Aprenda a fazer sobremesas de Natal com até cinco ingredientes
Chef ensina a preparar rabanada, banoffe na taça e mousse de chocolate, ideais para quem não quer ter muito trabalho
Escute essa reportagem
O Natal está chegando e junto dele vem uma mesa farta de alimentos tradicionais, como peru, chester, tender e salpicão. Mas não são só eles que roubam a cena na data especial: os doces fazem toda a diferença!
Nesta edição de Como Fazer, as sobremesas são protagonistas e a chef Mariana Pedroni, que é professora na área de Gastronomia do Instituto Gourmet Vitória, ensina a fazer três doces que podem ser produzidos com até cinco ingredientes. São eles: rabanada, banoffe na taça e mousse de chocolate.
“O doce é fundamental para se ter em qualquer ocasião. Acho que o Natal envolve muito conforto, família, comida e acredito que doce também é conforto. Assim, casa superbem com a data”, comentou.
Ela contou que até mesmo quem não é muito por dentro do mundo da cozinha consegue fazer esses pratos com tranquilidade ao ler a receita.
“São sobremesas muito fáceis. Não dão trabalho e o processo de fazê-las é super-rápido! Elas são deliciosas, com certeza vão encantar a família e agradar a todo mundo”, afirmou.
Além de fazer para sua própria ceia, Mariana disse que essas opções são certeiras para empreendedores do mundo da confeitaria. Segundo a chef, a rabanada vende muito bem nessa época, assim como banoffee também faz muito sucesso e está em alta.
“Pode haver alguma dificuldade com a mousse, principalmente por conta do calor e por ser mais difícil de transporte. Mas hoje temos potinhos individuais que dá para se vender”.
Mariana é professora de gastronomia e dos cursos de confeitaria e doceria. O Instagram dela é o @chefmarianapedroni
CONFIRA AS RECEITAS
Mousse de chocolate
Ingredientes: 200g de chocolate meio amargo, 200g de creme de leite, 3 claras de ovo e 3 colheres de sopa de açúcar refinado.
Ganache
Junte os 200g de chocolate e 200g de creme de leite em um recipiente e depois leve ao micro-ondas para derreter.
Avalie se está derretido de 30 em 30 segundos, mexendo o conteúdo.
A chef Mariana Pedroni mostra as sobremesas que são fáceis de fazer para as festas natalinas
Una as três claras de ovo e três colheres de sopa de açúcar refinado em uma panela e misture.
Leve ao fogão em fogo baixo, sendo que a temperatura que a mistura precisa estar é de 50ºC.
Misture até não sentir os grãos de açúcar, o que leva um tempo de cerca de dois minutos.
Após essa etapa, leve o conteúdo diretamente para uma batedeira e bata bem até a mistura esfriar e formar ponto de bico (consistência mais firme). Em batedeira planetária, dura cerca de cinco minutos batendo.
Montagem
Na mesma vasilha da batedeira, una o merengue suíço à ganache feita inicialmente e volte a bater o suficiente só para misturar.
Após a junção, coloque o conteúdo no recipiente que será servido e leve à geladeira, deixando gelar por quatro horas.
Após gelado, pode fazer a decoração da forma que desejar. A chef Mariana Pedroni adicionou uma folha de hortelã e açúcar gelado, por exemplo.
Obs: A quantidade ensinada rende cerca de três tacinhas (como as da foto).
Banoffe na taça
Ingredientes: quatro bananas nanicas, 250g de biscoito maisena, 130g de manteiga, 300g de doce de leite, 250ml de chantilly.
Banana
Tira a casca das bananas e corte-as em rodelas.
Depois, leve para um frigideira antiaderente com uma colher de sopa de manteiga a fogo médio para alto para selá-las. Elas precisam ficar douradas.
Misture-as as durante o processo. Após, coloque-as em um recipiente e leve para a geladeira.
Base
Leve 250g de biscoito maisena a um processador e triture-os. Depois, jogue no biscoito 130g de manteiga derretida, com sal ou sem, e pitadas se canela (que são opcionais).
Não é para formar uma massa, e sim uma farofa umedecida.
Chantilly
Coloque 250ml de chantilly para bater em uma batedeira até ficar com uma consistência bem firme.
Pegue 1/3 do chantilly e separe, colocando-o em um saco de confeitar. Ele será usado durante a montagem da sobremesa.
No chantilly que ficou na batedeira, adicione 300g de doce de leite e bata até ficar bem homogêneo, com textura de mousse.
Coloque essa mistura em um saco de confeitar.
Montagem
Em um recipiente, como uma taça, vá montando a sobremesa em camadas: inicie com biscoito maisena triturado no fundo, depois adicione a mousse de doce de leite, e após a banana. Depois, coloque pitadas de canela (opcional) e o chantilly que sobrou. Repita o processo.
Rabanadas
Ingredientes: Pães (baguete ou de sal), três ovos com clara e gema, uma xícara de leite (240ml), uma caixa de leite condensado (395g) e açúcar.
Pães
O ideal é que os pães estejam “dormidos”. Pode-se usar o pão baguete, que é o preferencial, mas o de sal também entrega um bom resultado.
Primeiramente, corte a ponta (topo) do pão, que não se usa. Após, vá cortando o pão na largura de dois dedos, que serão as unidades da rabanada.
Mistura
Em uma tigela, misture três ovos com clara e gema, uma xícara de leite (240ml) e uma caixa de leite condensado (395g).
Depois, passe a mistura por uma peneira, levando-a para outro recipiente. Essa etapa é importante para evitar que películas de gema tenham ficado no conteúdo.
Junção
Coloque óleo em uma panela e deixe esquentar. Tem que ficar em uma temperatura de 180ºC.
Passe o pão de sal cortado na mistura e depois jogue a unidade do pão na gordura quente. Observação: cuidado, pois respinga um pouco.
Deixe fritar até dourar os dois lados.
Depois de frita, tire o excesso do óleo e leve a para um prato com papel toalha e deixe descansar.
Final
Após frita, passe a rabanada em açúcar e tire o excesso.
A receita original está pronta para ser saboreada. Mas se quiser incrementar, pode rechear a rabanada com doce de leite, creme de pistache ou de avelã, por exemplo.
Fure a parte de baixo da rabanada e, com um saco de confeiteiro, adicione o recheio.
Comentários