X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Desportiva e Rio Branco fazem clássico na abertura da Copa Espírito Santo

Competição começa neste sábado (27) já com o atual campeão do Capixabão encarando o clássico com a Desportiva, no Engenheiro Araripe


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desportiva e Rio Branco fazem clássico na abertura da Copa Espírito Santo
Willyan Sotto destacou a importância do jogo de hoje à tarde e acredita que a Desportiva pode ter boa atuação |  Foto: Divulgação/ Desportiva

O futebol não para no Espírito Santo! Apenas duas semanas depois da final do Capixabão, uma nova jornada tem início na tarde deste sábado (27): a disputa pelo título da Copa Espírito Santo.

Com nove equipes brigando pela taça, a competição será aberta com o clássico entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco, a partir das 15 horas, no estádio Engenheiro Araripe.

Enquanto o Capa-Preta entra em campo exaltado após conquistar o 38º título capixaba da sua história, a equipe Grená volta a jogar em frente a sua torcida depois de ser eliminada de forma precoce nas quartas de final do Capixabão.

Além disso, é a primeira vez que as equipes voltam a se enfrentar desde a vitória majestosa do Rio Branco por 4 a 0, pela 2ª rodada do Estadual. Apesar do resultado do último jogo, o meia Willyan Sotto, da Desportiva, afirmou que a expectativa para a partida é positiva.

“É um jogo importante, ainda mais pelo que aconteceu no Capixabão. Estamos treinando bem, treinando forte e corrigimos o que erramos no Estadual. Então a expectativa é a melhor possível”, ressaltou o atleta, que completou:

“É um jogo grande e todo mundo gosta desse tipo de confronto. Nós queríamos que eles viessem com o time completo, só que algumas peças já saíram. Mas não importa, é o Rio Branco. Então vamos entrar, dar o nosso melhor e fazer o nosso dever de casa, que é sair com a vitória”, disse Sotto.

Apesar das mudanças no time Capa-preta, como a saída do goleiro Neguete e do atacante Matheus Costa, que foram emprestados para equipes que vão disputar a Série D, o capitão Gustavo Carbonieri revelou que todos estão confiantes.

Imagem ilustrativa da imagem Desportiva e Rio Branco fazem clássico na abertura da Copa Espírito Santo
Carbonieri é capitão do Rio Branco |  Foto: Rafael Brozeghini/RBAC

“A base do nosso elenco é a mesma e vem trabalhando forte para a Copa ES. Estamos dando continuidade ao trabalho e a torcida Capa-preta pode esperar novamente uma equipe muito bem organizada e empenhada”, disse ele, que ressaltou também que a conquista do Capixabão não muda o entusiasmo dos jogadores.

“Alcançamos o principal objetivo do ano com a conquista do título capixaba, mas independente de já termos sido campeões, vamos entrar na Copa ES para buscar o título”, finalizou Carbonieri.

O clássico será realizado com torcida única. De acordo com o Rio Branco, a decisão foi tomada em comum acordo entre as equipes, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) — devido a falta de garantia de segurança para a torcida do Capa-preta.

Copinha contará com nove times

Com um novo formato, a Copa Espírito Santo 2024 terá a participação de nove times, sendo eles: o Rio Branco, a Desportiva Ferroviária, o Vitória, o Porto Vitória, o Sport/ES, o Capixaba, o Linhares, o Real Noroeste e o Vilavelhense.

Na primeira fase, todos as nove equipes se enfrentam em turno único. Na sequência, os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada.

A Chave A será composta pelo primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da 1ª fase, enquanto a Chave B terá o segundo, o terceiro, o sexto e o sétimo colocados. Com a divisão, os times da Chave A enfrentam os da Chave B em turno e returno. Avançam para a grande final os líderes de cada grupo, que se enfrentam em jogo único, no estádio Kleber Andrade.

Além do título, o grande campeão da Copinha vai ganhar o direito também de participar do Brasileirão Série D em 2025. Já a equipe vice-campeã garante a classificação para a Copa Verde.

Imagem ilustrativa da imagem Desportiva e Rio Branco fazem clássico na abertura da Copa Espírito Santo
Jogadores do Vitória em treino com o preparador físico Plácido Andrade. O clube vai folgar nesta primeira rodada |  Foto: Clara Fafá/ Vitória FC

Ausências importantes

Campeão da última Copa Espírito, o Serra abriu mão de defender o título para focar em sua participação na Série D, que também começa neste sábado (27). A equipe encara o Audax, às 16 horas, no Robertão.

Outra equipe que está fora da disputa é o Nova Venécia, que chegou a confirmar a sua participação no torneio, mas anunciou a desistência em cima da hora.

Com a saída do Leão do Norte, a tabela da 1ª fase tem uma equipe de folga a cada rodada do torneio.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: