X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Fé, devoção e show com estrela católica no quarto dia da Festa da Penha 2025

Conhecida pela voz marcante e profunda espiritualidade, Adriana Arydes se apresenta hoje durante a Noite Mariana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fé, devoção e show com estrela católica no quarto dia da Festa da Penha 2025
Adriana Arydes encerra, nesta noite, o 4º dia do Oitavário da Festa da Penha, no Campinho do Convento. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma das maiores cantoras da música católica no País, Adriana Arydes encerra, nesta noite, o 4º dia do Oitavário da Festa da Penha 2025.

Considerado um dos momentos mais aguardados desta edição, o show acontece durante a Noite Mariana, marcada para as 19h30, no Campinho do Convento.

Conhecida pela voz marcante e profunda espiritualidade, Adriana Arydes já emocionou multidões em todo o Brasil — incluindo uma apresentação histórica diante do Papa Bento XVI.

“Nossa Missão”, “Abraço de Pai” e outras canções consagradas integram o repertório da artista paulista, que soma mais de duas décadas de carreira e mais de dez álbuns gravados.

Além da apresentação, o 4º dia do Oitavário está repleto de programações para os fiéis. A primeira missa ocorre às 7 horas, na Capela do Convento, seguida por celebrações às 9h e 11 horas.

O oitavário segue no Campinho do Convento, às 14h, com acolhida com os Frades Franciscanos e a oração da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, conhecida também como o “Terço Franciscano”.

A oração recorda com um Pai-Nosso e Dez Ave-Marias as sete grandes alegrias de Nossa Senhora: a Anunciação do Anjo, a Visita de Maria a Isabel, o Nascimento de Jesus, a Visita dos Magos ao Menino, o Reencontro do Menino Jesus no Templo, a Ressurreição de Jesus e a Assunção e Coroação de Maria no Céu.

Os momentos devocionais, às 15h e 19 horas, convidam todos a louvar Maria, meditar a Palavra de Deus e fazer seus pedidos e agradecimentos.

Entre os devocionais, será celebrada a missa do 4º dia do Oitavário, com o tema “Com Maria, peregrinos do cuidado”. A animação litúrgica será conduzida pela Área Pastoral Beneventes, composta por 11 paróquias dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta e Guarapari.

A edição 2025 da Festa da Penha teve início no último domingo e segue até a próxima segunda-feira (28), dia de Nossa Senhora da Penha. Nos próximos dias, serão realizadas varias atividades como a Romária do Homens, das Mulheres e show com Padre Reginaldo Manzotti

Este ano, a celebração carrega também as marcas do Jubileu da Esperança e dos 350 anos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O lema da edição é “Com Maria, Peregrinos de Esperança”.

Momentos de fé e devoção

Graça pela recuperação

Todo ano, Martha Balde Reis, de 85 anos, participa da Festa da Penha. Vinda de Anchieta, ela acredita que, a cada edição, sua fé se fortalece. “Tudo o que peço a Nossa Senhora da Penha, sou atendida”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Fé, devoção e show com estrela católica no quarto dia da Festa da Penha 2025
Devota, Martha Balde Reis, 85, fortalece a sua fé na Festa da Penha. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Este ano, porém, foi especial. Três meses atrás, seu marido, Carlos Reis, de 77 anos, passou por uma cirurgia de peito aberto para trocar a aorta.

“Viemos ao Convento antes da operação e entregamos nas mãos dela. Deu tudo certo. Amanhã (hoje), se Deus quiser, volto com ele. Ele é do terço dos homens. Foi uma graça de Nossa Senhora a recuperação dele”, afirma emocionada.

Promessa cumprida

“As pernas já não aguentam mais”, brincou Zilda de Menezes, de 69 anos, enquanto assistia à missa do 3º dia do Oitavário. Em pé, ao lado dela, estavam suas vizinhas de Porto Santana, Cariacica. Todas vieram por fé, mas Zilda tem uma história especial. Quando o neto, Theo, nasceu, precisou ser internado na UTI neonatal. “Lembro que ele estava todo roxo, tinha algo no cérebro, não recordo o nome, foi há quatro anos”.

Imagem ilustrativa da imagem Fé, devoção e show com estrela católica no quarto dia da Festa da Penha 2025
Zilda de Menezes e suas vizinhas participando da Missa. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Na época, além de orar, fez uma promessa que cumpriu dois anos depois: trazer o neto ao Convento.

Turistas encantados

A aposentada Gildete Rosane da Silva, de 58 anos, e o professor Marcio Modolo, 60, estão passeando pelo Estado. Moradores de Santa Catarina, escolheram ontem como o dia para visitar um ponto turístico: o Convento da Penha.

Imagem ilustrativa da imagem Fé, devoção e show com estrela católica no quarto dia da Festa da Penha 2025
Marcio Modolo e Gildete Rosane da Silva de Santa Catarina conhecendo um dos pontos turísticos capixabas: Convento da Penha. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Mas quando desceram da van e chegaram ao Campinho do Convento, foram surpreendidos com a Festa da Penha. Uma boa surpresa, contaram.

“Hoje (ontem) viemos conhecer o Convento. Quando chegamos aqui em cima, foi que descobrimos a missa. Acabamos ficando aqui para assistir. Achei incrível. O Convento é muito imponente também”, disse Gildete.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: