X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Craques capixabas representam o ES ao redor do planeta

Atletas como Savinho, do Girona/ESP, e Richarlison, do Tottenham/ING, levam o nome do Espírito Santo para o mundo


Imagem ilustrativa da imagem Craques capixabas representam o ES ao redor do planeta
Savinho comemora gol marcado pelo Girona no Campeonato Espanhol. Atacante de 20 anos, é o único capixaba convocado para a Copa América deste ano |  Foto: David Borrat / EFE

Assim como no Brasil, fora do território nacional, vários jogadores capixabas também já se destacaram. Além daqueles que disputaram Copas do Mundo, outros, como o zagueiro Fabiano Eller, o meia Cícero e o atacante Sávio jogaram em times internacionais.

O jogador nascido no Espírito Santo com mais holofotes, recentemente, é o atacante Richarlison, que é natural de Nova Venécia e atualmente joga no Tottenham, da Inglaterra.

Leia mais sobre Esportes

Mas um outro atleta vem se destacando cada vez mais na Europa. Savinho, atacante de 20 anos, é o único capixaba convocado para a Copa América deste ano. Revelado pelo Atlético/MG, ele passou pelo futebol francês e holandês antes de se transferir ao Girona, da Espanha.

Pelo clube espanhol, Savinho contribuiu e muito para que a equipe terminasse esta edição do Campeonato Espanhol na terceira colocação. Nesta temporada, foram 10 gols e 9 assistências em 40 partidas.

Em 2022, quando foi negociado com o Grupo City, o Atlético o vendeu 87,5% dos direitos econômicos do atleta por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 33,5 milhões), mantendo 12,5% para futuros negócios.

À época que foi vendido, Savinho foi alocado ao Troyes, da França, e depois emprestado ao PSV, da Holanda, até chegar ao Girona. E, depois de se sobressair na Espanha, há uma grande chance dele ser negociado com o Manchester City - time de mais destaque no grupo.

O jogador já havia sido convocado pelo técnico Dorival Júnior em março, para as partidas amistosas contra Inglaterra e Espanha e está, novamente, na lista de atletas que vão representar o Brasil nos próximos jogos - dois amistosos, contra México e Estados Unidos, e na disputa da Copa América, que vai começar no fim de junho.

“Acho que ajudei muito a Seleção Brasileira durante os treinos e quando tive oportunidade de entrar no jogo contra a Inglaterra. O mais importante foi a recepção dos jogadores para me deixar à vontade e fazer o que sei, que é ser feliz em campo”, disse Savinho após sua estreia com a amarelinha, no começo do ano.

Pombo se destaca há mais tempo

Na Premier League desde a temporada 2017/18, Richarlison começou a sua carreira nas categorias de base do Real Noroeste. Depois, foi para o sub-20 do América/MG, clube que o promoveu aos profissionais em 2015.

Do Coelho, o “Pombo” - como é chamado pela sua comemoração característica -, se transferiu para o Fluminense e, desde que deixou o Tricolor das Laranjeiras, em 2017, está em protagonismo internacional, tanto pelas passagens na Seleção Brasileira, quanto no futebol europeu.

Na Europa, Richarlison está em seu terceiro clube. A sua primeira equipe foi o Watford, onde atuou por um ano, e fez 41 jogos, com cinco gols e quatro assistências.

Logo em seguida, ficou por quatro temporadas no Everton, sendo 153 partidas de 2018 a 2022, tendo marcado 53 gols e assistido os companheiros em 13 oportunidades.

Atualmente no Tottenham, o atacante terminou seu segundo ano pela equipe londrina. Em suas 66 aparições em campo pelos Spurs, ele balançou as redes 15 vezes e deu sete passes a gol.

Seleção Brasileira

Já defendendo as cores da amarelinha, Richarlison tem participações nas categorias sub-20, sub-23 e profissional, com 28 gols em 64 jogos nas mais diversas competições, como Sul-Americano Sub-20, Copa América, Olimpíadas, Eliminatórias e Copa do Mundo.

Em 2019, sagrou-se campeão da Copa América com o Brasil e, dois anos depois, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Em 2022, esteve na eliminação para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Catar.

Capixabas no Catar, Rússia e também na Grécia

Imagem ilustrativa da imagem Craques capixabas representam o ES ao redor do planeta
Lyanco joga no exterior há 7 anos e atualmente defende a camisa do Al-Gharafa do Catar |  Foto: Simon Holmes / Getty Images

Além de Savinho e Richarlison, outros capixabas estão em atividade pelo mundo, como os zagueiros Lyanco e Willyan, e o lateral-direito Sidcley.

Lyanco tem 27 anos, é natural de Vitória, e também tem nacionalidade sérvia. Pelo Brasil, embora tenha começado na base do Botafogo, apareceu no profissional do São Paulo. Em 2017, se transferiu para o exterior e não voltou mais. Jogou por Torino e Bologna, na Itália, Southampton, na Inglaterra, e está emprestado ao Al-Gharafa do Catar.

Willyan nasceu em Muniz Freire, tem 29 anos e começou no futebol na Desportiva - clube que ficou de 2007 a 2016. Hoje, joga no CSKA Moscou, da Rússia, mas já esteve, também, no Portimonense, de Portugal.

E o lateral Sidcley, de 31 anos, é oriundo de Vila Velha. Fez grande parte de sua carreira no Athletico/PR e também atuou por Corinthians, Cuiabá e Atlético/GO no Brasil. Na Europa, jogou no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, CSKA Sofia, da Bulgária, e PAOK e Lamia (seu time atual), da Grécia - onde está desde o ano passado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: