Qual será a missão de Fernando Diniz ao assumir o Vasco?
Esta será a segunda passagem de Diniz pelo Vasco. Ele comandou o time em 2021
Escute essa reportagem
Fernando Diniz será o novo técnico do Vasco. Clube e treinador acertaram os últimos detalhes do contrato nesta quinta-feira. O técnico chega quase duas semanas após a demissão de Fábio Carille.
Esta será a segunda passagem de Diniz pelo Vasco. Ele comandou o time em 2021. Na época, o técnico assumiu em setembro, com o clube na 10ª posição da Série B. O objetivo era subir para a elite, mas não foi possível, após uma derrota por 3 a 0 para o Vitória, em São Januário.
Coincidentemente, o clube baiano é o próximo adversário do Vasco, pelo Brasileirão, em Salvador. A estreia de Diniz, contudo, deve ocorrer somente diante do Lanús, na Argentina, pela Sul-Americana.

Além do treinador, a comissão que chega ao Rio tem Wagner Bertelli, que já trabalha com Diniz há tempo e duas novidades: Ricardo Cobalchini e Evandro Fornari. O primeiro já trabalhou com Abel Braga, enquanto o segundo esteve ao lado de Tiago Nunes.
O jogo de estreia de Diniz já deve ser decisivo. Após o Vasco ser goleado pelo Puerto Cabello, por 4 a 1, no que foi a primeira derrota para um time venezuelano na história do clube, os cariocas ainda têm chances de classificação direta para as oitavas.
Entretanto, o Lanús é quem ocupa a posição no momento, com oito pontos, três a mais que os vascaínos. O Vasco precisa vencer por dois gols para empatar em pontos, mas assumir a liderança pelo saldo.
No Brasileirão, Diniz chega ao Vasco com o clube na 11ª posição da Série A. Até aqui, o time soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas no torneio.
Já na Copa do Brasil, o Vasco empatou com o Operário-PR no primeiro jogo da terceira fase. Os times jogam a volta, em São Januário, dia 20.
Após primeira passagem, Diniz ganhou Libertadores e passou pela seleção
Apesar de ainda ser conhecido pelo estilo de jogo do qual não abre mão, Diniz chega ao Vasco diferente do que foi sua primeira passagem. E isso não acontece apenas pelo momento do clube.
Depois de não ter o contrato renovado em 2021, ele foi anunciado no Fluminense, como substituto de Abel Braga, em maio de 2022. Na segunda passagem pelo clube tricolor, Diniz iniciou a trajetória que levou ao título da Libertadores, em 2023.
Sete meses depois, porém, o desempenho já não era o mesmo. Com a equipe na zona de rebaixamento, Diniz deixou o Fluminense, após 151 partidas, com 75 vitórias, 31 empates e 45 derrotas.
Antes disso, houve o período em que conciliou o trabalho no clube com a seleção brasileira, entre julho de 2023 e janeiro de 2024. A expectativa era de que ele fosse interino até a chegada de Carlo Ancelotti, que não se concretizou.
Diniz comandou o Brasil em seis jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas. Após a frustração na negociação com Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, optou pela demissão de Diniz e contratação de Dorival Júnior.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários