Coral que se apresentou para o Papa João Paulo II faz show gratuito em Venda Nova
A apresentação terá participação especial do Coral Santa Cecília, o mais antigo em atividade no Espírito Santo
O Coro Valsella, famoso por se apresentar em palcos históricos como o Salão Nervi do Vaticano, onde cantou para o papa João Paulo II, e o Teatro da Casa Branca, diante do então presidente Jimmy Carter, está em turnê pelo Espírito Santo em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Originário de Borgo Valsugana, na Província de Trento, o grupo se apresenta nesta terça-feira (18) no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante. O concerto será gratuito, com cerca de 1h30 de duração, sob regência do maestro Denis Zanei.
A apresentação terá participação especial do Coral Santa Cecília, o mais antigo em atividade no Espírito Santo, com 80 anos de história e regência do maestro Inárley Carletti.
O encontro une o canto alpino tradicional, executado por vozes masculinas, ao legado do coral capixaba, criando um momento musical de forte carga simbólica e emocional.
Para Leandro Fidelis, coordenador regional da Associazione Trentini nel Mondo (ATNM), a turnê tem caráter histórico. “Para nós, ítalo-capixabas, essa visita reafirma nossa identidade, especialmente num estado onde cerca de 65% da população tem ascendência italiana”.
Fundado em 1936, o Coro Valsella é o segundo coral mais antigo do Trentino e se destaca por sua combinação de pesquisa, tradição e inovação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários