X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Qual será a missão de Fernando Diniz ao assumir o Vasco?

Esta será a segunda passagem de Diniz pelo Vasco. Ele comandou o time em 2021


Ouvir

Escute essa reportagem

Fernando Diniz será o novo técnico do Vasco. Clube e treinador acertaram os últimos detalhes do contrato nesta quinta-feira. O técnico chega quase duas semanas após a demissão de Fábio Carille.

Esta será a segunda passagem de Diniz pelo Vasco. Ele comandou o time em 2021. Na época, o técnico assumiu em setembro, com o clube na 10ª posição da Série B. O objetivo era subir para a elite, mas não foi possível, após uma derrota por 3 a 0 para o Vitória, em São Januário.

Coincidentemente, o clube baiano é o próximo adversário do Vasco, pelo Brasileirão, em Salvador. A estreia de Diniz, contudo, deve ocorrer somente diante do Lanús, na Argentina, pela Sul-Americana.

Imagem ilustrativa da imagem Qual será a missão de Fernando Diniz ao assumir o Vasco?
Diniz chega ao Vasco com trajetória mais pesada do que primeira passagem, em 2021. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Além do treinador, a comissão que chega ao Rio tem Wagner Bertelli, que já trabalha com Diniz há tempo e duas novidades: Ricardo Cobalchini e Evandro Fornari. O primeiro já trabalhou com Abel Braga, enquanto o segundo esteve ao lado de Tiago Nunes.

O jogo de estreia de Diniz já deve ser decisivo. Após o Vasco ser goleado pelo Puerto Cabello, por 4 a 1, no que foi a primeira derrota para um time venezuelano na história do clube, os cariocas ainda têm chances de classificação direta para as oitavas.

Entretanto, o Lanús é quem ocupa a posição no momento, com oito pontos, três a mais que os vascaínos. O Vasco precisa vencer por dois gols para empatar em pontos, mas assumir a liderança pelo saldo.

No Brasileirão, Diniz chega ao Vasco com o clube na 11ª posição da Série A. Até aqui, o time soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas no torneio.

Já na Copa do Brasil, o Vasco empatou com o Operário-PR no primeiro jogo da terceira fase. Os times jogam a volta, em São Januário, dia 20.

Após primeira passagem, Diniz ganhou Libertadores e passou pela seleção

Apesar de ainda ser conhecido pelo estilo de jogo do qual não abre mão, Diniz chega ao Vasco diferente do que foi sua primeira passagem. E isso não acontece apenas pelo momento do clube.

Depois de não ter o contrato renovado em 2021, ele foi anunciado no Fluminense, como substituto de Abel Braga, em maio de 2022. Na segunda passagem pelo clube tricolor, Diniz iniciou a trajetória que levou ao título da Libertadores, em 2023.

Sete meses depois, porém, o desempenho já não era o mesmo. Com a equipe na zona de rebaixamento, Diniz deixou o Fluminense, após 151 partidas, com 75 vitórias, 31 empates e 45 derrotas.

Antes disso, houve o período em que conciliou o trabalho no clube com a seleção brasileira, entre julho de 2023 e janeiro de 2024. A expectativa era de que ele fosse interino até a chegada de Carlo Ancelotti, que não se concretizou.

Diniz comandou o Brasil em seis jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas. Após a frustração na negociação com Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, optou pela demissão de Diniz e contratação de Dorival Júnior.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: