Orquestras viram aliadas na hora da aprendizagem
Projeto Música na Rede oferece o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo em escolas públicas do Estado
Escute essa reportagem
Muito aprendizado e diversão com o violoncelo. Há dois anos esse instrumento de corda conquista crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, na Serra, por meio de aulas de música semanais.
Os ensinamentos fazem parte do Música na Rede, projeto que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
A ação tem o objetivo de oferecer o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo, contribuindo para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da rede estadual.
A diretora da escola Marinete de Souza Lira, Grazielly Ameixa, afirma que as aulas de violoncelo têm um poder transformador na vida dos alunos.
“A música é uma forma de inserção desses meninos num meio cultural em que não estão muito acostumados. Eles podiam estar ociosos em casa ou no celular, mas estão aqui estudando, e isso causa um pertencimento maior na escola”.
A diretora disse também que a iniciativa ajuda os participantes em relação à organização, interesse por coisas novas e no aprendizado em geral.
Leia mais:
Aulas de música ajudam até na escolha da carreira
Filmes e séries que podem ajudar na preparação para o Enem
Até o momento, cerca de 40 alunos do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio já passaram pelo projeto, além dos 30 que hoje tocam. As aulas acontecem semanalmente e resultam em apresentações que os estudantes fazem em datas especiais.
Um dos participantes é Thiago Pontes de Souza, de 18 anos, que estuda na 3ª série. O jovem sempre gostou de música e toca teclado, violão e ukulelê. No projeto, conheceu o violoncelo, que se tornou seu instrumento preferido.
Apaixonados por música
Apresentações em datas especiais
Na Serra, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engracio da Silva oferece, por meio do Música na Rede, aulas de coral para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Neste ano, 30 estudantes estão inscritos. Eles ensaiam e fazem apresentações em datas especiais, como reunião de pais.
Ronan Salomão Gaspar, diretor da instituição, comentou sobre a importância da ação. “É positivo, tende a melhorar a parte acadêmica do estudante porque estimula outras aprendizagens e também pela parte do pertencimento à escola”, disse.
Eduardo Paixão Fonseca da Silva, 14 anos, estuda no 8º ano e é um dos participantes. “Participar do coral me ajuda muito, quero montar uma banda e estar nele é transformador”.
Alunos mais criativos e disciplinados
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, na Serra, por meio do projeto Música na Rede, oferece aulas de violão para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Atualmente, 18 alunos estão inscritos no projeto.
Paulo Andrade, diretor da instituição, disse que a iniciativa é muito importante. “O aluno que trabalha com música é mais comprometido, disciplinado e até mais comunicativo e criativo”.
Um deles é João Estevão, de 11 anos, que estuda no 6º ano. “Sempre gostei de música e foi um presente de Deus poder participar. Estou aprendendo muito”, contou o pequeno.
Leia mais:
O que a educação fez por mim: Wermeson Mario e Alexandre Dalla
Comentários