Presidente do Porto Vitória: “Teremos um CT moderno e estádio para 5 mil pessoas”
Vinícius Coelho, presidente do Porto, conta sobre fundação, trajetória até o título da Copa ES, objetivos e planos futuros
Escute essa reportagem
Um dos fundadores do Porto Vitória, Vinícius Coelho, de 44 anos, é o presidente do clube desde o início em 2014. Criado para ser um time formador, o Verdão da Capital expandiu seus horizontes e conquistou, recentemente, o inédito título da Copa Espírito Santo, o primeiro na categoria profissional.
Isso porque, embora tenha 10 anos de história, o Porto se profissionalizou apenas em 2021. Com a conquista, o clube será um dos representantes capixabas na próxima edição do Brasileirão Série D.
Em entrevista ao Jornal A Tribuna, Vinícius Coelho abriu o jogo e abordou sobre os primeiros passos desde a criação, objetivos iniciais e futuros, títulos conquistados pelo Porto, reforços para a próximas temporada, construção de um Centro de Treinamento e de um estádio próprio.
A Tribuna - Como surgiu o projeto Porto Vitória e qual foi o objetivo inicial?
Vinícius Coelho - O Porto Vitória surgiu com o objetivo de revelar atletas e jogadores. Começamos em 2014 com as categorias sub-14, sub-15 e sub-17. Inicialmente, éramos apenas três pessoas: eu, o Silvério e o técnico Cleiton Marcelino.
Após dois ou três anos, expandimos para incluir as categorias sub-11 e sub-13, totalizando sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Em 2021, o time se tornou profissional para participar também da categoria sub-20. Hoje, temos seis categorias, do sub-11 ao profissional.
Está tudo ocorrendo conforme o planejado ?
Sim, não podemos reclamar. A base sempre deu certo, e o profissional começou a se destacar agora. Recentemente, conquistamos o título de campeão estadual no profissional, que era o único que faltava. No sub-20, vencemos a Copa ES no ano passado e o Capixabão este ano. Esperamos refletir o sucesso da base no time profissional.
O que representa para você ser campeão em todas as categorias e liderar esse projeto?
Representa muito, pois é um sinal de que estamos no caminho certo e que contratamos as pessoas certas. Agradecemos a todos os funcionários, desde a limpeza até a administração, que ajudam a tornar isso possível.
Qual é a estrutura física atual do Porto Vitória?
Temos um hotel para acomodar entre 40 e 60 atletas, com o último andar reservado para o time profissional e o segundo andar para a base. Servimos 300 refeições diárias e contamos com uma equipe multidisciplinar para apoiar a base, incluindo psicólogo, assistente social, pedagoga e nutricionista.
Também temos vans e um ônibus próprio para transporte dos atletas, além dos CTs: um para a base e outro para o profissional.
Há planos para construir um novo CT e estádio?
Sim, adquirimos um terreno de 130 mil metros quadrados em Jacaraípe. O projeto inclui um CT moderno com hotel, cozinha industrial, restaurante e academia, que deve estar pronto em dois anos. O estádio, com capacidade para 5 mil pessoas, será construído posteriormente, estimando-se um prazo de cinco anos.
No sub-20, o Porto foi campeão capixaba e ganhou o direito de participar da Copinha e da Copa do Brasil da categoria no ano que vem. Quais são os objetivos?
A Copinha é a terceira vez que participamos. No ano passado, passamos de fase e, este ano, enfrentamos fortes adversários como São Paulo e Ferroviária. No próximo ano, com a equipe fortalecida, esperamos ter um desempenho ainda melhor.
No profissional, qual foi a importância de conquistar o título da Copa ES?
Representa muito para o Porto Vitória, pois confirma o sucesso do trabalho que começamos na base e o potencial do time profissional. Isso demonstra que o Porto está pronto para competir e crescer no cenário do futebol.
Em determinado momento, o Porto sofreu uma punição e acabou perdendo seis pontos na disputa. Como encararam aquela situação?
Enfrentamos uma punição de 6 pontos devido a um conflito de nomes no sistema da CBF, mas conseguimos provar nossa posição. Mesmo sem esses pontos, estaríamos classificados para a final e acabamos sendo campeões.
Com o troféu, o Porto garantiu vaga na Série D de 2025. Quais são as metas do ano que vem?
O objetivo inicial é focar no estadual e na Série D. A Série D será o maior desafio, e queremos estar bem preparados para subir à Série C. Estamos comprometidos em fortalecer o time e ser competitivos na próxima temporada. Pode ter certeza que montaremos um elenco forte e investiremos.
Quem é ele?
Vinícius Coelho tem 44 anos e é um dos fundadores do Porto Vitória.
É o presidente do clube desde a sua fundação, em 2014
DUurante a entrevista, o comandante do clube capixaba aborda sobre o início da trajetória, os anos até a profissionalização, títulos das categorias de base e profissional, reforços para 2025 e manutenção do plantel campeão.
Detalhes sobre a compra de um terreno na Serra para a construção de um novo CT e um estádio próprio também foram mostrados.
Elenco mantido e reforços pontuais
Campeão da Copa Espírito Santo e classificado para disputar e representar o Estado na Série D de 2025, o Porto deve manter a base vencedora para a disputa nacional e acrescentar os reforços necessários no elenco.
“Já começamos a reformular a equipe. A prioridade foi manter a espinha dorsal do time campeão e renovar com jogadores-chave”, revelou Vinícius Coelho.
Dessa forma, vão continuar no grupo do técnico Fábio Brostel para a temporada seguinte alguns nomes, entre eles: Aydhan (goleiro), Ferrugem, Douglas, Léo Coltro (zagueiros), Thainler, Taleco, Willian Simões (laterais), Athirson, Elton (meias), Lessinho, Alison, Hítalo e Patrick (atacantes).
Além disso, atletas vão chegar para reforçar o time. O meio-campistas Willyan Sotto, destaque da Desportiva em 2024, é um dos nomes confirmados. Além dele, o meia Didira e o atacante Thalysson também estão fechados.
O atacante Victor Rangel, ex-Botafogo, Desportiva e Nova Iguaçu, também desperta o interesse do clube capixaba. No Campeonato Capixaba deste ano, Rangel foi o artilheiro com seis gols em 11 jogos.
“Estamos monitorando bons jogadores e considerando contratações. Vamos observar o mercado”, concluiu Vinícius.
Além da Série D, que começa em meados de abril, o Porto também está confirmado na disputa do Capixabão em 2025, que tem início em janeiro, e pode participar da Copa ES, caso tenha interesse.
Elenco- Confirmações para 2025
Goleiros: Aydhan e Léo Rodrigues
Laterais: Thainler, Taleco, Breno e W. Simões
Zagueiros: Ferrugem, Léo Coltro e Douglas
Meias: Athirson, W. Sotto, Didira e Elton Martins
Atacantes: Lessinho, Hítalo, Patrick, Alison e Thalysson
Técnico: Fábio Brostel
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários