X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Como fazer?

Veja dicas para remover as manchas que mais estragam roupas

Itens como limão, bicarbonato de sódio, sal e água quente podem ser utilizados para recuperar peças, diz personal organizer


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja dicas para remover as manchas que mais estragam roupas
A personal organizer Carla Lorenzon mostra roupa livre de manchas após aplicação de “misturinhas” |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Por um simples descuido, você pode acabar manchando peças de roupa. Mas a boa notícia é que há soluções para várias situações.

A Tribuna conversou com a personal organizer Carla Lorenzon e ela deu sugestões poderosas e simples de fazer em casa para sua blusa, bermuda, calça ou vestido voltarem a ficar limpinhos, perfeitos para o uso!

Leia mais sobre 'Como fazer?'

Em caso de mofo em roupa branca, por exemplo, a profissional explicou que o bicarbonato de sódio é um aliado. A dica é: misturar em um litro de água quente uma colher de chá de bicarbonato e deixar a roupa agir no líquido ao longo de 30 minutos. Depois, enxaguar e lavar a peça.

Ela disse que mesmo com a limpeza constante, o mofo consegue se desenvolver. Assim, é fundamental ficar atento e retirá-lo logo que for detectado, sendo também importante identificar a causa do problema. Falta de ventilação e vazamentos são exemplos.

Se a mancha é de vinho tinto, Carla sugeriu espremer um limão em cima do local e esfregar com um pouco de sal. Também pode ser feita uma mistura dos dois ingredientes e aplicar.

“Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora, até que a mancha seja completamente removida. Posteriormente, lave com sabão e água morna. Quando terminar, lave bem as mãos para evitar manchar a pele”.

Outra sugestão da personal organizer é para as incômodas manchas de desodorante.

“Faça uma mistura de suco de um limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, aplique-a na mancha e aguarde uns minutos até a mistura envolver a peça. Esfregue a região com a ajuda de uma escova que seja macia, enxágue e lave”, finalizou.

Fique por dentro

Mancha de caneta

Derrame sobre a mancha álcool líquido (comum) e com ajuda de um algodão esfregue devidamente até que ela seja removida completamente.

Coloque um pano embaixo da mancha para não escorrer o álcool para o outro lado da peça.

Depois, aplique detergente neutro, enxágue e coloque a peça inteira para lavar como de costume. Se necessário, repita o processo (só coloque a peça em contato com a água depois que a mancha for completamente removida).

Mancha de desodorante

Faça a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o suco de um limão.

Aplique-a na mancha e aguarde alguns minutos.

Esfregue a região com a ajuda de uma escova que seja macia, enxágue e lave.

Mancha de tinta de cabelo

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de detergente neutro até que forme uma pasta em uma quantidade suficiente para cobrir a mancha.

Aplique a mistura sobre o tecido manchado, esfregando de maneira delicada.

Deixe agir ao longo de 10 minutos, depois enxágue e lave a peça na máquina de lavar.

Se necessário, repita o processo.

Mancha de vinho tinto

Esprema um limão em cima da mancha e esfregue com um pouco de sal, ou faça uma mistura dos dois ingredientes e aplique na mancha.

Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora, até que a mancha seja totalmente removida.

Posteriormente, lave com sabão e água morna.

Quando terminar, lave bem as mãos para evitar que sua pele fique manchada.

Mofo

Quando tiver mofo em roupa branca, misture em um litro de água quente uma colher de chá de bicarbonato, e deixe a roupa agir no líquido ao longo de 30 minutos.

Depois, enxágue e lave a peça.

Segredinho

Atenção

É importante conferir a etiqueta da roupa para saber se há alguma contraindicação no uso dos itens/produtos para a remoção das manchas, assim como para saber a maneira de lavagem que é indicada para cada tipo de tecido.

Dessa forma, você garante a remoção das manchas sem danificar ou até mesmo manchar ainda mais as suas peças.

Outra sugestão

Para limpar manchas de batom da roupa, basta esfregar uma barra de sabão de coco seca exatamente no local onde estão os resquícios de batom. Neste processo, a roupa precisa estar seca.

A ação deve ser repetida até que a mancha desapareça totalmente. Depois, é só lavar a peça de roupa.

Fonte: Carla Lorenzon, personal organizer.


Dica extra - desamassar roupas

Para deixar a roupa passada sem a necessidade do uso de um ferro de passar, há uma misturinha especial, que além de desamassar a peça, ainda a deixa cheirosa.

Passo a passo

Misture 100 ml de amaciante (não concentrado), 100 ml de álcool líquido e 800 ml de água (faça nessa ordem) dentro de um borrifador.

Depois, borrife a solução na roupa.

Não se preocupe! A roupa não ficará molhada por muito tempo porque o álcool evapora muito rápido.

Fonte: Carla Lorenzon, personal organizer.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: