X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Botafogo acerta a contratação do português Renato Paiva após 55 dias sem técnico


Ouvir

Escute essa reportagem

O Botafogo acertou a contratação do técnico Renato Paiva. O português, que mora no Rio de Janeiro, acompanhou a partida do time contra o Racing, junto de John Textor, no Estádio Nilton Santos. Ele chega para assumir o cargo, que estava vago há 55 dias, desde a saída de Artur Jorge.

Paiva tem 54 anos e já conta com uma passagem pelo Brasil. Em dezembro de 2022, ele foi contratado pelo Bahia. Pelo clube, o técnico foi campeão baiano, em 2023. Em setembro daquele ano, porém, o português pediu demissão. A passagem dele por Salvador somou 51 jogos (20 vitórias, 15 empates e 16 derrotas), com aproveitamento de 49%. Na época, ele deixou o clube na 16ª posição do Brasileirão, na 22ª rodada.

O treinador tem predileção pelo jogo de posição, priorizando trocas de passes e triangulações. Os times montados por ele jogam com amplitude em campo, seja com pontas, seja com laterais. Paiva defende que não é necessário sempre somar passes antes do ataque, mas sim aproveitar os espaços do adversário.

Sua carreira começou na base do Benfica, na qual trabalhou por 16 anos, entre 2004 e 2020. Ele só deixou o clube português para assumir como técnico do Independiente Del Valle. No Equador, Paiva foi eliminado na fase de grupos da Libertadores e nas oitavas de final da Sul-Americana. Entretanto, ele garantiu o título da liga nacional.

A saída do Equador foi para comandar o León, do México. Entretanto, a passagem foi curta, de maio a novembro de 2022, dias antes de pedir demissão e assumir o Bahia. O último trabalho de Paiva foi após deixar Salvador, novamente no México, pelo Toluca. Apesar do contrato de dois anos, o clube mexicano o demitiu após a primeira temporada.

Artur Jorge deixou o Botafogo rumo ao Al-Rayyan, do Catar, após conquistar a Libertadores e o Brasileirão em 2024. O técnico entendeu que não foi valorizado o suficiente pela SAF do clube. Desde então, John Textor buscava um nome para substituí-lo.

O primeiro nome cotado para o cargo foi André Jardine. O brasileiro tricampeão mexicano com o América chegou a conversar com Textor, mas recusou a oferta para continuar no México. Martino, Rafael Benítez e Roberto Mancini também foram consultados, mas negaram as propostas.

Há pouco menos de dez dias, o português Vasco Matos foi dado como certo. Uma reviravolta, contudo, fez com que ele renovasse com o Santa Clara, de Portugal.

Um dos motivos que travaram a vinda de Vasco foi o fato de a licença do treinador português não ser compatível com as exigências da Conmebol para comandar a equipe em partidas da Libertadores. O profissional tem a licença Uefa A e precisaria da Uefa Pro para estar à beira do gramado nas partidas do time carioca na competição continental.

Desde a saída de Artur Jorge, o time foi comandado pelo técnico do sub-20, Carlos Leiria. Na última semana, o Botafogo anunciou Claudio Caçapa como auxiliar técnico permanente.

Sem ter se classificado para as semifinais do Campeonato Carioca (o time ficou em nono, com 13 pontos), a equipe botafoguense só volta a jogar quando estrear pelo Brasileirão. O jogo da primeira rodada será contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em 29 de março.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: