X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasil vai ser sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, no RJ

Esta será a 41ª edição do campeonato


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil vai ser sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, no RJ
No Pan-Americano de Santiago, no Chile, a seleção brasileira conquistou 13 medalhas, sendo oito ouros, quatro pratas e um bronze |  Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O Brasil brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, garantindo o ouro em todas as disputas da ginástica rítmica. Poucos dias depois do grande feito, foi oficializado nesta quinta-feira que o País será sede, pela primeira vez, de um Campeonato Mundial da categoria. A 41ª edição, em 2025, será realizada no Rio de Janeiro.

"Agora é oficial. A Confederação Brasileira de Ginástica recebeu da Federação Internacional de Ginástica a confirmação de que o Comitê Executivo da entidade suprema do esporte no planeta decidiu dar ao Brasil o direito de sediar a 41ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica", anunciou a CBG. "A resposta chega nove dias depois de o Brasil ter formalizado o seu pleito, protocolando o pedido junto à FIG. A CBG recebeu o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria Geral da Presidência. O evento está previsto para transcorrer em agosto de 2025."

O Ministério dos Esportes também compartilhou a escolha. "Brasileiros e brasileiros, tenho uma ótima notícia para compartilhar com todos vocês. O Brasil foi escolhido para sediar o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica de 2025. E a cidade escolhida para receber esse evento é a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro", anunciou o Ministro dos Esportes, André Fufuca, que não poupou elogios à seleção nacional.

"Nosso País se transformou em uma verdadeira potência da ginástica e agora estamos prontos para provar isso Ao mundo inteiro. Nossas ginastas têm feito coisas incríveis, elevando o patamar de elite do esporte´", completou Fufuca.

Mesmo com desfalques de Duda Arakaki e Déborah Medrado, a seleção nacional fez bonito em Santiago com 13 medalhas, sendo oito ouros, quatro pratas e um bronze, com brilho de Bárbara Domingos Galvão, a Babi, e Maria Eduarda Alexandre, no individual, além de Geovanna Santos, Gabriella Castilho, Vitória Borges, Giovanna Oliveira Silva e Nicole Duarte nas equipes.

Luciene Resende, presidente da CBG, definiu a escolha como uma das maiores vitórias de sua gestão à frente da entidade, iniciada em 2009. "Ao longo deste período de 14 anos, já obtivemos grandes conquistas, como medalhas olímpicas e de Mundiais de todas as cores. O Brasil se firmou primeiro como potência reconhecida da Ginástica Artística e esse mesmo processo se repete com a Ginástica Rítmica. Mas devo dizer que receber o direito de organizar, em solo brasileiro, me dá uma emoção diferente", disse.

"É o reconhecimento de que o Brasil é forte dentro do ginásio, mas também fora dele. Porque significa que a FIG está dando um aval à nossa capacidade de organização, de logística, de receber as melhores atletas do mundo da maneira como se deve, com hospitalidade", continuou, satisfeita.

"Hoje é dia de comemoração, mas só hoje. Amanhã já arregaçamos as mangas, porque nosso trabalho para organizar um evento memorável vai ser extenso e árduo. Quero deixar aqui meu agradecimento ao Governo Federal, na figura do ministro do Esporte, André Fufuca, que apoiou desde o início a nossa candidatura a sede do Mundial. Não poderia deixar também de ser grata a Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência. Eles vestiram a camisa da Ginástica Brasileira e dividimos essa vitória com ambos."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: