X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Gilson Machado é o 1º a aparecer no guia eleitoral; João Campos tem o maior tempo

Candidato à reeleição, o prefeito terá quase 5 minutos para apresentar seus planos de governo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gilson Machado é o 1º a aparecer no guia eleitoral; João Campos tem o maior tempo
(Da direita para a esquerda) João Campos, Daniel Coelho, Gilson Machado e Dani Portela terão tempo de guia eleitoral, diferentemente de outros três concorrentes |  Foto: Divulgação/TV Tribuna

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou a ordem de exibição do guia eleitoral e das inserções, definidas por sorteio realizado neste sábado. O candidato do PL à Prefeitura do Recife, Gilson Machado, será o primeiro a aparecer no guia no dia 30 de agosto, data de estreia da veiculação.

A sequência de apresentações no primeiro dia será: Dani Portela (Psol), Daniel Coelho (PSD) e, por último, João Campos (PSB). A partir do dia 31 de agosto, as exibições seguirão um rodízio até o dia 3 de outubro.

Os candidatos Técio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão direito ao guia eleitoral nem às inserções, pois seus partidos não atingiram a cláusula de barreira nas eleições de 2022.

Além disso, foi estabelecido o tempo de veiculação de cada coligação na televisão e no rádio. A Frente Popular, liderada pelo atual prefeito João Campos, terá 4 minutos e 45 segundos.

A coligação Recife Levado a Sério, de Daniel Coelho, contará com 2 minutos e 39 segundos. O PL, de Gilson Machado, terá 2 minutos e 5 segundos, enquanto a coligação Recife Com a Cara da Gente, de Dani Portela, disporá de 30 segundos.

Os programas de rádio serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Serão transmitidos diariamente. Na televisão, os horários definidos são das 13h às 13h10 e das 20h às 20h30.

Quantidade de Inserções para Candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou a quantidade de inserções para cada candidato no guia eleitoral. João Campos será exibido 1.397 vezes entre 30 de agosto e 3 de outubro. Daniel Coelho terá 781 inserções, Gilson Machado contará com 613 e Dani Portela aparecerá 149 vezes.

Os candidatos a vereador não terão espaço no guia eleitoral, mas serão incluídos nas inserções que serão veiculadas em diversos horários ao longo da programação de TV e rádio: das 5h às 11h, das 12h às 18h e das 18h à meia-noite.

Ludmila Outtes (UP), Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU) não terão direito a inserções, pois seus partidos não atingiram a cláusula de barreira.

A sessão de definição foi presidida pelo desembargador Cândido Saraiva, presidente do TRE, que destacou a importância do guia eleitoral para garantir transparência e integridade nas eleições municipais deste ano.

“O Programa Eleitoral continua sendo a ferramenta mais eficaz para os eleitores conhecerem os candidatos e suas propostas”, declarou.

O desembargador também pediu aos candidatos que utilizem o espaço de forma informativa e responsável. “Está em jogo o direito do eleitor de votar de forma livre e consciente”, acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: