Artesanato de todo o País é destaque em Guarapari
Em sua 24ª edição, evento se consolidou como uma tradição do verão na cidade e segue até o dia 18, com entrada gratuita
De roupas de renda à gastronomia, passando por acessórios e obras em cerâmica, a Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg) deu início à 24ª edição do evento, que se consolidou como uma tradição do verão na cidade.
Neste ano, em novo local, na orla do Canal, a feira reúne cerca de 400 artesãos de todo o Estado e de diversas regiões do País, com peças que preservam tradições culturais de diferentes povos e territórios.
“Além do artesanato, contamos com expositores do agronegócio, da economia solidária e da gastronomia. Também trouxemos mestres artesãos de outros estados, bandas de congo e representantes quilombolas”, destaca Maria das Graças Reis, coordenadora do evento e presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart).
Pela primeira vez na feira, a rendeira Alexandra Pereira de Oliveira, 54 anos, de Aquiraz (CE), apresenta a arte da renda de bilro, um trabalho tradicional de sua região. A técnica consiste em cruzar e entrelaçar fios de algodão sobre uma almofada.
Ela começou a trabalhar com a renda aos 8 anos, aprendendo com a mãe. “É um prazer estar na Feinartg. É uma feira muito bonita e é muito bom representar o Ceará”, disse. Por meio da renda, Alexandra produz peças de vestuário, cama e mesa, acessórios, porta-copos e até biquínis.
Já Edlene Costa é tapeceira há 49 anos. Natural de Lagoa do Carro (PE), município a cerca de 60 quilômetros de Recife, ela desenvolve o trabalho com tapetes desde a infância.
“Aos 11 anos, comecei a trabalhar com tapeçaria e venho passando a técnica de geração em geração. Nossa cidade é conhecida como a ‘terra do tapete’. Lá, a maioria das mulheres é empreendedora na arte da tapeçaria”.
Edlene já transmitiu a tradição para a filha e, agora, para a neta de 7 anos. Aos 60 anos, ela é mestra tapeceira e compartilha o conhecimento em escolas do seu município. “É muito importante para a cidade que essa arte não morra, e tudo começa pela educação, na escola”. Além de tapetes, a técnica também permite a produção de bancos de descanso, peças decorativas, almofadas e bolsas.
A Feinartg segue até o dia 18, com entrada gratuita, das 16h às 22h, na orla do Canal, ao lado do Supermercado Perim.
Mãos que preservam a história
Durante a Feinartg, é possível encontrar diversas histórias de artesãos capixabas que atuam para que tradições não sejam esquecidas. Participante da feira desde a primeira edição, Marcos Josias Ambrósio, de 60 anos, é mestre em entalhe e revela a preocupação com a perda de força da arte.
“Infelizmente, é muito difícil encontrar pessoas que queiram trabalhar com entalhe hoje. No Estado, só conheço mais duas pessoas”, conta.
Já o mestre Domingos do Congo, de 68 anos, desenvolve um trabalho que vai além do artesanato. Além de confeccionar casacas e tambores, ele atua na reconstrução de bandas do ritmo tradicional. “Eu trabalho com o congo há 55 anos e participo de salões de turismo do Brasil inteiro, sempre buscando esse resgate”, afirma.
Da região sul de Guarapari, as rendeiras de bilro também se mobilizam para manter a tradição viva. Durante a feira, além de comercializarem seus trabalhos, elas oferecem oficinas para o público interessado em conhecer e compreender melhor a técnica.
Fique por dentro
Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg)
Onde: Orla do Canal de Guarapari.
Quando: até 18 deste mês.
Horário: das 16h às 22h.
Entrada gratuita.
Saiba mais
Arte e gastronomia
A Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg) chega à 24ª edição consolidada como uma das principais atrações do verão na cidade.
O evento reúne cerca de 400 artesãos do Espírito Santo e de diversas regiões do País.
O público encontra uma ampla variedade de produtos, incluindo artesanato tradicional, gastronomia, acessórios e obras em cerâmica, além de expositores do agronegócio e da economia solidária, valorizando a diversidade cultural brasileira.
Realizada em novo endereço neste ano, a feira ocupa a orla do Canal, ao lado do Supermercado Perim.
O principal destaque fica por conta de peças que preservam técnicas e saberes transmitidos entre gerações, representando diferentes povos e territórios.
A programação também contempla a presença de mestres artesãos de outros estados, bandas de congo e representantes quilombolas.
A Feinartg segue até o dia 18 deste mês, tem entrada gratuita e funciona diariamente das 16h às 22h.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários