir idosos voluntários nas escolas, promovendo a troca de experiências entre gerações. Além disso, defendeu a inclusão de atividades extracurriculares voltadas para a sustentabilidade e economia doméstica, em parceria com a iniciativa privada.
Programas de mutirão de áreas degradadas
Ao falar sobre sustentabilidade, Gilson Machado destacou sua atuação como secretário nacional de ecoturismo e criticou a gestão atual pela falta de ações concretas para preservar o meio ambiente no Recife.
Ele propôs a criação de programas de mutirão para a limpeza de áreas degradadas, gerando emprego para a população local.
"No Pina, quando chega uma maré grande, você vê a quantidade de dejetos que jogam ali. E nós temos condições de mudar isso usando a própria população para ajudar, com trabalho em termos de mutirão, rebendo por isso, gerando emprego para a população que está perto do local".
Gilson Machado destacou a importância de envolver a população nos esforços de preservação ambiental e de melhorar a coleta de lixo e a limpeza das galerias na cidade.
“Eu fui o ministro que mais lutou pela sustentabilidade. Eu fui secretário nacional de ecoturismo”, afirmou.
Candidato promete "derrubar a porta das Upas"
Por fim, Gilson Machado abordou suas propostas para a geração de empregos e a melhoria da mobilidade urbana no Recife.
Ele ressaltou o turismo e a construção civil como áreas-chave para a criação de postos de trabalho e prometeu anunciar em breve um plano inovador para a mobilidade urbana na cidade.
“Nós vamos fazer uma coletiva de imprensa, brevemente, que nós vamos demonstrar um plano inovador para a mobilidade urbana do Recife”, afirmou.
O candidato também destacou a importância de conectar o Recife com os municípios vizinhos para otimizar a alocação da mão de obra e realizar obras de infraestrutura que beneficiem a capital pernambucana a longo prazo.
Gilson Machado ainda acrescentou que, na sua eventual gestão, as Upas vão funcionar durante 24 horas.
"Eu quero dizer que eu não vou ser um prefeito de obras não executáveis. E quero prometer aqui que eu vou tirar, arrancar a porta das UPAs. UPA vai ser 24 horas por dia aberta, porque a saúde do Recife só esse ano vai receber em torno de R$ 2 bilhões", avisou.
Comentários