Corinthians enfrenta Criciúma. Pode terminar com abertura de G-8 no Brasileirão
Criciúma e corinthians se enfrentam 19h30 deste sábado (30), no Herberto Hulse, pela 36ª rodada do Brasileirão.
Escute essa reportagem
Quando entrar em campo às 19h30 deste sábado (30), no Herberto Hulse, para enfrentar o Criciúma pela 36ª rodada do Brasileirão, o Corinthians já saberá a posição mínima necessária para conseguir vaga na fase preliminar da Libertadores de 2025. Poucas horas antes, Botafogo e Atlético-MG se enfrentam na final da Libertadores, em Buenos Aires. Se os botafoguenses vencerem, o G-7 vira G-8. Caso contrário, a classificação para o torneio continental termina na sétima colocação.
Graças à série de seis vitórias que vive no momento, o time alvinegro está em nono, com 47 pontos e atrás do oitavo Bahia - que tem a mesma pontuação -, porque perde por 13 a 12 no número de vitórias. Acima de ambos está o Cruzeiro, sétimo colocado, a posição mais alta que o Corinthians pode alcançar neste campeonato, já que restam nove pontos em disputa e o sexto colocado São Paulo tem 59.
Independentemente de até onde vai a zona de classificação, é essencial a vitória em Santa Catarina para que os corintianos fiquem mais perto de ir à Libertadores. Uma derrota pode dar a oportunidade de os dois rivais diretos abrirem vantagem. Assim como a equipe paulista, Bahia e Cruzeiro jogam fora de casa com equipes da parte de baixo da tabela. Os baianos enfrentam o vice-lanterna e já rebaixado Cuiabá, também às 19h30 de sábado, e os cruzeirenses encaram o Red Bull Bragantino, 18º colocado, com 37 pontos.
Os dias que antecederam este sábado de duelo com o Criciúma foram de muita sensações para os corintianos. Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, esperava-se que o Conselho Deliberativo se reunisse na última quinta-feira para votar o impeachment do presidente Augusto Melo, mas a reunião foi adiada para segunda-feira, 2 de dezembro, por alegação de falta de segurança. Torcidas organizadas corintianas são contra a destituição do presidente neste momento, com o Brasileirão em fase decisiva.
Os torcedores, aliás, têm sido protagonistas. Na quarta-feira, a Gaviões da Fiel lançou uma campanha para quitar a dívida de R$ 710 milhões com a Caixa Econômica Federal, referente à construção da Arena Corinthians. Já foram arrecadados mais de R$ 15 milhões em doações de torcedores por meio de uma plataforma virtual. O goleiro Matheus Donelli chegou a compartilhar um comprovante de doação e o astro Memphis Depay, que esteve na quadra da Gaviões nesta semana, publicou o endereço do site em suas redes sociais.
Em sintonia com a torcida, Memphis volta a campo no duelo com o Criciúma, depois de cumprir suspensão na partida com o Vasco, uma semana atrás. Também está de volta seu companheiro de ataque, Yuri Alberto, recuperado de lesão muscular na coxa. Com isso, Romero e Talles Magno voltam para o banco de reservas.
A partida em Santa Catarina vai promover o encontro do atacante holandês com outro jogador estrangeiro com ampla experiência na grandes ligas europeias, o franco-congolês Bolasié, que passou a maior parte da carreira na Inglaterra, onde defendeu Crystal Palace, Everton e Aston Villa. Memphis jogou no Manchester United, mas nunca cruzou o caminho do adversário deste sábado.
O Criciúma entra em campo em busca de encerrar em jejum de seis jogos sem vencer. Nesta sequência, empatou três vezes e perdeu outras três. Por isso, parece em 17º lugar, com 38 pontos, um a menos que os 39 do Fluminense, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA X CORINTHIANS
CRICIÚMA - Gustavo; Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Ronald e Matheusinho (Fellipe Mateus); Bolasie e Pedro Rocha (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati.
CORINTHIANS - Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (José Martínez), Carrillo, Breno Bidon e Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
ÁRBITRO - Anderson Daroco (Fifa-RS).
HORÁRIO - 19h30.
LOCAL - Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Comentários