Copa Espírito Santo conta com novo formato e nove times
Competição começa neste sábado (27) com clássico Desportiva x Rio Branco
Escute essa reportagem
Com um novo formato, a Copa Espírito Santo 2024 terá a participação de nove times, sendo eles: o Rio Branco, a Desportiva Ferroviária, o Vitória, o Porto Vitória, o Sport/ES, o Capixaba, o Linhares, o Real Noroeste e o Vilavelhense. A competição começa neste sábado (27) com o clássico Desportiva x Rio Branco, no estádio Engenheiro Araripe.
Na primeira fase, todos as nove equipes se enfrentam em turno único. Na sequência, os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada.
A Chave A será composta pelo primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da 1ª fase, enquanto a Chave B terá o segundo, o terceiro, o sexto e o sétimo colocados. Com a divisão, os times da Chave A enfrentam os da Chave B em turno e returno. Avançam para a grande final os líderes de cada grupo, que se enfrentam em jogo único, no estádio Kleber Andrade.
Além do título, o grande campeão da Copinha vai ganhar o direito também de participar do Brasileirão Série D em 2025. Já a equipe vice-campeã garante a classificação para a Copa Verde.
Ausências importantes
Campeão da última Copa Espírito, o Serra abriu mão de defender o título para focar em sua participação na Série D, que também começa hoje. A equipe encara o Audax, às 16 horas, no Robertão.
Outra equipe que está fora da disputa é o Nova Venécia, que chegou a confirmar a sua participação no torneio, mas anunciou a desistência em cima da hora.
Com a saída do Leão do Norte, a tabela da 1ª fase tem uma equipe de folga a cada rodada do torneio.
Comentários