Conheça os capixabas que figuram nos grandes times do Brasil
Jogadores nascidos no ES estão nas principais divisões do Brasileirão, entre eles Jhon Jhon, do Palmeiras, e David, do Vasco
Escute essa reportagem
Os gramados capixabas já revelaram grandes jogadores para o futebol nacional e internacional. Ex-atletas, como o zagueiro José Fontana, o goleiro Carlos Germano e o lateral-esquerdo Maxwell já defenderam a Seleção Brasileira em Copas do Mundo distintas. Mais recentemente, em 2022, Richarlison, o “Pombo” também integrou esta seleta lista.
Atualmente, além do atual atacante do Tottenham, outros nomes aparecem em destaque no Brasil e no exterior.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
O jovem Jhon Jhon, de 21 anos, ponta do Palmeiras, é uma das últimas revelações do Espírito Santo. O atleta, natural de Vitória, é filho do ex-atacante Marcelo Pelé - que teve passagens por clubes capixabas, como Rio Branco, Desportiva, Vitória, Estrela, São Mateus e Linhares - e irmão do também atacante Marcelinho, que joga no Paredes, de Portugal.
Jhon Jhon já atuou 42 vezes com a camisa alviverde e ganhou três títulos: Brasileirão (2023), Recopa (2023) e Paulistão (2024). Este ano, foram nove jogos - oito pelo Campeonato Paulista e um pela Supercopa do Brasil.
O técnico palmeirense, Abel Ferreira, já fez elogios públicos ao atleta, em fevereiro deste ano:
“É um jogador que tem um potencial imenso. Jogador que dribla, que assume riscos. E para assumir riscos, vai errar passes. Mas eu digo para fazer isso. Porque quando os passes começarem a entrar, vai ser um jogador que pode chegar aos melhores do mundo”.
Há algumas semanas, o jovem vem recebendo sondagens de outros clubes brasileiros como RB Bragantino e Athletico/PR, mas Abel Ferreira quis permanecer com ele no elenco alviverde.
“Acreditamos no Jhonatan, por ser um garoto jovem, e nós não queríamos deixá-lo sair sem tentar tudo, assim como aconteceu com o Artur, que foi emprestado, depois o Bragantino pagou 7 milhões de euros, depois compramos e aí vendemos por 15 milhões de euros”, comentou o treinador português após a partida contra o Flamengo, em 21 de abril.
Além dele, outros nomes também estão se destacando no Brasil na atual temporada. Marcos Felipe (goleiro do Bahia), Luan Garcia (zagueiro do Palmeiras), Messias (zagueiro do Goiás), Juninho Capixaba (lateral do Grêmio), Hayner (lateral do Santos), Pedro Rocha (atacante do Fortaleza) e David (atacante do Vasco) são alguns deles.
Jogadores em destaque nacional
Luan Garcia
O zagueiro capixaba tem 28 anos de idade e é nascido em Vitória.
Ele foi revelado pelo Vasco em 2012 e atua pelo Palmeiras desde 2017.
Juninho Capixaba
O lateral-esquerdo do Grêmio tem 26 anos de idade e nasceu em Cachoeiro de Itapemirim. Revelado pelo Bahia, já atuou por Corinthians, RB Bragantino e Fortaleza.
Jhon Jhon
O atacante Jhon Jhon tem 21 anos, já atuou 42 vezes com a camisa do Palmeiras e conquistou três títulos: Brasileirão, Recopa e Paulistão.
Hayner
O lateral Hayner, revelado pelo Rio Branco, tem 28 anos e, antes de jogar pelo Santos, passou por Bahia, Náutico, Paysandu, Sport, Cuiabá, Atlético/GO e Coritiba no Brasil.
Pedro Rocha
O atacante tem 29 anos de idade e nasceu em Vila Velha. Além do Fortaleza, seu atual clube, já jogou por Grêmio, Athletico/PR, Flamengo, Cruzeiro e Spartak Moscou.
Messias
Nascido em São Mateus, o zagueiro de 29 anos está, atualmente, no Goiás. Surgiu na base do América/MG e também passou por Rio Ave/POR, Ceará e Santos.
Dupla revelada pelo Rio Branco
David, atacante do Vasco, e Hayner, lateral do Santos, curiosamente, surgiram nas categorias de base do Rio Branco na mesma época, em 2014. Além disso, ambos têm 28 anos de idade e nasceram na Serra. Atualmente se destacam no cenário nacional.
“Tenho um sentimento de gratidão pelo Rio Branco. Cresci, amadureci e aprendi muito na base. Cultivei alguns amigos e foi muito legal ver o time campeão capixaba esse ano”, disse David.
Hayner também agradeceu ao clube formador: “Sou capixaba com muito orgulho. No Rio Branco me ajudaram a me formar como homem também. Eu acompanho bastante o time, sigo nas redes sociais e sempre que posso vou ao Estado visitar minha família e, quando possível, assisto aos jogos”.
Depois de sair do Capa-Preta, David se transferiu para o Vitória/BA, e se destacou pelo clube baiano. Depois, jogou por Cruzeiro, Fortaleza, Internacional e São Paulo, antes de se transferir para o Vasco, em janeiro deste ano.
“Acredito que a gente construa essas boas oportunidades. Eu sempre me dediquei ao máximo por onde passei. Sei o quanto é importante cuidar de mim e estar 100% para ajudar, onde quer que eu esteja. Hoje, no Vasco, estou realizando mais um sonho em vestir essa camisa gigante”, afirmou o atacante.
E Hayner, antes de chegar ao Santos, também já atuou por outros clubes do Brasil, como Bahia, Náutico, Paysandu, Sport, Cuiabá, Atlético/GO e Coritiba, além do futebol português e ucraniano.
“Isso é fruto do meu trabalho. Trabalhei e busquei bastante desde novo, abdiquei de muita coisa e fui colhendo os frutos. Estou muito feliz no Santos. É uma equipe gigante, que me acolheu super bem e pretendo continuar por muitos anos aqui”, concluiu o lateral.
Comentários