X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Botafogo fica com o vice na Recopa

Com futebol abaixo das expectativas, Alvinegro perde novamente para os argentinos e amarga mais um vice-campeonato na temporada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo fica com o vice na Recopa
Jogadores do Botafogo lamentam após o Racing comemorar o primeiro gol marcado no Nilton Santos na vitória sobre o time carioca |  Foto: ALEXANDRE LOUREIRO/AGIF - Agência estado

Depois de um ano mágico em 2024, o Botafogo vai pagando caro pelo péssimo planejamento no início da temporada. Sem treinador, o time carioca foi novamente superado pelo Racing-ARG por 2 a 0, ontem à noite, no Nilton Santos, ficando com o vice-título da Recopa Sul-Americana.

Em janeiro, o Botafogo já havia perdido a Supercopa do Brasil para o rival Flamengo.

No jogo de ida, o Botafogo também realizou um péssimo jogo no El Cilindro, em Avellaneda, sendo superado por 2 a 0. Depois de desprezar o Carioca, ficando de fora até da Taça Rio, o Botafogo ainda não se encontrou no ano de 2025 e não repôs a altura as perdas de jogadores pilares nas conquistas da Libertadores e Brasileiro, como o meia Thiago Almada e os atacantes Luiz Henrique e Júnior Santos.

Quem observou mais um mau futebol foi o técnico Renato Paiva, que estava no camarote de John Textor e será anunciado como novo treinador.

Correndo atrás do prejuízo, o Botafogo começou a partida pressionado pela torcida e a bola 'queimava' nos pés do setor ofensivo. Além disso, via o Racing tomar conta nos minutos iniciais, criando chances e dando trabalho ao goleiro John, que fez grande defesa no chute de Salas e um milagre na finalização de Colombo.

Aos poucos a torcida foi perdendo a paciência, principalmente com os erros de passes. Enquanto isso, John seguiu salvando, evitando que a vantagem argentina fosse maior.

O time carioca só foi acordar na reta final, quando Barboza cabeceou forte e Arias fez a defesa. A bola ainda bateu no travessão na sequência, mas foi pouco para o time que tem que ter tirar dois gols no agregado.

Na segunda etapa, o Botafogo voltou desligado e pagou caro. Desorganizado defensivamente, viu a bola sobrar para Zaracho, na ponta direita, livre de marcação, bater forte no alto e superar John. O gol foi a pá de cal na paciência da torcida, que não poupou nas vaias aos jogadores, que seguiu errando passes e desperdiçando ataques promissores.

Desconectado com o jogo, Alex Telles foi desarmado na saída de bola, que acabou com gol de Zuculini, ampliando a vantagem do Racing, aos 23. Sob gritos de time sem vergonha, o Botafogo sucumbiu em campo, viu John evitar uma goleada e ficou com mais um vice-campeonato na temporada. O Racing comemorou um título inédito na sua história.

Clube anuncia Renato Paiva como técnico até 2026

Passados 55 dias desde a saída de Artur Jorge, o Botafogo enfim tem um novo treinador: o português Renato Paiva, ex-Bahia e que recentemente deixou o Toluca/MEX.

O acordo foi fechado verbalmente com o técnico de 54 anos na tarde de ontem, em um hotel no Leme, na zona Sul do Rio de Janeiro, onde a delegação alvinegra estava hospedada e concentrada para a final da Recopa, contra o Racing-ARG. No local, Paiva e Textor se reuniram, acertaram os últimos detalhes e selaram o final feliz da negociação com um aperto de mão.

A documentação para a concretização do acordo está entregue aos empresários e advogados de Renato Paiva e ao departamento jurídico do Botafogo. O vínculo será de duas temporadas, ou seja, até dezembro de 2026.

Demitido do Toluca em dezembro, Renato Paiva esteve presente na lista de possíveis treinadores do Botafogo desde o início do processo comandado por John Textor, ainda no começo de janeiro.

De primeira, o empresário americano optou por tentar outros nomes, como André Jardine, Roberto Mancini e Vasco Matos. Sem êxito com o trio, Textor eliminou alguns nomes do processo seletivo e avançou nas conversas com outros comandantes de sua preferência.

Renato Paiva era um deles. Hernán Crespo, ex-São Paulo e que estava no Al Ain, dos Emirados Árabes, era outro. Nesse caso, pesou a favor do português a análise feita pelo departamento de futebol de que seu estilo de jogo se encaixa mais com o do elenco do Botafogo do que o do argentino.

Fala, torcedor!

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo fica com o vice na Recopa
|  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna
Imagem ilustrativa da imagem Botafogo fica com o vice na Recopa
|  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: