Por dentro do novo Teatro Carlos Gomes
Apesar de toda a tecnologia inserida, grande parte do local foi conservada, como o mobiliário antigo e o lustre de cristal
Totalmente acessível, resgatando o glamour de outrora, com sistema de sonorização moderno e nova iluminação cênica, fachada restaurada, cortina corta-fogo para isolar o palco da plateia em caso de incêndio e uma cafeteria. Além do mais importante: pronto para receber espetáculos.
É assim que o Teatro Carlos Gomes, no centro de Vitória, reabre ao público, no próximo sábado (21). Neste dia, às 16 horas, os amantes da arte vão poder conferir ao concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo junto do cantor Silva, na Praça Costa Pereira, mas o monumento estará aberto para visitação.
“O teatro passou por um restauro e uma readequação. Conseguimos preservá-lo quase que 100% e fizemos uma adaptação ao novo uso contemporâneo, com novas tecnologias, além da acessibilidade: tem o elevador do palco e para o público”, conta Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi e responsável pelo restauro.
Apesar de toda a tecnologia inserida, grande parte do monumento foi conservada, a exemplo de todo o mobiliário antigo. Foi restaurado ainda o lustre de cristal que fica no teto do teatro, no centro da pintura do artista Homero Massena, também restaurada.
Na obra, também foi resgatada a cor mais antiga encontrada no monumento. O amarelo que revestiu o teatro por muitos anos, mas era uma pintura bem posterior à encontrada, deu lugar à cor camurça, um tom clássico dentro do contexto do estilo eclético. Provavelmente, esta era a tonalidade usada quando o teatro foi inaugurado, em 1927.
“Durante esse processo de restauro, descobrimos essas pinturas marmorizadas e esse douramentos, que trazem de volta o estilo glamouroso de uma época”.
O Teatro Carlos Gomes estava fechado desde 2017 devido a problemas estruturais. O restauro teve início em julho de 2023, sob um investimento de R$ 20 milhões.
“A partir da próxima semana até março, este palco irá receber dezenas de espetáculos. Outra novidade é que, nas terças e quartas, vamos ter visitas mediadas para o público conhecer um pouco mais da história desse patrimônio”, adianta o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
Governador do Estado, Renato Casagrande disse que o Carlos Gomes é um ícone da cultura capixaba. “Esse restauro representa a valorização da cultura e o fortalecimento do centro de Vitória”.
Alguns detalhes do teatro
Veja mais detalhes por dentro do teatro
Serviço
Evento de reabertura do Teatro Carlos Gomes
O quê: Concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo com reinterpretações de obras de músicos brasileiros e participação do cantor capixaba Silva.
A parte interior do teatro, onde estarão acontecendo as visitas abertas ao público, abrigará também uma intervenção artística de Flávia Junqueira.
- Quando: Sábado (21), às 16 horas.
- Onde: Praça Costa Pereira, centro de Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita.
Agenda
Com exclusividade, A Tribuna teve acesso a algumas das primeiras atrações que vão passar pelo Teatro Carlos Gomes. Na semana seguinte à reabertura, tem espetáculo com a Imprópria Trupe de Teatro.
Em 18 de dezembro, o público vai poder conferir um show intimista do cantor capixaba Douglas Lopes. Apresentações de dança do Coletivo Emaranhado também estão confirmadas.
A agenda de programação até março será divulgada no próximo sábado, durante a reabertura.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários