Criação de novos bairros no ES
Crescimento cria novos locais de emprego, trabalho e renda
Escute essa reportagem

O desenvolvimento econômico e urbano, as novas rodovias e a chegada de novas empresas farão com que novos bairros sejam criados no Estado.
Em Aracruz, no Norte do Estado, a prefeitura aprovou novos loteamentos e adequou a legislação municipal para possibilitar receber novos formas de ocupação como os condomínios de lotes e empreendimentos verticais, segundo a secretária de Gestão Estratégica de Aracruz, Jeesala Coutinho.
“Vai contemplar várias faixas de renda, para ofertar a quem já vive em Aracruz e à população que está chegando moradias dignas e qualidade de vida. A ideia é que essa expansão aconteça de forma equilibrada, com bairros bem estruturados, integrados e sustentáveis”.
Ela explicou que o objetivo é garantir que o crescimento urbano acompanhe o desenvolvimento econômico e a chegada dos novos empreendimentos, como os postos e a ZPE, de forma compatível com as nossas diretrizes ambientais e de mobilidade.
Aracruz conta com áreas estratégicas para a formação de novos bairros planejados em todo o seu território, favorecida pela sua conectividade viária e boa oferta de infraestrutura urbana, destacou a secretária.
“Ainda não temos um número fechado de novos bairros, mas entre os destaques estão a região da sede e de Barra do Riacho, que concentram os maiores investimentos em infraestrutura e desenvolvimento, e no entorno da ES-010 (que passa por obras de reforma), onde há uma expansão significativa de empreendimentos residenciais e comerciais”, disse.
Em Vila Velha, novos bairros estão sendo planejados pela iniciativa privada como o Boulevard Arbori, na região da Rodovia Leste-Oeste, com 5 mil lotes e até 4 mil apartamentos, e o Praia Park I, em Ponta da Fruta.
“O Boulevard Arbori é um condomínio para 450 terrenos aproximados, tem terrenos de 360 a 800 metros quadrados, com previsão de lançamento até novembro. Já tem licenciamento ambiental, só estamos fazendo alguns ajustes na questão de projeto pra poder ser lançado”, disse Douglas Vaz, presidente do Sinduscon e sócio da Vaz Desenvolvimento Imobiliário.
Outro empreendimento citado por Douglas Vaz em Vila Velha é um bairro empresarial, com área para hospital, faculdades e área para verticalização.
Análise

“Asfalto como vetor de desenvolvimento”
“Novas vias não são apenas soluções viárias, são motores silenciosos do crescimento econômico e reconfiguram o espaço produtivo do Espírito Santo.
Elas descongestionam centros urbanos, criam novos eixos logísticos, reduzem custos, atraem investimentos e estimulam negócios como galpões logísticos, restaurantes, centros de distribuição e serviços automotivos. O asfalto, quando bem planejado, gera emprego, renda e oportunidades.
No entanto, sem política pública de fomento, licenciamento ágil e crédito acessível, o potencial dessas obras pode morrer no meio-fio. Como dizia Keynes, maior economista do século 20, o investimento público só se multiplica quando encontra solo fértil. Que não se perca, então, a chance de transformar quilômetros de estrada em desenvolvimento real.”
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários