X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

São Paulo fecha a temporada contra o Flamengo em busca de estrutura para 2024

Técnico Dorival Júnior afirmou que o desempenho do time foi bom no campeonato


O São Paulo encerra sua melhor temporada nos últimos anos recebendo o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h30, no Morumbi. Apesar de terminar o Campeonato Brasileiro em uma posição intermediária na tabela (é apenas o 11º colocado, com 50 pontos), o técnico Dorival Júnior acredita que o desempenho do time foi bom no campeonato e serve de estrutura para a próxima temporada.

"Vejo uma equipe estruturada, sabendo o que faz em campo, dominando a maior parte das ações. Em quase todas as partidas ao longo da competição raras foram as que em que não tivemos um domínio", afirmou o comandante do time que apresenta aproveitamento de 45,45% e venceu somente uma partida fora de seus domínios no Brasileirão.

O São Paulo faz seu último jogo da temporada no mesmo local e contra o mesmo rival do momento de seu maior brilho em 2023. A inédita conquista da Copa do Brasil encerrou um jejum de mais de 10 anos de títulos que extrapolam os limites estaduais. O último troféu deste porte havia sido o da Copa Sul-Americana de 2012.

"(A Copa do Brasil) Foi, sim, uma conquista muito importante, principalmente para o torcedor são-paulino que esperava um momento como esse. Fico muito feliz por ter participado. Mas nós estamos pensando em algo melhor, desafiador para o ano seguinte", disse Dorival Júnior.

Apesar de ressaltar a importância da última rodada de um campeonato no qual não almeja mais nada, o técnico do São Paulo mais uma vez citou os jogos do Brasileirão pós-título como a construção de um arcabouço para 2024.

"Fico feliz com a equipe estar produzindo, mesmo com a mudança de nomes, entrada de alguns garotos, volta de alguns que estava no departamento médico. Tem potencial, força e capacidade para aproveitar a estrutura deste ano poder fazer um campeonato um pouco diferente."

Além de um Brasileirão melhor, existe uma grande expectativa no São Paulo pela participação na Libertadores. Tricampeão da competição, o time do Morumbi esteve ausente das duas últimas edições.

Considerado uma peça importante para o bom desempenho na Libertadores, o meia-atacante Lucas, cujo contrato termina no fim do ano, é dúvida para enfrentar o Flamengo. Ele sofreu um trauma no tornozelo direito, mas exames revelaram que não é uma lesão grave. O lateral-direito Rafinha, com uma lesão no tendão semitendíneo da perna esquerda, deve ser desfalque para Dorival Júnior e pode ser substituído por Nathan.

Já o Flamengo, terceiro colocado no Brasileiro, com 66 pontos, depende apenas de seu desempenho para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Uma vitória no Morumbi assegura a participação no principal interclubes do continente.

Se empatar com o São Paulo, vai precisar torcer para que Botafogo ou Grêmio não vençam. Em caso de derrota, o Flamengo precisa que o Grêmio perca do Fluminense e que o Botafogo não supere o Internacional.

O técnico Tite deve fazer duas mudanças em relação ao time que derrotou o Cuiabá, no domingo. Ayrton Lucas e Pablo entram nos lugares de Filipe Luís e Léo Pereira (suspenso).

A torcida do Flamengo chegou a cogitar a possibilidade de título, que ainda existe, mas é remotíssima. O Palmeiras tem 69 pontos contra 66 de Atlético-MG e Flamengo. Além disso, o time de Abel Ferreira leva enorme vantagem no saldo de gols: 31 contra 23 dos mineiros e 15 do Flamengo. Tite comentou que havia o sonho e o real. O sonho seria a conquista do título e o real seria a conquista da vaga para a fase de grupos da Libertadores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: