Duelos, mandos e chaveamento: Capixabão 2026 define a tabela na segunda-feira
Competição mantém turno único e garante vagas em torneios nacionais para campeão e vice
O Capixabão 2026 começará a ser definido para os dez clubes envolvidos na próxima segunda-feira (24), às 19 horas, quando será realizado o sorteio da tabela do Campeonato Estadual. O evento reunirá representantes da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e dirigentes dos clubes participantes, marcando oficialmente o pontapé inicial da temporada 2026.
O sorteio definirá a ordem dos confrontos entre os dez clubes, os mandos de campo e os duelos que compõem cada rodada da primeira fase.
A fórmula básica da competição foi mantida: na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas. Os oito melhores avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos serão rebaixados.
O mata-mata — quartas de final, semifinais e final — será disputado em jogos de ida e volta. Nas quartas, o time de melhor campanha terá o mando da segunda partida e vantagem do empate no placar agregado (única mudança em relação ao regulamento anterior). Já nas semifinais e na final, persistindo a igualdade, a vaga será definida nos pênaltis.
Além do título, o Capixabão 2026 garante vagas importantes em competições nacionais: o campeão disputará a Série D do Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Verde de 2027. O vice-campeão assegura vaga na Copa do Brasil.
“Em virtude do calendário nacional, a gente não tem margem para um formato diferente de competição. Inclusive, estamos estendendo o campeonato em quatro semanas além do prazo determinado pela CBF, que prevê 11 datas — e estamos realizando em 15”, explicou o presidente da FES, Gustavo Vieira.
Conheça os 10 times participantes do Capixabão 2026.
- Capixaba;
- Desportiva;
- Forte;
- Porto Vitória;
- Real Noroeste;
- Rio Branco;
- Rio Branco de Venda Nova;
- Serra;
- Vilavelhense;
- Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários