Shows, orquestra e exposições durante o feriado no ES
Várias atividades estão programadas para comemorar o Dia da Consciência Negra de Norte a Sul do Estado
O Dia da Consciência Negra é celebrado como feriado nacional amanhã. Para lembrar a data, eventos como shows, exposições e orquestras acontecerão em vários municípios do Espírito Santo.
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, vai realizar hoje uma visita mediada à exposição “Territórios Transplantados: a África que vive em nós”, que está no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes).
“O evento é gratuito e aberto para todos. Teremos transporte de ida e volta para o museu para 40 pessoas. A visita começa no parque, teremos um debate com a artista e um educador, que mostrarão a relação da exposição com obras do parque”, explicou a diretora artístico-cultural do Parque Cultural Casa do Governador, Mirella Schena.
Carla Osório, artista responsável pela exposição, produziu fotos durante 35 anos em estados brasileiros como Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e países como Angola, Cuba e EUA. O evento começa às 14h e tem previsão para terminar às 17h.
“O trabalho da artista retrata a Afrodiáspora, que foi o deslocamento do povo vindo da África pelo mundo, e como esse sujeitos conseguiram se reorganizar culturalmente em outros territórios e contribuir para a formação da cultura e identidade desses territórios”, destacou o diretor do Maes, Nicolas Soares.
Já a Orquestra Camerata Sesi vai apresentar o espetáculo “Soul Black”, com clássicos do gênero e interpretações de artistas nacionais e internacionais, sexta-feira no Teatro Sesi Jardim da Penha.
“Estaremos em 25 músicos, que interpretarão músicas de Tim Maia, Seu Jorge, Ray Charles e Aretha Franklin em violinos, violoncelos, saxofones, trompetes, piano e outros instrumentos. Vai durar pouco mais de uma hora. É um programa perfeito para curtir em família e, depois, sair para comer uma pizza e concluir a noite”, convidou o maestro da Camerata, Isaac Gonçalves.
Confira a programação
- Vitória
Corrida Zumbi dos Palmares
O quê: 7,5 km de percurso pelas principais vias da capital do Estado. O trajeto seguirá pelas avenidas Maruípe, Leitão da Silva, Marechal Mascarenhas de Moraes, Getúlio Vargas e República, com chegada no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado no Parque Moscoso.
A banda Deixa Fluir vai se apresentar após a corrida, a partir das 7h, no palco montado na avenida República, em frente ao Mucane.
Onde: Largada na rua Martins Alvarino (Casa do Cidadão).
Quando: Quinta, às 6h30.
Catálogo de Línguas Africanas
O quê: Exposição e catálogo de línguas africanas que influenciaram o vocabulário e a pronúncia da língua portuguesa falada no Brasil. Realizado em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com presença de obras de artistas capixabas. Classificação livre.
Visitas educativas para escolas podem ser agendadas nos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032, ou pelo e-mail [email protected].
Onde: Palácio Anchieta. Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro.
Quando: Até 14 de dezembro. De terça à sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Entrada: Gratuita.
Concerto “Soul Black”
O quê: Espetáculo com músicas que marcaram o soul, groove, blues e funk. A Orquestra Camerata Sesi interpretará artistas nacionais como Tim Maia, Seu Jorge e Liniker, e também internacionais como Ray Charles, Aretha Franklin e Marvin Gaye.
Onde: Teatro Sesi Jardim da Penha. Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha.
Quando: Sexta, às 19h30.
Entrada: Inteira por R$ 80, meia por R$40. Ingressos no site: www.sympla.com.br.
- Cariacica
1ª Semana Afro Cultural
O quê: Palestras, concursos, apresentações artísticas e atividades voltadas à valorização da cultura negra. O evento terá feirinha afro com produtos artesanais e exposição de trabalhos de alunos da rede pública de ensino de Cariacica.
Quando: Quarta e quinta, das 10h às 22h.
Onde: Shopping Moxuara, Avenida Mario Gurgel, 5353, São Francisco.
Feira Afro Empreende
O quê: Feira de empreendedorismo negro para destacar o trabalho de empreendedoras negras, gerar renda, ampliar a visibilidade de negócios e fortalecer a economia local.
Onde: Hall da Prefeitura de Cariacica, Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage.
Quando: Próximos dias 27 e 28, das 9h às 17h.
Entrada: Gratuita.
- Vila Velha
A África que vive em nós
O quê: Visita mediada da exposição fotográfica “Territórios Transplantados: a África que vive em nós”, que aborda a Afrodiáspora e a influência do povo negro na construção de outras culturas. O percurso tem início no Parque Cultural Casa do Governador, terá transporte para o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e retorno para o Parque.
Onde: Parque Cultural Casa do Governador, na rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha; Museu de Arte do Espírito Santo, na av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
Quando: Quarta, a partir de 14h.
Entrada: Gratuita
Inscrições: www.instagram.com/parqueculturalcasadogovernador.
Coisas de Negres
O quê: Alunos da rede municipal contarão com apresentação do bloco Coisas de Negres e palestra com o filósofo Edson Bomfim, na Umefti Macionília M. Bueno. Já na Umefti Professor Elson José de Souza, os alunos participarão da feira afrocultural “Braficanidades: a África reinventada à brasileira”.
Onde: Umefti Macionília M. Bueno, Ilha das Flores, e Umefti Professor Elson José de Souza, Jaburuna.
Quando: Quarta, a partir de 14h30.
- Serra
Preservar a Memória
O quê: Encontro aberto com o tema “Preservar a Memória para Transformar o Presente”, com apresentações de poesia e slam, roda de congo, manifestações culturais afro-brasileiras e espaços para diálogos sobre identidade.
Onde: Sítio Histórico de Queimado. Região Rural, distrito de Queimado, 16 km da Serra Centro.
Quando: Quinta, das 8h às 12h.
Entrada: Gratuita.
- Aracruz
Corpos Periféricos
O quê: Espetáculo de danças urbanas com influência da dança contemporânea para reafirmar a resistência do povo negro e periférico.
O espetáculo é apresentado pela Companhia Vitória Street Dance e tem duração de 50 minutos.
Onde: Centro de Convivência do Idoso, bairro Jequitibá.
Quando: Quinta, a partir de 19h.
- Piúma
Sarau Cada Lugar na sua Cousa
O quê: Declamação de poesia, exposição de livros de autores de Piúma, artesanato local, bandas de congo, DJ e lançamento de álbum de música e de filme de artistas autorais da cidade.
O projeto é realizado pela Editora Cousa, Casa Sinestésica e a Secretaria de Cultura de Piúma.
Onde: Praça do bairro Niterói.
Quando: Quinta, a partir de 19h.
Fonte: Prefeituras de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra, Museu Valeu, Orquestra Camerata Sesi do Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários