Desportiva e Rio Branco fazem clássico na abertura da Copa Espírito Santo
Competição começa neste sábado (27) já com o atual campeão do Capixabão encarando o clássico com a Desportiva, no Engenheiro Araripe
Escute essa reportagem
O futebol não para no Espírito Santo! Apenas duas semanas depois da final do Capixabão, uma nova jornada tem início na tarde deste sábado (27): a disputa pelo título da Copa Espírito Santo.
Com nove equipes brigando pela taça, a competição será aberta com o clássico entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco, a partir das 15 horas, no estádio Engenheiro Araripe.
Enquanto o Capa-Preta entra em campo exaltado após conquistar o 38º título capixaba da sua história, a equipe Grená volta a jogar em frente a sua torcida depois de ser eliminada de forma precoce nas quartas de final do Capixabão.
Além disso, é a primeira vez que as equipes voltam a se enfrentar desde a vitória majestosa do Rio Branco por 4 a 0, pela 2ª rodada do Estadual. Apesar do resultado do último jogo, o meia Willyan Sotto, da Desportiva, afirmou que a expectativa para a partida é positiva.
“É um jogo importante, ainda mais pelo que aconteceu no Capixabão. Estamos treinando bem, treinando forte e corrigimos o que erramos no Estadual. Então a expectativa é a melhor possível”, ressaltou o atleta, que completou:
“É um jogo grande e todo mundo gosta desse tipo de confronto. Nós queríamos que eles viessem com o time completo, só que algumas peças já saíram. Mas não importa, é o Rio Branco. Então vamos entrar, dar o nosso melhor e fazer o nosso dever de casa, que é sair com a vitória”, disse Sotto.
Apesar das mudanças no time Capa-preta, como a saída do goleiro Neguete e do atacante Matheus Costa, que foram emprestados para equipes que vão disputar a Série D, o capitão Gustavo Carbonieri revelou que todos estão confiantes.
“A base do nosso elenco é a mesma e vem trabalhando forte para a Copa ES. Estamos dando continuidade ao trabalho e a torcida Capa-preta pode esperar novamente uma equipe muito bem organizada e empenhada”, disse ele, que ressaltou também que a conquista do Capixabão não muda o entusiasmo dos jogadores.
“Alcançamos o principal objetivo do ano com a conquista do título capixaba, mas independente de já termos sido campeões, vamos entrar na Copa ES para buscar o título”, finalizou Carbonieri.
O clássico será realizado com torcida única. De acordo com o Rio Branco, a decisão foi tomada em comum acordo entre as equipes, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) — devido a falta de garantia de segurança para a torcida do Capa-preta.
Copinha contará com nove times
Com um novo formato, a Copa Espírito Santo 2024 terá a participação de nove times, sendo eles: o Rio Branco, a Desportiva Ferroviária, o Vitória, o Porto Vitória, o Sport/ES, o Capixaba, o Linhares, o Real Noroeste e o Vilavelhense.
Na primeira fase, todos as nove equipes se enfrentam em turno único. Na sequência, os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada.
A Chave A será composta pelo primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da 1ª fase, enquanto a Chave B terá o segundo, o terceiro, o sexto e o sétimo colocados. Com a divisão, os times da Chave A enfrentam os da Chave B em turno e returno. Avançam para a grande final os líderes de cada grupo, que se enfrentam em jogo único, no estádio Kleber Andrade.
Além do título, o grande campeão da Copinha vai ganhar o direito também de participar do Brasileirão Série D em 2025. Já a equipe vice-campeã garante a classificação para a Copa Verde.
Ausências importantes
Campeão da última Copa Espírito, o Serra abriu mão de defender o título para focar em sua participação na Série D, que também começa neste sábado (27). A equipe encara o Audax, às 16 horas, no Robertão.
Outra equipe que está fora da disputa é o Nova Venécia, que chegou a confirmar a sua participação no torneio, mas anunciou a desistência em cima da hora.
Com a saída do Leão do Norte, a tabela da 1ª fase tem uma equipe de folga a cada rodada do torneio.
Comentários