X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Conheça o capixaba que é campeão e destaque no wrestling e judô

Gabriel Gomes, de 17 anos, é nascido e criado em Cariacica e já coleciona medalhas nas modalidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o capixaba que é campeão e destaque no wrestling e judô
Gabriel luta wrestling e judô |  Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Gomes Francisco, de 17 anos, é nascido e criado no bairro Presidente Médice, em Cariacica. Na última semana, ele chegou de Aracaju/SE, onde disputou o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) com a delegação do Espírito Santo. Juntos, trouxeram diversas medalhas para o Estado.

Em conversa com o Jornal A Tribuna, o jovem falou sobre sua trajetória nas competições de luta, incentivos, conquistas e objetivos na carreira.

Leia mais sobre Esporte Capixaba

A Tribuna - Quando e porque começou sua paixão pelo esporte, mais especificamente pelas lutas?

Gabriel - "Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes. Passei pelo futebol e pela natação, mas me encontrei nas artes marciais quando comecei a praticar judô em 2014, com 7 anos de idade. Conheci o wrestling em 2021 e nunca mais pare de lutar. Tanto o judô, quanto o wrestling já são parte de mim; não me vejo sem praticá-los."

- A modalidade de wrestling não é tão conhecida quanto outros tipos de luta aqui no Brasil. Como você começou a praticá-la e qual a grande diferença dela para as outras?

"O wrestling, ou luta olímpica, é um esporte que está ganhando seu espaço aos poucos, graças ao trabalho tanto da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) quanto da FESLA (Federação Espírito-Santense de Lutas Associadas). Eu mesmo só o conheci em 2021, quando um técnico me chamou para participar de uma seletiva para o JEBs de 2021, no Rio de Janeiro. Desde que voltei dessa competição, nunca mais parei."

- Quais as principais competições você já disputou e quais foram seus principais resultados?

"No wrestling, já fui campeão dos Jogos da Juventude por equipes em 2022, e campeão estadual em 2021, 2022 e 2023. Neste ano, fui campeão do JEBs Série Prata no estilo greco-romano e vice-campeão do Brasileiro Sub-17. No judô, sou campeão Brasileiro Regional, terceiro lugar no Brasileiro de Judô por equipes, campeão estadual, além de ter duas medalhas de bronze e uma de prata no Brasileiro Regional."

- Na última semana, você esteve em Aracaju para disputar o Brasileiro Sub-17 de Wrestling e o JEBs. Como as competições funcionaram?

"No Wrestling, a luta tem duração total de 4 minutos, divididos em 2 tempos de 2 minutos, com um descanso de 20 segundos. Nosso objetivo na luta é aplicar o "touche", que consiste em segurar o adversário com as escápulas no chão por 3 segundos, ou fazer 8 pontos de diferença, ganhando por superioridade técnica."

- Contra quantos adversários você lutou e como foi seu desempenho e do estado capixaba?

"No JEBs Sub-18, fiz um total de 4 lutas, contra Bahia, Rio de Janeiro, Amapá e Roraima, até chegar à medalha de ouro da Série Prata. Já no Campeonato Brasileiro Sub-17, na categoria acima da que luto normalmente, fiz 4 lutas, ganhando 3 em menos de 2 minutos. Na final, não lutei por conta de uma lesão, garantindo a medalha de prata para o nosso estado. No JEBs, nosso estado conquistou dois troféus de primeiro lugar, um no masculino e outro no feminino, e 19 medalhas."

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o capixaba que é campeão e destaque no wrestling e judô
Gabriel, no lugar mais alto do pódio, segurando a bandeira capixaba |  Foto: Arquivo pessoal

- Qual o seu objetivo para a carreira e futuro no esporte?

"Meu maior objetivo é chegar à seleção brasileira e, após isso, ser campeão mundial e olímpico. Meu sonho, desde que comecei, é subir no mais alto do pódio olímpico com uma foto do meu pai e da minha mãe, pois sem o apoio deles nada seria possível. Eles são minhas maiores inspirações."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: