Nova rainha das ondas: capixaba Maíra Viana conquista seu primeiro título
Estado volta a ter uma campeã do mundo após 15 anos
Escute essa reportagem
A capixaba Maíra Viana, 36, brilhou no último domingo (08) ao se sagrar campeã mundial de bodyboarding, conquistando o título pela primeira vez em sua carreira e se tornando a “rainha das ondas” do Estado.
A vitória ocorreu após a última etapa do Circuito Mundial, realizada em Sintra, Portugal. “Ser campeã mundial sempre foi um sonho para mim, então é um sentimento de realização. Todo o esforço de alguns anos foi recompensado”, expressou Maíra.
Com a conquista de Maíra, o Estado soma agora nove títulos mundiais no bodyboarding feminino, incluindo cinco de Neymara Carvalho, que conquistou seu último título em 2009, dois de Luna Hardman, e um título amador de Naara Carolyne.
Na final, Maíra superou a espanhola Teresa Miranda, enquanto na semifinal, ela enfrentou uma dura disputa contra a japonesa Sari Ohara, que era a atual campeã mundial e líder do circuito. Maíra trouxe o título para o Estado após 15 anos de jejum no profissional.
A preparação para esta conquista envolveu anos de experiência no Circuito, bem como o suporte de uma equipe dedicada, incluindo a preparação física com Lucas Viana e Heleno Barbosa, o nutricionista Angelo Daher, a médica Karine Bala e a professora de Yoga Gabriela Freitas.
“Na verdade, a preparação são de muitos anos competindo no Circuito Mundial e ganhando experiência. Mas tenho uma equipe por trás que foram os pilares que me mantiveram bem o ano todo”, revelou.
Além de sua conquista pessoal, Maíra destacou o impacto que seu triunfo tem para o Espírito Santo, um estado já reconhecido como potência no bodyboarding feminino.
“O Espírito Santo já é potência no Bodyboard Feminino e agora marco meu nome como campeã mundial. Fico muito orgulhosa do meu trabalho”, afirmou.
Na classificação geral, Luna Hardman - filha da pentacampeã do mundo Neymara Carvalho - terminou em terceiro, enquanto Maylla Venturin foi a quinta colocada.
Luna, de 18 anos, também se destacou, recentemente, ao se sagrar bicampeã mundial na categoria Pro Junior, após vencer no Chile.
Espírito Santo é um celeiro de campeãs na modalidade
O bodyboarding capixaba é um destaque no cenário nacional e internacional há anos. Além de Maíra Viana, Maylla Venturin conquistou o título de campeã brasileira profissional, vencendo a etapa Rio Delas no Rio de Janeiro no início deste mês.
“Ser campeã brasileira era o meu objetivo principal este ano, e conseguir fechar com chave de ouro foi incrível”, afirmou Maylla, que agora lidera o Circuito Estadual e busca seu nono título estadual.
Luna Hardman, filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, também teve um ano espetacular. Ela se tornou bicampeã mundial na categoria Pro Junior após vencer o Antofagasta Bodyboard Festival no Chile.
Luna terminou a temporada como a primeira colocada no ranking mundial Pro Junior e agora, aos 18 anos, compete entre as profissionais. “Foi emocionante vencer minha mãe e conquistar o título mundial novamente”, disse Luna em maio.
“O bodyboarding estava presente na minha vida desde quando eu nasci. Eu sempre fui para a praia com a minha mãe e com meu pai, que já foi surfista profissional também, então eu estava sempre inclusa nesse meio, mas sem muito interesse. Com 11 ou 12 anos, quando eu participei da minha primeira competição, eu me apaixonei e comecei, realmente, a treinar e a me dedicar ao esporte”, continuou.
Além delas, a veterana Neymara Carvalho, de 48 anos, é pentacampeã mundial e nove vezes campeã brasileira na modalidade.
“Eu me sinto orgulhosa de poder incentivar a nova geração e os novos adeptos. E hoje, com certeza, isso é uma das minhas missões. Claro que eu ainda busco me preparar para ganhar os campeonatos. Eu me sinto apta a isso, mas a minha presença no mundo vai além de uma vitória hoje em dia”, disse.
Títulos do Estado
Profissional
Neymara Carvalho: pentacampeã (2003, 2004, 2007, 2008, 2009)
Maíra viana: 2024
Amador
Naara Carolyne: 2004
Júnior
Luna Hardman: bicampeã (2022 e 2024)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários