Meeting Paralímpico reúne 185 atletas em Vitória
Evento foi dividido entre a UFES, que recebeu as provas de atletismo e tiro com arco, e o Clube Álvares Cabral
Escute essa reportagem

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa reuniu 185 atletas em Vitória, no final de semana, em competições de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento foi dividido entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que recebeu as provas de atletismo e tiro com arco, e o Clube Álvares Cabral, sede das disputas de natação e tiro esportivo.
Entre os destaques está a capixaba Jéssica Vieira Stein, de 33 anos, que estreou na competição no tiro com arco, categoria W1 (18 metros), somando 127 pontos e ficando em quinto lugar geral. Natural de Vitória, Jéssica começou no paradesporto há dois anos, após ser diagnosticada com neuromielite óptica, uma doença autoimune que afetou seus movimentos em 2018.
“Eu tive que reaprender tudo na minha vida desde o que chamo de dia zero, que foi quando tive a doença. O tiro com arco apareceu depois de muito esforço para conquistar independência, e me mostrou que era possível praticar esporte, independentemente da minha deficiência, idade ou condição. O que importa é o esforço e a persistência”, disse.
Outro momento de emoção foi protagonizado por Adriele Helmer Souza, de 34 anos, que correu os 1.500m e os 850m na UFES enquanto acompanhava, pelo celular, a estreia dos filhos gêmeos na natação. Pedro e Henrique, de 13 anos, nadaram os 50m livre no Álvares Cabral, respectivamente. Ambos têm catarata congênita e competem na classe S13.
“Eles tiveram dificuldades nos treinos, não conseguiam completar a prova, e me emocionei muito porque eles foram até o fim, lado a lado nas raias, e simplesmente não desistiram. Hoje, o tempo não importava, eles só precisavam ir até o final”, contou Adriele, que tem baixa visão (classe T12) e compete desde 2016.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários