Mergulho contra a gordofobia em filme “A Baleia”
Em “A Baleia”, Darren Aronofsky busca mostrar o que é ou quem é um homem - no caso, o patético Charlie, interpretado por Brendan Fraser
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Em “A Baleia”, Darren Aronofsky busca mostrar o que é ou quem é um homem - no caso, o patético Charlie, interpretado por Brendan Fraser.
Charlie é um professor de redação que toma o cuidado de deixar a câmera de seu computador desligada durante as aulas, para que seus alunos não tenham o desprazer de contemplar sua figura. Ele pesa uns 300 quilos e se arrasta pela casa com a ajuda de um andador.
O peso físico, diga-se, não é menor que o das dores que carrega. Charlie parece esperar pouco dos poucos dias de vida que lhe restam. Uma boa pizza todas as noites e o apoio da amiga Liz lhe bastam.
E também a lembrança de seu companheiro, que já morreu. Um rapaz que via beleza ali onde as pessoas só enxergavam um corpo que lhes despertava repugnância.
Ou seja, por trás da aparência lamentável, existe um homem. Talvez seja esse o primeiro ponto, ou, ao menos, o mais evidente do roteiro de Samuel D. Hunter, baseado em sua própria peça teatral. Nos guiamos com frequência por nossos preconceitos, que nos impedem de buscar um pouco mais fundo.
Charlie, com seu peso de baleia e sua presença incômoda, produz o desnudamento de mais algumas pessoas a seu redor, da filha Ellie, papel de Sadie Sink, à enfermeira sua amiga, feita por Hong Chau, do jovem pregador à ex-mulher.
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Todos, cada um a seu modo, participam de uma sociedade em que o disfarce, a negação daquilo que alguém pensa e é, torna-se uma espécie de regra geral.
A ideia que Charlie deseja transmitir a seus alunos é que um texto só tem algum interesse por aquilo que revela de verdadeiro sobre o autor, e não das convenções ou regras de escrita.
“A Baleia” foi indicado para o Oscar de Melhor Ator (Fraser), Atriz Coadjuvante (Chau) e Maquiagem.
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