Speed Festival: “O capixaba ama automobilismo”, afirma piloto Scandar Nemer
Guarapari recebe, neste sábado (14), a 4ª edição do evento, e piloto Scandar Nemer fala da força que a modalidade tem no Estado
Escute essa reportagem
A 4ª edição do Speed Festival acontece neste sábado (14), das 9h às 17h, no Aeródromo de Guarapari e a expectativa está altíssima. O evento vai reunir competição, adrenalina, velocidade, exposição de veículos, inovação automotiva, apaixonados por carros e motos, e atrações para toda a família.
Em entrevista ao Tribuna Esportes, no Estúdio Tribuna Online, o empresário, piloto e organizador do festival, Scandar Nemer, e o piloto Dieckle Icklis, falaram sobre a paixão pelo automobilismo e sobre a adrenalina que o evento vai proporcionar hoje.
“Queremos mostrar a força do setor automobilístico no Estado e, quem sabe, um dia termos uma área adequada para o esporte. O capixaba é apaixonado por automobilismo”, disse Scandar.
A TRIBUNA - O que as pessoas podem esperar do Speed Festival?
SCANDAR NEMER - Estamos indo para a quarta edição e com muita motivação. É um evento que reúne famílias e amantes de velocidade, como eu. Investimos muito na divulgação e na produção.
Teremos uma competição de meia milha, com estrutura adequada para o Estado, e é para toda a família, com área kids e muita interação. Haverá exposição de carros antigos e novos, e a competição ocorrerá em uma pista de aeroporto. Além disso, temos uma nova categoria para motos, porque a nossa ideia é expandir o para o setor automobilístico como um todo.
Como começou sua paixão por corridas e por promover eventos?
SCANDAR NEMER - Parece que já nascemos com essa paixão. Meu pai sempre gostou muito de carros. Desde novo, eu queria lavar o carro e estar perto dele. Sou de Castelo, e desde muito jovem tive contato com carros e motos. Com o tempo, essa paixão cresceu, e uns anos atrás, comecei a dedicar meu hobby ao automobilismo.
Decidi trazer o Speed Festival para o Espírito Santo porque sentimos a falta de um evento desse tipo aqui. Queremos mostrar a força do setor automobilístico no Estado e, quem sabe, um dia termos uma área adequada para o esporte. O capixaba é apaixonado por automobilismo.
Será um evento especial com muita adrenalina, atrações para a família, e a oportunidade de ver diversos carros e motos.
O que haverá de diferente nesta edição em comparação à última?
SCANDAR NEMER - Este ano, estamos fazendo duas edições, uma em março e outra em setembro. Além disso, teremos uma nova categoria para motos. A intenção é expandir o evento para todos os segmentos do setor automobilístico.
Sobre os carros de corrida, como serão feitas as diferenciações deles na competição?
SCANDAR NEMER - Existem diferenças nas categorias de veículos. Temos provas de tração dianteira, traseira, 4x4 e força livre. Cada carro é classificado de acordo com sua categoria para garantir competitividade e justiça.
Quem estiver lá poderá interagir com os pilotos?
SCANDAR NEMER - Sim, o evento é projetado para promover a interação. Todos os ingressos dão acesso a todas as áreas, e os visitantes poderão conversar com os pilotos e ver os carros de perto.
Como será a estrutura do evento em termos de áreas para carros e motos, e como funcionam as corridas?
SCANDAR NEMER - A competição terá corridas de 400 e 800 metros e teremos uma pista de aeroporto adaptada para isso. As motos competirão apenas por velocidade em 800 metros, e cada categoria de carro terá sua própria prova para garantir a justiça.
Onde as pessoas podem comprar ingressos e quais são os valores?
SCANDAR NEMER - Os ingressos estão à venda no site Zig.Tickets. Temos bilhetes solidários e integrais, com valores a partir de R$ 80,00. Também haverá a possibilidade de comprá-los na bilheteria e parte da renda será destinada a instituições de caridade.
Já há datas para as próximas edições?
SCANDAR NEMER - Sim, pretendemos realizar o evento em março e setembro de 2025, mantendo o calendário que testamos este ano.
Dieckle, você não competirá nesta edição, mas participará na exposição de carros. Qual veículo você vai levar e como está a sua expectativa?
DIECKLE ICKLIS - Estarei levando o carro que competi no ano passado em São Paulo, um Fórmula 1600. É um monoposto com rodas expostas e um Fórmula bem simples, mas será muito legal levar essa diversidade para o evento e ver a reação das crianças e das pessoas ao ver um carro de corrida de perto. Espero que todos gostem e se sintam bem recebidos.
É verdade que você começou a pilotar aos 12 anos de idade? De onde veio essa paixão na área?
DIECKLE ICKLIS - Sim, para o automobilismo, 12 anos é até um pouco tarde, pois muitas crianças começam com 5 anos no kart. Eu comecei com 12, mas não no kart, e sim com carros de turismo e na terra, em Jacaraípe (Serra).
Já estou nesse meio há mais de 20 anos e a paixão pelo automobilismo vem desde a barriga da minha mãe, acompanhando meu pai (Geraldo Backer).
De quais competições você já participou?
DIECKLE ICKLIS - Parei de competir profissionalmente em 2010, mas participei de drift em 2015 e de track day. Recentemente, voltei a competir em São Paulo na Fórmula 1600 e conquistei o vice-campeonato. Estou preparando um carro capixaba para competir no próximo ano.
Saiba mais
4ª edição Speed Festival
Data: Sábado (14)
Horário: 9h às 17h
Local: Aeródromo de Guarapari
Ingressos: Zig.Tickets e bilheteria
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários