Disputa por curso técnico já chega a 24 candidatos por vaga
Informática para Internet, no Campus Serra, é o mais concorrido, seguido pelo de Biotecnologia, em Vila Velha
Escute essa reportagem
Deseja fazer curso técnico e enfrentar uma disputa acirrada? Então, atenção ao calendário. Dia 30 deste mês termina o prazo para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ao todo são 4 mil vagas em 22 unidades no Estado.
A reportagem fez um recorte dos 10 cursos mais disputados na Grande Vitória e constatou que a concorrência chegou a 24 candidatos por vaga no curso de Informática para Internet, no Campus Serra, no último processo seletivo (2022/2023), tendência que deve se manter ou ser ainda maior.
Veja mais notícias sobre Educação aqui
Já o curso de Biotecnologia, no Campus Vila Velha, teve 18,08 candidatos por vaga. O terceiro mais disputado foi o curso de Meio Ambiente, no Campus de Vitória.
O levantamento foi feito com base nos cursos técnicos integrados, voltados para o estudante que faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio e, por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.
A listagem de todos os cursos pode ser conferida no site www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2752-ps-84-2022-cursos-tecnicos-integrados, como destaca Sanandreia Torezani Perinni, diretora de Ensino Técnico do Ifes.
Ela explica que os cursos técnicos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola e deseja cursar ao mesmo tempo o técnico no Ifes.
Já os cursos técnicos subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio e pretende fazer apenas o técnico no Ifes.
Na disputa, estão os estudantes Sophia Martins, 14 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Química; Pedro Siqueira, 15, que vai concorrer com candidatos do curso de Portos. Já Igor Cavalcante, 16, escolheu a área de ferrovias.
Focados nos estudos, eles estão fazendo curso no Unipró e disseram que o lazer tem ficado em segundo plano.
Assim como eles, Márcia Daniela Fontana Vieira, coordenadora pedagógica do pré-Ifes Unipró, conta que mais de mil alunos estão se preparando e estarão no páreo.
A taxa de inscrição para técnicos integrados é R$ 85. Para técnicos concomitantes e subsequentes, R$ 65. Os candidatos que desejam pedir isenção têm até a próxima segunda-feira. O pedido deve ser feito no sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.
Confira o ranking e a disputa por vagas
Cursos mais concorridos (Técnico integrado no processo seletivo 2022/2023)
1 Informática para Internet (Serra) - 24,66 por vaga
Vagas: 36 (matutino).
Onde atua: O profissional pode trabalhar em empresas de desenvolvimento de sites para internet, softwares e jogos para computadores, indústrias, consultorias e agências de publicidade e propaganda.
2 Biotecnologia (Vila Velha) - 18,08
Vagas: 40 (matutino).
O que faz: Possui conhecimentos que são requisitados no controle de qualidade dos setores farmacêuticos, químicos, alimentícios e de análise microbiológica.
3 Meio Ambiente (Vitória) - 15,17
Vagas: 36 (matutino).
Onde atua: Estações de tratamento de resíduos, em unidades de conservação ambiental e na organização de programas de educação ambiental, nas áreas de conservação e preservação de recursos naturais e de redução, reuso e reciclagem.
4 Química (Vila Velha) – 9,40
Vagas: 40 (matutino).
Onde atua: Indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas; laboratórios, hospitais, farmácias, empresas de cosméticos, tintas e seguimentos de análises químicas.
5 Mecatrônica (Serra) - 11,38
Vagas: 36 (integral).
Onde atua: Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo; aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico. Grupos de pesquisa e laboratório de controle de qualidade.
6 Edificações (Vitória) - 9,78
Vagas: 36 (matutino).
Onde atua: Empresas, escritórios de projetos da área de construção civil e canteiros de obras. Também tem competência para projetar e executar projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários e estruturais.
7 Administração (Cariacica) - 11,03
Vagas: 72 (integral).
Onde atua: Fábricas, hospitais, empresas comerciais e industriais, estatais, entre outras.
8 Portos (Cariacica) - 9,16
Vagas: 72 (integral).
Onde atua: Em portos organizados, terminais privativos, agências marítimas e empresas de comércio exterior.
9 Eletrotécnica (Vitória) – 8,72 (matutino) e 4,81 (vespertino)
Vagas: 64 (32 matutino e 32 vespertino).
Onde atua: Indústrias siderúrgica, metalúrgica e petroquímica; empresas concessionárias de energia, água e telecomunicações.
10 Mecânica (Vitória) - 8,72
Vagas: 36 (matutino).
Onde atua: Indústrias siderúrgica, metalúrgica e petroquímica de modo geral.
Comentários