X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Disputa por curso técnico já chega a 24 candidatos por vaga

Informática para Internet, no Campus Serra, é o mais concorrido, seguido pelo de Biotecnologia, em Vila Velha


Imagem ilustrativa da imagem Disputa por curso técnico já chega a 24 candidatos por vaga
Igor Cavalcante, Sophia Martins e Pedro Siqueira estão focados nos estudos de olho em uma vaga no Ifes |  Foto: Gustavo Forattini / AT

Deseja fazer curso técnico e enfrentar uma disputa acirrada? Então, atenção ao calendário. Dia 30 deste mês termina o prazo para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ao todo são 4 mil vagas em 22 unidades no Estado.

A reportagem fez um recorte dos 10 cursos mais disputados na Grande Vitória e constatou que a concorrência chegou a 24 candidatos por vaga no curso de Informática para Internet, no Campus Serra, no último processo seletivo (2022/2023), tendência que deve se manter ou ser ainda maior.

Veja mais notícias sobre Educação aqui

Já o curso de Biotecnologia, no Campus Vila Velha, teve 18,08 candidatos por vaga. O terceiro mais disputado foi o curso de Meio Ambiente, no Campus de Vitória.

O levantamento foi feito com base nos cursos técnicos integrados, voltados para o estudante que faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.

A listagem de todos os cursos pode ser conferida no site www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2752-ps-84-2022-cursos-tecnicos-integrados, como destaca Sanandreia Torezani Perinni, diretora de Ensino Técnico do Ifes.

Ela explica que os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola e deseja cursar ao mesmo tempo o técnico no Ifes.

Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio e pretende fazer apenas o técnico no Ifes.

Na disputa, estão os estudantes Sophia Martins, 14 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Química; Pedro Siqueira, 15, que vai concorrer com candidatos do curso de Portos. Já Igor Cavalcante, 16, escolheu a área de ferrovias.

Focados nos estudos, eles estão fazendo curso no Unipró e disseram que o lazer tem ficado em segundo plano.

Assim como eles, Márcia Daniela Fontana Vieira, coordenadora pedagógica do pré-Ifes Unipró, conta que mais de mil alunos estão se preparando e estarão no páreo.

A taxa de inscrição para técnicos integrados é R$ 85. Para técnicos concomitantes e subsequentes, R$ 65. Os candidatos que desejam pedir isenção têm até a próxima segunda-feira. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.

Confira o ranking e a disputa por vagas

Cursos mais concorridos (Técnico integrado no processo seletivo 2022/2023)

1 Informática para Internet (Serra) - 24,66 por vaga

Vagas: 36 (matutino).

Onde atua: O profissional pode trabalhar em empresas de desenvolvimento de sites para internet, softwares e jogos para computadores, indústrias, consultorias e agências de publicidade e propaganda.

2 Biotecnologia (Vila Velha) - 18,08

Vagas: 40 (matutino).

O que faz: Possui conhecimentos que são requisitados no controle de qualidade dos setores farmacêuticos, químicos, alimentícios e de análise microbiológica.

3 Meio Ambiente (Vitória) - 15,17

Vagas: 36 (matutino).

Onde atua: Estações de tratamento de resíduos, em unidades de conservação ambiental e na organização de programas de educação ambiental, nas áreas de conservação e preservação de recursos naturais e de redução, reuso e reciclagem.

4 Química (Vila Velha) – 9,40

Vagas: 40 (matutino).

Onde atua: Indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas; laboratórios, hospitais, farmácias, empresas de cosméticos, tintas e seguimentos de análises químicas.

5 Mecatrônica (Serra) - 11,38

Vagas: 36 (integral).

Onde atua: Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo; aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico. Grupos de pesquisa e laboratório de controle de qualidade.

6 Edificações (Vitória) - 9,78

Vagas: 36 (matutino).

Onde atua: Empresas, escritórios de projetos da área de construção civil e canteiros de obras. Também tem competência para projetar e executar projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários e estruturais.

7 Administração (Cariacica) - 11,03

Vagas: 72 (integral).

Onde atua: Fábricas, hospitais, empresas comerciais e industriais, estatais, entre outras.

8 Portos (Cariacica) - 9,16

Vagas: 72 (integral).

Onde atua: Em portos organizados, terminais privativos, agências marítimas e empresas de comércio exterior.

9 Eletrotécnica (Vitória) – 8,72 (matutino) e 4,81 (vespertino)

Vagas: 64 (32 matutino e 32 vespertino).

Onde atua: Indústrias siderúrgica, metalúrgica e petroquímica; empresas concessionárias de energia, água e telecomunicações.

10 Mecânica (Vitória) - 8,72

Vagas: 36 (matutino).

Onde atua: Indústrias siderúrgica, metalúrgica e petroquímica de modo geral.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: