Vitória recebe mais de 200 atletas no Brasileiro de Remo de Praia
Arena montada na Curva da Jurema coloca a capital capixaba no circuito das grandes competições nacionais
Vitória vai respirar clima olímpico no fim deste mês. A Curva da Jurema será transformada em uma arena de alta performance para receber o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo de Praia, competição estratégica para a modalidade que fará sua estreia no programa olímpico nos Jogos de Los Angeles 2028.
Entre os dias 26 e 30 de novembro, a capital capixaba receberá mais de 200 atletas de alguns dos maiores clubes do país, reforçando seu nome no cenário nacional e se colocando no mapa como possível futura casa da Seleção Brasileira.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Remo, Werner Höher, destacou a importância do momento para o esporte. “É a primeira vez que essa modalidade, nova para o remo, está entrando no ciclo olímpico. A gente espera que os clubes do Brasil venham conhecer Vitória e também praticar essa modalidade”, afirmou.
O presidente da Federação de Remo do Espírito Santo, Gilson Armondes, reforçou o convite ao público. “Vamos receber grandes clubes como Flamengo, Botafogo, Grêmio Náutico União, Clube do Espírito Santo, Saldanha da Gama e Álvares Cabral. É um grande evento, que já estará nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028, e queremos as famílias capixabas presentes”, disse.
A programação inclui provas masculinas, femininas, mistas e competições do paradesporto. Haverá também iniciação esportiva a partir dos 15 anos. Segundo Werner, “é um lindo espetáculo, da base até a categoria máxima, sem limite de idade”.
Representante da FEARES, Fabrício Tomaz, explica que o remo de praia é mais acessível e dinâmico que o tradicional.“O remo de praia coloca tudo perto da areia e é um sprint. Os atletas correm 50 metros até o barco, remam 250 metros em zig-zag entre as bóias e voltam para tocar o sinal. O público acompanha tudo de perto”, descreve.
A competição também reunirá atletas que disputaram o Mundial da Turquia — incluindo o capixaba Vangelys Reinke, atleta do Flamengo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários